sábado, 13 de abril de 2013

Minha primeira PCI

Olá amigos!

    Estou aqui, mais uma vez, contando minhas vivências após a tireoidectomia total e a iodoterapia.Venho contar como foi a PCI e realmente espero que não riam de mim, pois passei muito mal, vejam porque.
    
     Depois da minha recuperação da iodoterapia, em que fiquei 7 dias em casa e só saí mesmo para fazer a PCI (pesquisa de corpo inteiro). Saí de casa na terça feira, bem cedinho, às 7:30h já estava lá na Bionuclear. Chegando na clínica subi direto para a sala de espera e nem demorei a ser chamada, a enfermeira pediu que eu esvaziasse a bexiga e me dirigisse para a sala onde estava o aparelho que faria o exame. Deitei na máquina, tinha um travesseiro e a enfermeira me cobriu com um edredon pois a sala estava muito fria e põe fria nisso! Minhas mãos foram presas junto ao corpo, por uma faixa para que eu não me cansasse de segurar os braços já que o exame iria demorar uma hora mais ou menos. A máquina  foi ligada e lentamente girou pelo meu corpo todo, não senti nada e fiquei sozinha na sala enquanto em outro lugar as enfermeiras me observavam, não sei se esse exame causa alguma radioatividade, mas acho que não. Após uma hora, o exame havia terminado, não consegui nem cochilar porque estava um pouco nervosa, não sabia se seria somente deitar ali e esperar ou se teria outro processo a seguir.

     Ao terminar o exame, fui liberada e solicitaram que eu retornasse no dia seguinte (que seria na quarta-feira) para repetir a parte do abdomem já que meu intestino estava muito cheio e deveria esvaziá-lo. Isso mesmo, estava cheio de "m" e eu deveria tomar laxante. Nas instruções que a clínica me entregou após a iodoterapia, haviam instruções também para a PCI, mas a única coisa importante que dizia era que eu tomasse laxante se necessário, mas não tomei, achei que estava tudo certo! Bom, chegando em casa após a PCI, meu último dia de folga, no dia seguinte deveria trabalhar, tomei dois comprimidos de laxante, mais precisamente o lacto-purga e quando chegou a noite, nem cócegas eu sentia.Comecei a me apavorar, eu tinha que refazer o exame no dia seguinte e nada de evacuar!! Foi então, que decidi tomar mais três comprimidos antes de deitar pra não correr o risco de não evacuar. Gente do céu, quase morri! Senti muitas cólicas, não conseguia ficar deitada, passei a noite no trono, nem dormi, mas era só dor mesmo, não fazia nada!! Quando chegou de manhã, eu estava deitada mas  não via a hora de levantar para aquele tormento acabar já que não havia dormido nada de tanta cólica intestinal que senti e pra ajudar estava naqueles dias. Então, pensem numa dor, eu já não sabia mais o o motivo das terríveis dores, se era da menstruação ou se era do laxante !

      Já de manhã, somente antes de sair de casa, meu intestino resolveu liberar alguma coisa e eu achei que não ia dar certo, eu achava que mais uma vez teria que repetir o exame e aquilo foi me deixando mais nervosa ainda. Para ajudar, o dia amanheceu caindo água, muita chuva, parecia que o mundo ia acabar. Resolvi então, ir de ônibus, já que sempre vou de biz trabalhar, mas como eu tinha que ir na clínica antes, resolvi tentar chegar apresentável mesmo com tanta chuva e não de capa de chuva e botas... Dentro do ônibus, eu ia em pé, estava lotadooo e eu com medo de ter uma dor de barriga daquelas e não ter como segurar, já que toda vez que eu sentia dores, tinha que correr no banheiro pra não fazer na roupa. Mas DEUS é pai, não senti nada, nem enjoo, como sempre tenho ao andar de ônibus. Um banco vagou e todo mundo querendo sentar eu nem quis olhar para ele, com medo de sentir cólica sentada. Mesmo assim uma senhora ofereceu o banco pra mim, fico me perguntando se ela viu minha cara de sofrimento e as olheiras de uma noite não dormida.

      Após o exame lá na clínica,  segunda a enfermeira, o mesmo seria feito em 10 minutos, mas pra mim parece ter sido uma eternidade, pois tinha medo de sentir dor de barriga e não poder correr dali, foi tenso! Após o exame, a enfermeira veio me dizer que agora sim,  o meu intestino estava mais visível, ou seja, sem fezes. Que vergonha!! Pedi que o laudo fosse entregue até quinta-feira pela manhã, pois tinha consulta com minha endocrino no mesmo dia à tarde e deveria levar o laudo junto com alguns exames que ela havia solicitado antes da iodo. Se eu não tivesse esses exames em mãos, de nada adiantaria consultar. Nessa mesma consulta também seria novamente acertada minha dose de synthroid, já que estava sem tomar desde o inicio do mês de março, ou seja, mais de trinta dias sem o bendito, eu havia resolvido não tomar até falar com ela... Mas o pior de tudo ainda estava por vir. Como eu trabalho de recepcionista, toda vez que preciso comer algo, ou ir ao banheiro, chamo uma telefonista pra ficar no meu lugar, a recepção não pode ficar sem ninguém. E para ajudar, tive inúmeras diarréias na minha volta, que me deixaram quase sem condições de permanecer trabalhando naquela quarta-feira chuvosa, eu não saía do banheiro. As minhas colegas não acreditavam na dose de laxante que eu havia tomado e davam risada de mim e da situação. Acho que pela manhã fui umas 15 vezes ao banheiro e todas elas de maneira desesperadora. À tarde não foi diferente, não aguentava mais, não via a hora daquele dia acabar de uma vez! Resumindo,  tive muita diarréia, acompanhada de fortes dores e tudo que eu comia entrava de um lado e saía do outro!

    Gente que coisa horrível! Nunca pensei estar postando algo assim no meu blog.Mas fica a dica pra quem for fazer a PCI, tome laxante, mas não cinco de uma vez só, como eu fiz. E pra matar a curiosidade de quem quer saber o final dessa história, fiquei dois dias tendo diarréias, que nem tinha mais o que sair, achei que iria parar na emergência, por desidratação. Perdi muito líquido,hehehe! Ah,  perdi também a consulta que eu tinha com a minha endocrino, porque o laudo não ficou pronto a tempo. Agora só consegui marcar consulta para junho, vou ver se consigo uma brecha só pra mostrar os exames à ela. O resultado da PCI leva até 4 dias para ficar pronto, ou seja, semana que vem já pego e estou ansiosa para levá-lo para a minha médica.

Bem, fiz a tireoidectomia, a dieta, o iodo e a PCI. O que será que vem agora? Espero que eu possa dar boas notícias à quem me acompanha.  Beijos e fiquem com DEUS!




  

sábado, 6 de abril de 2013

Sem medo da Iodoterapia

Olá amigos!

     Cinco dias após a iodoterapia, venho aqui contar pra vocês como foi fazer esse tratamento.Bom, eu fui internada na clínica Bionuclear no dia 02 de abril, às 14hs que fica em Florianópolis.Meu marido me acompanhou e eu estava muito ansiosa. Ao me chamarem dei um beijo nele e acompanhei a enfermeira até o quarto o qual eu ficaria até o dia seguinte.Chegando, avistei minha companheira de quarto, uma senhora de mais ou menos 50 anos e muito falante, chamada Vera, natural de Lages e se quiserem que eu conte a vida dela aqui, saberei todos os detalhes, pois ela me deixou zonza em dois dias que estivemos juntas de tanto que ela falava!!!E o pior, não deixava eu falar nada, isso que também sou de falar. Ela nem respirava pra falar, com medo de que eu falasse algo, kkkkkkk!!

      Bom, após a enfermeira nos mostrar as luvas que deveríamos usar toda vez que fôssemos tocar em algo e também explicar como seriam nossas refeições e a utilização do quarto, das placas de chumbo e do tempo que levaria pra que nós comessemos, ela foi embora.Após isso o médico, veio trazer o iodoradioativo, dentro de uma mesa ou cápsula de chumbo onde estava o iodo da Vera e o meu também.Ela tomaria 100 e eu 150mci.Ela foi a primeira a tomar. O médico  vestia um colete e uma coleira de jumbo, abriu o compartimento e com uma garrafa d'água solicitou que  sugassemos o liquido pelo canudo cuidando para não nos afogar.Após isso, foi a  minha vez, tive mais medo de me afogar do que com o gosto do iodo, que era o mesmo da água.Sem gosto nenhum!Ainda bem, não suportaria tomar um negócio desses e ainda com um gosto ruim.Lembro que, junto do físico da clínica, estava uma estudante de radiologia, observando o processo atrás da placa de chumbo.E depois disso, o médico pediu para que nos afastassemos dele, enconstando quase que num armário na parede e ele assim, mediu nossa radioatividade com uma aparelho.E logo foi embora.

    Uma hora depois, a Vera falando pelos cotovelos, veio o suco de limão para que fizéssemos gargarejo afim de evitar a inflamação das glândulas salivares.Feito isso, fomos liberadas para comer. Eu estava com muita fome, acho que nunca comi com tanta vontade, pois até então estava na dieta sem iodo e fui privada de comer muitas coisas. Depois do lanche, devíamos começar a tomar muita água, tinha um frigobar no quarto, que só tinha água ou água de coco e em cima dele mais água, devia ter umas 100 garrafas...Eu comecei, assim que possível, a tomar água.Eu não gosto muito, não tenho hábito, mas fui obrigada por conta da eliminação do iodo pela urina.Sem falar que depois de tomar o iodo eu não poderia me aproximar da minha parceira de quarto para não nos contaminar com o iodo uma da outra.

    Enquanto eu tomava água, a Vera (minha companheira de quarto) não parava de falar e eu já começava a ir ao banheiro e fui muitassss vezes e toda vez trocava as luvas, dava muitas descargas no vaso sanitário para que não houvesse uma nova contaminação.E foi assim até a noite.Não pude assistir nenhuma novela da Globo, porque aVera não fechava a boca.Mas quando chegou a minha novela preferida (Salve Jorge)eu parei de dar atenção à ela e logo se tocou que eu queria era assistir tv.O telefone não parava de tocar também, sempre pra Vera, e toda vez eu tinha que avisá-la que o telefone estava tocando pois estava sem o aparelho de audição e quase não ouvia.Sem falar que quando eu tinha oportunidade de falar ela não me ouvia direito e tinha que repetir mais de uma vez o que eu queria dizer, afff, foi um sacooo!!

     Chegou a noite e fomos dormir, eu acordei exatamente às 3 horas da manhã, com muito enjoo, tive que chamar o enfermeiro pelo telefone e pedir um remedio para aquele mal estar passar logo.Coloquei um remedio debaixo da lingua e tentei dormir novamente, mas que remedinho ruim de tão amargo, mas pelo menos o enjoo passou logo.De manhã, acordei cedo, pois na verdade nem tinha dormido e fui escovar os dentes, foi quando eu me olhei no espelho e vi meu rosto inchado e doloridos.Mais precisamente na região abaixo das orelhas.Eram as glândulas salivares respondendo ao iodo...Aquilo me assustou, mas o enfermeiro afirmou que era normal.

     Tomamos café, mais tarde almoçamos.E toda vez que alguém trazia algo deixava em uma mesa de mármore a qual uma placa de chumbo dividia o quarto, protegendo as pessoas que entravam pela porta para nos deixar algo.Ao passar do dia, seguimos tomando água e a Vera já não era mais legal, tinha se tornado uma tortura pra mim e para os meus ouvidos.Eu já estava ficando estressada!!

   O médico apareceu no quarto depois do almoço e mediu nosso nível de radioatividade dizendo que estava baixo e que poderíamos ter alta  por volta das 14:30hs da tarde.Pediu que tomássemos banho, lavando inclusive os cabelos e descartássemos a roupa e também os calçados que usamos durante a internação.Ainda bem que levei um pijama velhinho e meu chinelo (havaianas) que não estava tão velho assim, mas fazer o quê?Tive que deixá-lo...Tomamos banho e quase uma hora depois o médico apareceu, ficamos ansiosas e até que enfim a Vera calou um pouco a matraca.Era tanta a ansiedade para ir embora.Porque por mais que lá as pessoas nos tratassem bem, queríamos ir pra casa!!

     Uma nova medição foi feita após o banho e meu médico ficou impressionado com a rapidez que minha radiação havia baixado.Já o da Vera nem tanto, mas ela também seria liberada.Meu  rosto permanecia inchado e também sentia náuseas.Mas tudo isso iria passar, disse o médico.Recebemos instruções de como agir em casa, nada muito anormal.Se quiserem eu posto aqui depois...Fomos liberadas e logo a Vera foi embora, o marido dela a aguardava no saguão da clínica.Já eu, tive que chamar um táxi, pois chovia, meu marido estava longe e mesmo assim, não poderia ir com ele, pois nosso carro só tem dois lugares e ficaria muito próxima.Isso não faria bem à ele.

     O táxi demorou a chegar, quando chegou fiz uma chantagenzinha com o motorista pedindo que aumentaria a corrida com ele, se ele passasse no meu trabalho e deixasse meu atestado (que foi de 7 dias) na recepção da Nexxera, local onde trabalho.E ele o fez. Dali fui pra casa.Cheguei em casa e me deitei no sofá, ainda estava sem o hormônio da tireóide e permanecia cansada e sonolenta.Mais tarde arrumei meu cabelo, pois só tinha lavado e não escovado... Me olhei no espelho e minha cara ainda estava péssima, inchada e sem nenhuma maquiagem.

    Hoje, sábado, dia 6 de abril, continuo enjoada, bem menos do antes, mas de vez em quando fico com náuseas. Minhas glandulas melhoraram, mas ainda sinto, não estão 100%.Devia estar tomando muita água, mas não consigo...Não posso tocar em meu marido por uma semana e não posso beijá-lo por 15 dias, isso está me matando!!!Ele tem trabalhado bastante e eu fico à vontade em casa, mas sem sair.Terça-feira que vem, dia 9 estarei fazendo a PCI e até lá, segundo minha endocrino, só devo tomar o Synhroid depois desse exame.Falei com ela por e-mail...E também na próxima semana tenho consulta com ela, quero ver se consigo levar o laudo da PCI.

Bom gente, é isso!Já estou cansada, escrevi muito e não quero ser chata, mas queria mesmo era detalhar esse tratamento pra quem ainda vai fazer e tem dúvidas.Espero ter ajudado.

Beijos e DEUS os abençõe!!