sábado, 3 de novembro de 2012

Câncer de Tireóide x Tireoidectomia Total

    Faltam poucas semanas para a minha cirurgia, estou tomando Synthroid para repor o hormonio tireoideano, já que a glandula não está mais produzindo. Agora já me sinto outra pessoa, ou melhor, a Fernanda de antes e não mais aquela criatura cansada e sonolenta em que eu me definia. A cirurgia está marcada para o dia 21/11/12 e estou super ansiosa e com medo das consequências pós operação. Tenho lido muitos artigos à respeito e o medo de morrer passou!!! O medo agora é outro, mas nada apavorante que tire meu sono, como foi no dia que eu descobri ter cancer.

  Esse mês é sempre diferente pra mim, muitas coisas aconteceram e eu sei que irão acontecer, além disso foi o mês que perdi meu maninho. Eu acho que ele estará comigo, me protegendo quando eu precisar. Também tem coisas boas, como o casamento da minha amiga Michele e eu sou madrinha. Como posso faltar? Vou estar linda e feliz no grande dia dessa pessoinha tão especial pra mim! A única coisa que  me incomoda, vai ser acostumar a tomar remedio para o resto da minha vida e diariamente. Mas isso não é nada que eu não tire de letra!

   Hoje eu fiz a prova do ENEM, se fosse há alguns dias atrás eu não faria a prova, pois pensava que estava nos últimos dias de vida... Bogagem minha, tenho muitos sonhos e desafios pela frente, esse é só mais um e depois disso quero me dedicar ao vestibular e quem sabe escrever meu tão sonhado livro! A quem possa interessar, daqui uns dias darei mais notícias de como andam as coisas comigo!

                                                        Beijoss!

8 comentários:

  1. Olá querida Fernanda...Estou retornando para dizer que minha cirurgia foi um sucesso...graças a Deus minha recuperação está sendo ótima...fiz minha cirurgia em Salvador /BA com Dr Roberto Santos e posso dizer que ele eh o melhor cirurgião de cabeça e pescoço que existe! Estou tomando puran 50 mg ..minha dificuldade por enquanto é ter que dormir na mesma posição sempre..isso tem tirado meu sono mas logo irá passar. .obrigada por tudo . Beijao Andressa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa, td bom?

      Minha querida, desculpe a demora para responder, fiz uma cirurgia e fiquei dois meses de absoluto repouso...
      Que bom que a sua cirurgia foi bem sucedida, felizmente existem médicos muito bons, que fazem de tudo pelas pessoas não é?
      Não entendo pq muita gente toma puran e eu tomo syntroid,rsrsrs, vou perguntar isso ao meu médico na próxima consulta.

      Desejo saúde à vc, mande notícias, prometo não demorar para responder!

      Beijão!

      Excluir
  2. Oi Fernanda! Me chamo Fran e Sou de Florianópolis. Eu também fiz está cirurgia há 4 meses atrás. Sou muito ansiosa e isso me atrapalhou muito mais que a própria cirurgia, considerando que tinha uma adenoma e não foi necessário fazer o iodo. Entretanto, tem dias que sinto muito cansaço, um sono absurdo que chego a dormir um dia inteiro e com muito barulho. Uma amiga, que também passou por está experiência, informou-me que alguns medicamentos poderiam cortar o efeito do sintroyd. Tenho asma e uso continuamente uma bombinha com corticóides. Antibióticos também alteram seu efeito, sinto isso.
    Lendo seus relatos e se outras pessoas, observo que há muito em comum. Engordei uns 5 quilos e a briga com a balança não está fácil. Meu organismo mudou absurdamente depois desta cirurgia, mas antes já sentia os efeitos do hipotireoidismo, sem saber. Tinha dores chatas nas articulações, muito cansaço, perda de cabelo, memória e as unhas começaram a quebrar. Também tinha uma aceleração repentina dos batimentos cardíacos, acompanhados de uma falta de ar. Ainda sinto que fico muito inchada, principalmente nos membros inferiores, dependendo do dia. Sei que alguns deste sintomas me acompanharão pelo resto da vida, mas apesar das pessoas dizerem que é tudo normal, me sinto incomodada. Sinto também fraqueza. Sei que a sugestão éudar a dosagem do hormônio, mas estes sintomas dependem do dia. No mais, é aprender a conviver mesmo e agradecer por não ter sido mais sério. Obrigada por compartilhar sua experiência.

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran!Que bom que vc me encontrou, rsrsr!
    Olha, hoje mesmo eu postei sobre esse sintomas que me acompanham desde 2012 (quando descobri que estava doente) e percebo grande melhora.
    Não estou 100%, mas me alegro em pensar que já estive muito ruim e que estou melhorando a cada dia.
    Tomei muitos remédios, procurei inúmeros médicos, tenho dezenas de exames que não cabem mais no meu guarda-roupa e percebo que a frequência em consultas e a quantidade de exames vem diminuindo pois não me sinto mais como se fosse morrer.Eu não acreditava que uma simples glândula fosse tão importante a ponto do meu organismo quase entrar em colapso de tantos sintomas que sentia.
    Mas graças a DEUS tudo passou, ainda sinto algumas coisas, como soninho, mas já estou desinchando, intestino quase funcionando normalmente e muitas outras coisas...
    Obrigada por contar sua experiência, desejo tudo de bom e volte sempre aqui!Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernanda! Tudo bem? Primeiramente gostaria de parabenizar você pelo seu blog, muito esclarecedor, sobretudo pra pessoas que vão realizar a tireoidectomia. Eu fiz a retirada da tireóide em dezembro/2014, graças a Deus não precisei de iodoterapia. A cirurgia e a recuperação foram super tranquilas, a minha cicatriz está quase impercetível. Comecei tomando o puran t4 de 150 mcg, após três meses fiz exames e os mesmos demonstraram a necessidade de baixar a dosagem, nessa dose eu estava sentindo taquicardia e ansiedade. A minha dose foi reduzida para 125 mcg, que tomo há uns 5 meses. Eu melhorei da taquicardia, até a minha pressão arterial melhorou, mas continuo ansioso e o pior agora é a impaciência, estresse e ando com a memória um pouco ruim. Fiz novos exames e o meu T4 está 1,64 e o tsh 1,030, o tsh está normal (apesar da minha endocrinologista entender que devemos reduzir), já o t4 está no limite superior. Eu acredito que a minha dosagem, em virtude dos meus sintomas, ainda está alta, já que antes da cirurgia o meu t4 ficava em torno de 1,2. Bom, na verdade estou entrando em contato para saber se você faz algum tratamento alternativo, como reposição de vitaminas, Ca, Mg, etc, ou qualquer outro tratamento suplementar, e se você também toma Puran ou outra marca, ouvi dizer que existe um hormônio bioidêntico (feito a partir de tireóide de suínos), vou pesquisar um pouco mais sobre isso, só sei que quero me equilibrar, vou buscar alternativas, quero viver normalmente, sei que com fé em Deus vou conseguir me adaptar, tudo que eu achar interesse vou divulgar, a atividade física tem me ajudado muito, caminho 3 vezes por semana. Muito grato pelo espaço Fernanda.

    Abraço,

    Ivanildo.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Nossa Fernanda vc é uma guerreira. Parabéns! Desejo primeiramente pra ti muita saúde, paz e MTS anos de vida.Meu nome é Paula, fiz minha cirurgia dia 31.03.2016 e tive alta ontem dia k03.04.2016. To tendo formigamento e o médico passou dois tipos de remédios pra repor o cálcio, o Oscal e o Miocalven pra tomar de 8 em 8 HS. To preocupada se vou ficar tendo sempre esse formigamento. Ele me disse q é até normalizaro pht e o cálcio.Mas, to preocupada em relação ao cálcio. Vc teve algum problema pra se recuperar com o formigamento?
    Bjao e grata desde já pelas informações.

    ResponderExcluir