sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Minha recuperação após a Tireoidectomia Total

     Dia 21/11/2012, esse foi o dia da minha cirurgia, da minha tireoidectomia total. Cheguei ao hospital de Caridade de Florianópolis às 06:30hs da manhã e às 07:30 já estava vestindo minha roupa e indo para a ala cirurgica. Dei um beijo no meu marido e também na minha mãe e então entrei num lugar todo limpinho e só saíria dali depois da cirurgia e de estar totalmente recuperada da anestesia. Lembro que deitei numa maca, fui sendo preparada  enquanto as queridas enfermeiras me arrumavam para  a cirurgia e conversavam comigo, tentando me acalmar. Ainda lembro o nome de algumas, a Iara e a Nicole, desculpem-me as demais por não lembrar dos nomes...
Meu médico, o Dr. Jalmir um homem muito querido e profissional, além de lindo é claro, chegou por volta das 8:00hs e lembro que a Dr. Cida (anestesista) disse que eu ia começar a sentir tonturas e sonolencia, mas antes mesmo dela me explicar como seria, eu já não estava mais consciente de nada, apaguei.

Após mais ou menos duas horas eu acordei, com um suspiro muito forte, como se eu estivesse morta e tivesse voltado à vida. Foi assustador, respirei forte e não sentia ar entrando em meus pulmões, fiquei apavorada. Ouvi uma voz dizendo que era pra eu respirar devagar e ficar calma, tentei abrir os olhos, olhei pra cima e mau conseguia entender onde estava, mas vi que não estava mais na sala de cirurgia e que não conseguia me mecher.  Havia um relógio bem em frente, no alto, eu tentava entender que horas poderia ser, mas eu ainda não conseguia abrir os olhos, estava tudo embassado e não tinha condições nem de pensar. Lembro que fiquei por ali por umas duas horas, até estar um pouco lúcida e respirar sem ajuda de aparelho.

Foi então que me levaram para o quarto, era quase 11:30hs, lembro do enfermeiro falando comigo, entrei num elevador, mas ele perguntava e falava comigo e eu não conseguia responder ao que ele dizia. Estava muito tonta e sonolenta pra ter qualquer tipo de diálogo.

Cheguei no quarto, não conseguia me mover, a dor no pescoço e o medo de me mecher, vi que minha mãe e meu marido Vilso já me esperavam. Me colocaram na cama do quarto e por ali fiquei ainda um pouco fora de mim, mas feliz por não ter visto nada do que tinha acontecido.Tentei falar e consegui, esse foi meu grande alívio, tinha medo de perder ou ficar sem voz. Tive que dormir sentada, não podia baixar a cabeça por causa do dreno que eu estava.

Passei a noite no hospital, senti muita vontade de fazer xixi, toda hora precisava de ajuda pra ir ao banheiro, isso devido à muito soro que eu levei. Logo que me senti melhor já pedi um espelho pra ver o que haviam feito comigo, mas não pude ver nada, só mesmo um monte de curativos e dreno no meu pescoço. Estava bem tonta, mas preocupada com minha estética...

Vários enfermeiros toda hora vinham no meu quarto me examinar, verificar minha pressão e me medicar. Minha recuperação está sendo boa, não tive dores, somente caimbras quando dei alta do hospital ao entrar no carro, quase chegando em casa... 
Estou tomando muitos remédios e tenho me sentido tonta, formigamentos e me sinto bem cansada, mas acho que isso vai passar logo.

Minha preocupação agora é voltar à minha endocrino, minha doença só poderá ser realmente excluída da minha vida depois de mais exames, para se ter certeza de que não houve metástase.Vou ter que me cuidar e fazer exames periodicamente. Estou feliz por ter dado tudo certo até agora, minha mãe cuidou de mim e isso não tem preço, papai do céu e meu anjo Álvaro estiveram comigo. Meu pai, mesmo de longe, sei que orou muito por mim. Minha família de Alegrete foi muito atenciosa mesmo de longe.

Confesso que algumas pessoas de quem eu esperava mais atenção nem sequer me ligaram ou tentaram saber de mim, mas é nessas horas que a gente sabe com quem contar. Mas o que importa é que, quem realmente me ama, esteve ao meu lado, e irão permanecer.
          Daqui alguns dias irei tirar os pontos, estarei dando notícias a quem possa interessar.

Obrigada DEUS por tudo, pela minha saúde, minha boa recuperação e pela família maravilhosa que eu tenho!!
                              Beijoss!!


384 comentários:

  1. Bom Dia Fernanda,

    Fico feliz em saber que sua cirurgia deu certo e que está tudo bem...
    Queria saber como foi sua recuperação, retirada dos pontos e resultado dos exames.
    Fiz tireoidectomia total na ultima quarta-feira, e ainda sinto muita dor ao engolir, o furinho do dreno ainda não fechou e estou com muito medo do resultado! Tenho uma filinha de 6 meses e ainda não posso pegá-la no colo... Moro em SP e tenho 24 anos

    Aguardo retorno...

    Abs,
    Thamires

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thamires!

      Quando damos de frente com um câncer de tireóide ou mesmo a necessidade de fazer tireoidectomia por precaução, sentimos muito medo, isso meche com nosso emocional e ficamos apavoradas com o que está por vir...
      Bem, após minha cirurgia, fiquei em casa por 15 dias e 10 dias depois fui tirar os pontos, que foram internos e o doutor só puxou um fiozinho da minha cirurgia e mais nada.É normal sentir dor ao engolir, a gente fica com medo de mover a cabeça, o furinho demora mesmo pra fechar e o medo permanece até que nosso médico diga que estamos livres da doença.
      Minha biópsia confirmou ser cancer maligno e já estava passando para os linfonodos (que estão ligados à tireóide) e isso me assustou muito.

      Chorei muito, achava que ia morrer e hoje depois de 5 meses ainda sinto meu pescoço estranho por causa da cirurgia, minha cicatriz quase não aparece e tomei muito cuidado para não pegar sol.

      Fiquei muito frágil, procureu uma endocrino e hoje me trato com ela, ainda não está ajustado meu synthroid, mas isso leva tempo.Estou tomando remedio pra depressão, pois com essa situação quase pirei!

      Daqui dois dias farei a iodoterapia e estou com muito medo do que está por vir.Não temos outra alternativa a não ser encarar tudo com fé, pois chorar ou ter medo só irá piorar!

      Desejo melhoras pra você!Eu fiquei alguns meses sentindo a cirurgia toda vez que engolia e agora quando está pra chover eu sinto um pouco.No inicio quando eu ficava brava me doía também, parecia que tinha alguém me estrangulando.

      Acho que vc pode pegar sua filha, só não faça força, pegue ela sentada e se ela se agitar muito entregue ela de volta para alguém que possa pegá-la sem problemas.Isso tudo vai passar, eu achei que teria que ir ao fono para falar, pq me cansava muito, mas melhorei.E vc vai ficar 100%, pode crer!

      Quanto aos resultados dos exames, não se preocupe, o pior já passou!

      Bom, se tiver mais alguma dúvida, pode perguntar!Beijos e obrigada pelo carinho!

      Excluir
    2. Oi, tenho 32 anos e essa semana descobri o carcinoma papilar, estou ainda em panico com a noticia, já chorei bastante e fui em dois endocrinos para confirmar o diagnostico - apesar de estar escrito com todas as letras no laudo do exame.
      A consulta com o cirurgião ta marcada pro próximo dia 2, já tenho linfonodos e já sei que farei a iodoterapia, e lendo seu relato me veio uma coisa, voce esta fazendo a iodoterapia 5 meses após a cirurgia? O segundo endocrino que fui hoje, disse que farei esse tratamento 30 dias após a cirurgia.
      Somos mulheres e certos pensamento são incontrolaveis, não tenho filhos, perguntei se o tratamento com iodo afeta a fertilidade, o medico garantiu que não. Mas disse que poderei engordar após a cirurgia, isso aconteceu com voce?
      Nossa, são tantas duvidas, tanto medos, tantas coisas pra organizar antes da cirurgia...

      grata pela atenção
      Genevieve

      Excluir
    3. Oi Genevieve, que nome legal!

      Então, eu tive carcinoma como vc sabe, fiz a cirurgia e depois a iodo, que só foi 5 meses depois pq a única clínica que fazia aqui em Florianópolis só tinha vaga para abril... Quando eu peguei a a bióspia da minha punção eu já sabia antes mesmo de levar ao meu médico que estava com algo ruim, ou seja, o câncer e era maligno.
      Imagino que vc esteja bem nervosa, mas é normal, temos medo do desconhecido, é assim mesmo!Eu não tenho filhos ainda e tb tive medo de ficar infértil ou algo do tipo, mas isso nem perguntei ao meu médico, pq pra DEUS nada é impossível e não vai ser um médico que vai me dizer se terei filhos ou não devido à iodo.Eu engordei bastante, mas acho que mais é pq não me cuido, como muito doce e meu marido me mima tanto que engordo por causa dele.Mas em setembro pretendo entrar na academia e emagrecer um pouquinho para o verão, pois no verão passado não cheguei nem perto da areia por causa da cirurgia, não podia pegar sol na cicatriz e no próximo verão quero me esbaldar na praia,hehehe!!
      Fica tranquila que vai dar tudo certo, boa sorte na sua cirurgia, manda notícias pra gente, isso é muito importante!Beijos lindona e vai com fé, que DEUS estará ao seu lado e nós torcendo por vc aqui!

      Excluir
  2. Olá Fernanda achei seu blog pesquisando sobre a cirurgia de tireoide tenho 21 anos,fiz exames tenho historico familiar, e apesar de por enquanto estar normal devido a mutação que deu nos exames, ja me sugeriu a retirada total da tireoide meu médico quer que eu faça por prevenção do cancer, já que é quase 100% de chance de desenvolver o cancer no futuro, estou com muito medo, ja me disse da reposição hormonal que será pelo resto da vida, gostaria de sua opinião e me contasse como esta lidando com essa questão tbm da reposição hormonal...estou com mto medo mas ja ciente fazendo ou nao vou ter que fazer acompanhamento pelo resto da vida!

    ResponderExcluir
  3. Oiiii!!!

    Olha, eu acho que você deve sim, fazer a tireoidectomia, afim de evitar um futuro câncer, pq a cirurgia é tranquila, em cinco dias já me sentia ótima! Quanto ao hormônio, muitas pessoas já tomam, sem ter feito a cirurgia, pq tem hipotireoidismo...E é só um comprimido que terá que tomar todos os dias antes do café e se esquecer não tem problema.
    Se resolver fazer a cirurgia procure um médico cirurgião de cabeça e pescoço e veja se consegue referências, isso é importante!Foi assim comigo.Mande notícias e obrigada pelo recadinho é sempre bom ajudar!Beijoss!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela dica, e por me responder, ainda estou insegura, mas vou me preparando até a proxima consula, mando noticias conforme as coisas forem acontecendo! esqueci de colocar no comentário acima, meu nome é Rúbia moro no interior de SP, favoritei seu blog aqui! mto obrigada novamente! bjooo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda! Poxa, pra mim foi uma felicidade encontrar seu blog e poder acompanhar seus relatos sobre a tireoidectomia. Me chamo Erika, tenho 29 anos e minha cirurgia está marcada para a próxima terça, dia 16 de abril. Confesso que estou muito ansiosa e apreensiva! Quanto tempo vocé ficou afastada do trabalho? Estou cm receio de ficar meio pra baixo, por causa da falta de hormônios, e não conseguir voltar bem pras minhas
    atividades. Um bjo grande. Assim q puder eu volto p contar da minha cirurgia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika!

      Que bom, receber sua msg!Então vc tem cirugia marcada para a próxima terça?Vai com fé, que é uma coisa tão simples e por não conhecermos como será a recuperação, nos sentimos inseguras...
      Olha, eu fiquei afastada por 15 dias do meu trabalho e tinha muito medo de ser demitida quando voltasse, pq descobri o câncer enquanto estava na experiência ainda.Mas voltei e segui trabalhando normalmente.Quanto ao hormônio, eu já estava a 40 dias sem tomar.Comecei a tomar hj, pq não consegui consulta com minha médica, pois fiz iodo no inicio do mês e eu tive que parar de tomar.Mas sinto que estou no limite e por isso comecei a tomar hj pra não ficar mais sonolenta e fraca...Espero que ocorra tudo bem na cirurgia, o importante é acreditar que seu médico é o melhor e que fará de tudo pra vc ficar bem.Beijão e volta aqui pra me contar como foi. Fica com DEUS!

      Excluir
    2. Oi Fernanda! Prometi e voltei! A cirurgia foi ótima e minha recuperação está sendo muito boa. O maior desconforto q senti foi mesmo a dor na nuca e nas costas, acho q por conta da posição q fiquei durante a cirurgia. Nada q um relaxante muscular não resolvesse... rs. Tb senti formigamento nas mãos e pés mas estou tomando cálcio e melhorou. Ontem tirei os pontoz e a cicatriz ficou bem discreta. Agora é usar micropore e não tomar sol pelos próximos 6 meses. A única notícia ruim é que vou precisar fazer a iodoterapia pq a biópsia confirmou câncer. Terei q fazer a dieta sem iodo e não tomarei os hormônios por enquanto. Bom é isso! Um grande beijo e que Deus te abençoe! Erika

      Excluir
    3. Oi Erika!
      Eu tinha certeza que a sua cirurgia ia ser tranquila e foi mesmo!Bom, agora é se preparar para a iodo, com a dieta sem sal iodado.Pra mim foi dificil pois eu tive que deixar de comer um monte de besteiras às quais eu era acostumada.A iodo será tranquila tb, pode ter certeza.E quanto ao hormônio eu senti mesmo foi na última semana, estava com muito cansada e sentia muita moleza e ainda e mesmo agora voltando a tomar, ainda me sinto super mal, acho que a dose ainda não está correta.Mas é isso, cuida da tua cicatriz que daqui a pouco vai estar bem discreta, eu usei micropore por dois meses, o médico só disse que era pra não pegar sol nos próximos 6 meses mesmo... Manda notícias.Beijão!

      Excluir
  6. Oi Fernanda!
    Em 26 de abril de 2012 fui submetida a tireoidectomia total, moro em Santa Catarina mas preferi fazer a cirurgia em Porto Alegre.Hoje quem olha para o meu pescoço não vê marcas de cirurgia. A cirurgia foi muito bem sucedida, não precisou dreno e depois de 10 dias tirei os pontos , coloquei lenço no pescoço e fui até onde trabalho dirigindo e hoje parece que não aconteceu nada comigo, Fiz o iodo em Floripa, faço exames de sangue de 3 em 3 meses.
    Na próxima consulta acredito que o endocrino vai marcar uma nova PCI. Para a PCI eu tomei as injeções de tyrogen. Hoje tomo todos os dias Syntroid 137; Estou muito bem, vocês vão se sentir assim também , esquecer o que passaram e viver a vida felizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!

      Que bom ter você no meu blog!Pena que não me disse o seu nome. Estou sempre por aqui contando minhas proezas.Sinto um pouco de sono e cansaço, palpitações, mas estou esperando a consulta com minha endocrino para acertar a dose.E vamos que vamos!


      Beijão e td de bom!

      Excluir
  7. Oi Fernanada boa tarde!!!
    Me chamo Rafaela tenho 26 anos e fiz uma tiroidectomia total a um mês li o seu relato e tive quase as mesmas reações que vc só nao tive o mal estar e a falta de ar depois da cirurgia, as dormencias e furmigamentos eu cinto até a data de hoje, cinto tambem muito encomodo para engolir mais nao é dor é como se eu estivesse com um pigarro constante e tambem a pele do meu pescoço ainda repulxa muito, gostaria de saber de vc quanto tempo isso vai durar para passar, eu tambem estou tomando muitos remedios para calcio e já estou tomando o hormonio, agora depois de um mês estou sentindo muito sono e um cansaço principalmente nas pernas, acho que pode ser o descontrole por causa dos hormonios.um grande bj e até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela!

      É normal sentir todos esses incomodos no pescoço que vc relata.No meu caso eu fiquei uns tres meses sentindo o pesçoco repuxar, era ruim pra engolir... Ainda sinto cansaço e muitooo sono, mas acredito que vai ser assim até acertar o meu hormônio e pelo que ouvi, isso demora pra acontecer.Engordei bastante com tudo isso, a gente fica ansiosa, não tem como não mecher com o emocional.Mas espero que tudo isso passe e que fiquemos todas bem!Beijão e mande notícias!

      Excluir
  8. Olá... Estou prestes a fazer a cirurgia, ultimamente tenho pesquisado muiitoo sobre o assunto, visitando vários blogs hehe. E aqui no seu encontrei relatos de meninas abaixo dos 30 que fizeram... o que me deixou mais tranquila rs... Já tomo syntroid 150 a uns 7 anos, nunca dei mta importância para tireóide, sempre tratei mas sem tanta ênfase.. Hj com 25 anos vejo o quanto é importante, o quanto ela mexe com nós. sempre tive uns nódulos na tireóide, mas nunca pediram pra fazer a punsão, e neste ano resolveram pedir e pra minha surpresa deu inconclusivo... justo pra mim que sou a indesição em pessoa! Pois é, isso pode ser q seja benigno ou maligno e a solução é a cirurgia.... Que me apavora! Essa será a minha primeira cirurgia, nunca operei nada! Tenho muita fé e acredito que tudo tem um propósito e que Deus está sempre na frente cuidando e fará o melhor. Mesmo assim o medo nos consome rs.... As incertezas, a insegurança...o depois.... Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Raquel!

    Que bom que achou meu blog, pq quando eu descobri que estava com câncer na tireóide não encontrei muitos blogs à respeito que fossem completinhos, com tudo que eu queria saber, por isso resolvi criar o meu e tento detalhar tudo que tenho passado e tudo que ouço dos médicos, pq sei que existem pessoas que como nós, estão passando por isso e também tem muitas dúvidas...
    Vc não me disse quando será a sua cirurgia, mas com certeza vai dar tudo certo, é tranquilo e o importante é que vc confie no seu médico.E vc viu que as incidências de problemas na tireóide não tem idade para acontecerem?Eu também nunca tinha entrado em um hospital para fazer cirurgia, foi a primeira vez, eu estava apavorada!
    Com certeza as coisas não acontecem por acaso, assim como vc achou meu bloge e isso me dá ânimo para continuar pois sei que de uma forma, mesmo que pequena, eu consigo dar força para as pessoas e também consigo forças e fé para continuar essa luta, que não acaba com a cirurgia, ela só começa, pois até estarmos curadas ainda há muitos exames de acompanhamento para fazer, por pelo menos uns 5 anos... Volta aqui pra me falar como foi a biópsia, será sempre bem vinda!!Beijos e fica com DEUS!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tbém fiz a mesma cirurgia há uma semana e senti tudo isso, gostaria de saber quanto tempo vc ficou afastada do trabalho, estou preocupada com esse detalhe, pois se precisar fazer o iodo não sei quanto tempo ficarei afastada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii,

      Eu fiz a cirurgia e fiquei 15 dias em casa e depois fiz a iodo e fiquei 7 dias em casa.Mas minha iodo demorou 5 meses pra fazer, pois na clínica não tinha mais lugar na agenda.

      beijos!

      Excluir
  11. alo FE
    Vou fazer a tireodect. total nos proximos dias. A minha maior preocupaçãp é a iodoterapia. Quanto tempo v. ficou no Hospital e depois v. precisou ficat afastada das pessoas mais proximas, literalmente para nnao contamina'las com a radioatividade/


    Beijos, seu blog me deixou mais otimista,
    Mica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mica!


      A iodoterapia é tranquila, o pior pra mim foi ter que fazer dieta, sem poder comer chocolates, pizza, doces... Eu fiz a iodo e fiquei 7 dias em casa depois disso voltei ao trabalho.Eu fiquei de um dia para o outro na clínica e tive que ficar 15 dias sem poder abraçar ou beijar meu marido.Mas isso vai depender do que o teu médico falar, mas em geral é esse tempo.
      Toda vez que alguém diz que gostou do meu blog e que de alguma forma ajudou, eu fico muito feliz!

      Beijos e volta aqui pra me contar da tua cirugia.

      Excluir
  12. Olá..eu de novo rs fiz a cirurgia dia 29/04, amanhã faz 1 semana. Tbm fiz um blog, pra relatar mais um caso
    A cirurgia foi td bem... Alguns por menores, como dores nas costas pelas hrs deitada naquela maca, a volta da anestesia geral que é bemm chatinha, fiquei um tanto qto nervosa na hr e minhas veias resolveram sumir, portanto braços roxos rsrs...mas agora em casa melhora td! o pior de tds que ainda não passou é a voz, estou sem voz! Apenas sussurrando... Tive queda de cálcio tbm, mas já foi resolvida tomando cálcio.
    O que eu quero mesmo é que a voz volte logo, já chega de férias pra ela né rsrs
    A minha cicatriz não teve pontos, isso é bem bacana.. Meu médico colocou uma colinha chamada Dermabond, ainda esta na cicatriz, essa semana deve sair.. Mas o legal é que não tem restrições , pude tomar banho no dia seguinte, fica td sequinho, não tem curativo, cicatriza mais rápido.. Ainda não sei como vai ficar, mas o médico me disse que ficará bem fininha...Ponto positivo
    É isso... Essa.semana colocarei fotos e mais relatos q tenho anotado aqui no meu blog... Depois vai lá ver como ficou a cicatriz com Dermabond... Beeeeeijao e sucesso pra vc ai.... seu blog foi importante pra mim nos relatos... =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel!

      Fiquei feliz em saber que deu td certo na sua cirurgia, é o que sempre esperamos, e graças a DEUS a tireoidectomia está se tornando uma cirurgia tão rotineira, que os médicos estão tirando de letra!
      E fico feliz que esteja td bem com vc, no meu caso, não fiquei sem voz e me recuperei em 5 dias. Vou dar uma passada no teu blog pra ver como é.Bom tê-la por aqui!Beijos!

      Excluir
  13. Olá, bom dia Fernanda!

    Meu nome é Cristina estava pesquisando sobre a tireoidectomia encontrei seu blog e resolvi falar um pouco sobre mim. Fiz no final do ano passado adenomastectomia ( retirei as mamas) com reconstrução com proteses de silicone, hoje estou bem. Não era câncer graças a Deus, mas foi necessário o procedimento por conta do tipo de lesão, volto mês que vem no mastologista para controle. Em meio a descoberta dos nódulos da mama descobri também nódulos na tireoide, mas fiz a punção e eram benignos, então o médico pediu para refazer a USG depois de seis meses para controle, refiz o exame esse mês e decobri que os nódulos aumentaram em tamanho e em quantidade, eram três e hoje são seis. Meu médico ( cirurgião de cabeça e pescoço) disse que isso não é comum num espaço de tempo tão pequeno e então me sugeriu a cirurgia. Só vou fazer a cirurgia em agosto pois mudei de convênio e ele está com carência para cirurgia. Tudo isso me causa muita ansiedade, não vejo a hora de passar com o mastologista mês que vem e fazer essa cirurgia logo. Bom...é isso, depois volto para contar as novidades. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina!

      Nossa que história a sua!Mas, que bom que vc se cuida e descobriu os nódulos antes de se tornarem algo irreversível.No meu caso já era câncer confirmado.Não tive escolha a não ser fazer a cirurgia.
      Não fica ansiosa não, porque a cirurgia é tão simples quanto extrair um dente, vc se recupera logo e vai ver que eu tinha razão ao te falar isso.O importante é fazer logo e se tiver alguma dúvida que o teu médico não esclareça em um primeiro momento, pode me perguntar, se eu souber, te respondo!Beijos e se cuida!Manda notícias!

      Excluir
    2. Bom dia, Fernanda!

      É a Cristina, tudo bem? Voltei para contar como foi com o mastologista, passei com ele fiz os exames que me pediu e está tudo bem graças a Deus, volto para nova avaliação só daqui a seis meses. Em relação a tireoidectomia já estou fazendo os exames pré operatórios e acredito que no começo de agosto realizo a cirurgia. Depois volto para contar como foi.

      Fica com Deus, bjs!!!!

      Excluir
  14. ola pessoal, sou Marcelo, a pouco tempo talvez 4 meses, fiz exames de rotina com um cardiologista, segundo ele estava tudo bem comigo, embora não tivesse muita confiança nele, levei o resultado ao meu gastro, foi daí que minha vida mudou, ele identificou uma alteração no hormônio da tireoide, me recomendou ir ao endocrinologista, fiz bateria de exames ate saber q era para fazer a tireoidectomia,(estava na classe IV), então foi confirmado com um cirurgião de cabeça e pescoço( alias dois dos melhores norte-nordeste), então vamos lá... em uma semana consegui, marcar e operar... operei na sexta, 10/05, a tarde, embora a principio era para tirar um pedaço fazer congelação e saber se era maligno ou benigno, graças a Deus na congelação deu BENIGNO, mas falta a biopse, para da a certeza..., pronto, foi feita somente de um lado,... a recuperação esta sendo ótima, já estou em casa fui liberado para comer e fazer tudo, mas estou bem quieto, somente o incomodo do pescoço... na sexta agora 17/05, irei receber o resultado da biopse, vai da tudo certo....

    ResponderExcluir
  15. Oi Marcelo!

    É difícil encontrar homens com problema de tireóide, pelo menos eu conheço poucos homens que foram tireoidectomizados!
    Eu acho que a sua biópsia vai dar boa, a minha não deu pq na própria punção feita antes da cirurgia, já tinha se confirmado o carcinoma...Eu perdi a tireóide toda, mas não está me fazendo falta,hehehe!
    Estamos aí na luta, cada um com sua história pra contar, bom saber da sua e que encontrou meu blog pra podermos contar nossas angústias uns aos outros.Estamos aqui pra nos ajudarmos e meu blog é só a ponte que nos permite fazermos isso!Obrigada peloa visita!Volte sempre.Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Olá Fernanda.
    Meu nome também é Fernanda, tudo bem?

    Parabéns pelo blog. Foi muito bom encontrar esse espaço para compartilhar experiências. Na última quinta feira, dia 9, fiz tireoidectomia total, mas como o diagnóstico de câncer não estava fechado, continuo usando o hormônio até a biopsia ficar pronta.

    Gostaria de saber sobre a sua recuperação, com quantos dias você conseguiu deitar para dormir (estou dormindo sentada pois tenho medo). Estou sentindo dor, que não sei se é no pescoço, se é da entubação, você também sentiu isso? Com quantos dias melhorou? E a sua rotina, com quantos dias voltou ao normal?

    Desculpe pelas perguntas mas estou um pouco perdida e ainda é tudo muito recente para mim.

    Muito obrigada. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meninas, fiz minha cirurgia na segunda(13.05) e estou me sentindo ótima!Não sinto dor, senti um pouco de dor na coluna pela posição que estava dormindo. Amanhã farei minha revisão.
      Hoje tive mais formigamentos, mas já começei a tomar o cálcio.
      Agora é aguardar o resultado da biópsia e seguir em frente.

      Excluir
  17. Oi Fernanda meu nome é Rosy e fiz minha cirurgia no dia 06 desse mês,tou me sentindo bem, o que ta me incomodando é a sensação que a pele do meu pescoço esta esticada que ela diminuiu de tamanho, minha cirurgia não teve pontos, foi usada uma colinha, mais a cicatriz estar uma pouco inchada e dura isso é normal? Quanto tempo mais ou menos ela clareia? Tou triste em ver essa tal cicatriz escura no meu pescoço, tou com vergonha de sair e ver todo mundo olhando.
    Obrigada bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosy, também operei no início desse mês e meu médico me passou uma fórmula manipulada para massagear a cicatriz (para ir amolecendo) e após esse procedimento usar um silicone em gel, cicatrix. Converse com seu médico sobre algo do tipo para usar porque ajuda muito. Uma outra alternativa, que eu estou usando é a fita micropore da cor da pele, coloca em cima e pronto, ninguém nem repara. Mas é claro que não é para usar o dia todo, né. Abraços e boa recuperação.

      Excluir
    2. Olá meninas!

      Vejo que fizeram a tireoidectomia a pouco tempo.Eu fiz em novembro e não tive muitos incomôdos durante a recuperação, somente medo de esticar a cabeça, ou melhor, de levantar a cabeça para ficar com ela normalmente.Minha cicatriz hoje, está bem invisivel, acho que só não está mais porque peguei um solzinho já no fim do verão, mais por descuido, pq nem à praia eu fui.
      Meu médico sempre me disse que eu poderia usar a fita microporo por até 4 meses e trocá-la uma vez por semana.Na realidade fiquei uns 3 meses quase, não foi mais preciso devido a cicatrização ter sido muito boa.Depois disso foi só usar protetor solar sempre.
      Eu nunca tive vergonha da cicatriz, muito pelo contrário, tive e tenho orgulho por ter tido coragem com tudo que aconteceu, a cirurgia, a dieta, a iodo...
      O doutor disse também, que eu deveria fazer massagens circulares na pele em cima da cicatriz para que meu pescoço voltasse a ter a elasticidade de antes, pq eu também sentia a pele repuxar toda vez que engolia. E assim eu fiz, hj estou bem melhor, acho que só relaxei um pouco por isso não estou 100%.Mas é incrível como é rápida a recuperação depois da cirurgia, eu mesma me impressionei.
      Bom meninas, obrigada pela visita de vcs!E voltem sempre aqui!Beijos e fiquem com DEUS!Saúde pra nós!

      Excluir
  18. Meu nome é Eliane e fiz a tireoidectomia total em 15/05/2013 e hj completo 5 dias. Tinha 3 nódulos e na punção 1 deu benigno e os outros 2 inconclusivos, como já tomava hormônio devido ter tireoidite de Hashimoto, os cirurgiões (fui em 4) foram unanimes em me orientar que o meu caso deveria ser tireoidectomia total, pois minha tireoide já não funcionava mais. Vou fazer a revisão na 5ª feira (23/05/2013) e neste dia ver como é a cicatriz que está protegida com curativo desde a cirurgia. Sinceramente embora meu médico tenha me informado há 90% de chance de ser benigno, sei que só vou relaxar quando ver o resultado da biopsia. Foi muito bom encontrar seu blog, ver os depoimentos nos ajuda a entender alguns incômodos que sinto e ter a certeza que são temporários e vão passar. A iodo me assusta muito, mas principalmente pelo fato de ter que ficar isolada no hospital e por dias. Tenho 2 filhos e não consigo ser tão franca na conversa em casa, como fui aqui, pois quero passar confiança, inclusive porque meu coração confia muito em Deus e espera realmente a benignidade. a pior parte do hospital foi ter que ficar deitada, sem poder mudar de posição por mais de 12 horas, foi uma noite muito difícil, mas passou. Nada como um dia depois do outro. Eu não fiquei com dreno e não entendi porque algumas pessoas ficam e outras não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane!

      Bom tê-la por aqui!Você ainda está se recuperando da tireoidectomia não é?Acho que você não deve se preocupar se a biópsia vai dar benigno ou maligno, pq vc já tirou a tireóide e depois que se tira o que se está doente o resto é só manutenção mesmo.No meu caso tinha câncer maligno, tirei tudo, inclusive alguns linfonodos pq tb estavam contaminados... Quanto à iodo eu fiquei de um dia para o outro, se vc tiver que fazer não vai ser por muito tempo, acho que no máximo dois dias mesmo.Eu acho que vc deve estar confiante mesmo, não há o que temer se vc tem feito tudo certinho.Eu tb sentia medo de tudo e hj vejo que passou tão rápido e de uma maneira mais fácil do que se eu tivesse outro tipo de câncer.Pensa nisso! Melhoras pra vc e volta aqui pra contar como foi a biópsia, assim estará ajudando outras pessoas com a sua história tb.Beijão e fica com DEUS!

      Excluir
  19. Boa tarde.
    Meu nome é Ricardo e devo fazer a cirurgia em breve (ainda não está marcada, pois só vou no cirurgião na sexta),mas meu endocrinologista quer que eu opere e, depois de uma certa enrolação (descobri meu nódulo faz um ano), estou decidido a fazer (as biópsias que eu fiz deram Bethesda 3, ou seja, indeterminado).
    Estou querendo ser otimista e pensando na recuperação, prá tentar me planejar...
    Pelo que eu li, dá para voltar a trabalhar após umas 2 semanas.
    E quanto à ginástica em academia? Alguém fazia e pode me dizer quanto tempo depois pode retomar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo!

      Vai logo marcar sua cirurgia!Ainda mais que a tua biópsia não identificou o que realmente vc tem.Eu ia esperar seis meses mas me assustaram tanto que eu fiz logo, pq se fosse algo ruim poderia ocorrer metástase... A recuperação é muito rápida, nem eu acreditava que fosse ser assim.Mas tem que ser com um cirurgião de cabeça e pescoço que vc confie ou que tenha referências boas.Eu fiquei 15 dias em casa e já estava "nova" quando voltei ao trabalho. Acho que vc vai poder voltar para a academia depois desses 15 dias, só não pegar pesado, talvez uma corrida ou caminhada...Sei que não pode fazer esforço até a cirurgia cicatrizar bem.Mas se vc tem costume de fazer exercícios vai ser bom voltar, assim vc não fica com aquela sensação de cansaço que a gente fica até acertar o hormônio. Vai lá, faz a cirugia e vem contar pra gente.Coragem!!Beijos!

      Excluir
    2. Olá para todos, meu nome é Eloisa, muito bom este seu blog Fernanda, eu vou fazer minha cirurgia dia 31/05, tenho três nódulos e descobri em 2007, o resultado da punção foi benigno mas tenho que tirar pq um destes nódulos está enorme, está com 54cm3 e o normal é entre 6 e 12, foi muito bom ler sobre a recuperação, meu médico me informou que no dia da cirurgia vai me deixar sonolenta ate no dia seguinte, só talvez uns golinhos de água à noite, depois comer ou beber somente na manha seguinte.
      Ricardo, a noticia sobre academia é triste rsrsr, faço 4 vezes na semana e já
      me faz falta qdo nao faço, o médico me disse 30 dias no mínimo sem academia e sem dirigir, perguntei se pelo menos caminhada podia fazer mas ele disse que vai ter que esperar para ver como fico, e trabalho são 15 dias fora sem
      choro rsrs.
      Nao vi ninguém comentar sobre enjôo e náuseas, ele me disse que é uma
      cirurgia que dá muito estes sintomas por isso vai me deixar sonolenta, alguém
      lembra de ter tido estes sintomas? Vou ficar 5 dias com o dreno e já perguntei sobre o cálcio, ele me disse que vai administrar desde o inicio.
      Outra coisa, moro sozinha, é tranquilo ou preciso ter alguém comigo nos
      primeiros dias.
      Obrigada.

      Excluir
    3. Olá Eloisa!

      Então, como foi a cirurgia? Espero que esteja tudo bem.Desculpe não ter respondido antes...Com certeza vc deve estar bem agora, pq o pós operatório é tão simples, é muita rápida a recuperação.Espero que tenha alguém cuidando de vc, mesmo que não precisemos, nos sentimos carentes nesse momento.Bom, espero notícias suas!Beijão e obrigada pelo recadinho!

      Excluir
  20. Ola, Ricardo, fiz agora dia 10/05, então no dia da alta o médico me liberou para ter vida normal, mas fiz somente do lado direito, estou de atestado 15 dias confinado em casa, sem nenhum tipo de esforço e falando muuuuuuuuuuuuuito pouco, eu pelo menos vou me resguardar em somente voltar a fazer em em julho, que vai da um pouco mais de 1 mês, somente por minha consciência... Seja otimista, eu também estava super nervoso, confie em Deus...! Abraços

    ResponderExcluir
  21. Sou a Eliane/RJ. Voltei para informar que saiu o resultado do patologista e era benigno os 2 nódulos que na punção foi inconclusivo. Hoje fazem 13 dias que operei, minha recuperação tem sido ótima, já voltei a cozinhar arrumar as coisas em casa, só evito muita exposição ao calor e pegar peso. Ainda tem um inchaço no local da cirurgia e passo religiosamente 3 x dia a pomada contractubex em massagens de 10 minutos. O cálcio já comecei a tomar 1g 2x dia (antes era 3x dia). Voltarei no meu endócrino amanha. Quero dizer mais uma vez, que encontrar este blog foi muito importante pra mim. A cirurgia é realmente muito simples, mas os medos que antecedem são enormes, então ler os comentários foi importantíssimo para ir aliviando a ansiedade.
    Um abraço Fernanda e meus parabéns pela sua iniciativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliane!Que bom que deu tudo certo na cirurgia, agora você é mais uma pessoa que pode afirmar que a recuperação é muito boa e rápida.E melhor ainda que a biópsia teve um resultado positivo.Gostaria que voltasse sempre aqui pra nos contar sobre as consultas no endocrino, pq eu mesma ainda tenho muitas dúvidas e vai ser bom trocarmos idéias. Desejo melhoras pra você e obrigada pelo recadinho!Beijos!

      Excluir
  22. Olá, sou a Eloisa, pessoal a minha cirurgia é amanha 31/05, alguém pode me informar como foi o dia da cirurgia? Muito enjôo? O médico disse que no dia da cirurgia nada de água nem nada, só na manhã seguinte.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Oi Eloisa, fiz a cirurgia total há 2 meses.
    Minha cirurgia foi as 11h da manhã e precisava estar em jejum mesmo. Estava muito nervosa e com medo, mas graças a Deus foi tudo muito tranquilo, creio que durou 1:30.
    A tarde já pude receber visitas e também recebi 1 lanchinho do hospital. Como sentia um pouco de dor ao engolir só bebi o suco.
    A noite recebi uma sopinha, mas facil para engolir.
    No outro dia bem cedinho o médico me deu alta e liberou geral a alimentação, disse que podia comer normalmente, só dependia de mim. E assim o fiz, voltei a minha alimentação normal. Havia um pouco de incomodo ao engolir, porém devagarzinho me alimentava normalmente.
    Outro detalhe, não senti nada de enjôo, foi bem tranquilo. A unica coisa que recomendo é fazer direitinho o repouso.
    Hoje após 2 meses de cirurgia, graças a Deus levo minha vida normalmente, igual a de antes da cirurgia, é claro que tenho que tomar o hormonio todo dia de manhã e fazer o acompanhamento com o médico.
    Abraços e boa sorte amanha, tenha certeza que Deus estará guiando as mãos do seu médico e tudo dará certo!!!

    ResponderExcluir
  24. Oi Fernanda meu nome é NÉIA ,que bom que vc existi!a minha cirurgia vai ser na segunda-feira dia 10/06/2013 eu estava em pânico pois estou com 3 nódulo e o nível de 1 deles é 5 o que já me deixou no chão ,mas visitando o seu blog estou sentindo muita paz ,obrigada,obrigada,obrigada!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Néia!

      Que bom que vc me encontrou e gostou, fico muito feliz por isso, porque quando resolvi criar meu blog a intenção era que as pessoas encontrassem respostas para suas dúvidas diante da tireoidectomia.Hoje vc deve ter feito a cirurgia, espero que tenha ocorrido tudo bem.Quando melhorar venha dar seu depoimento!Beijos e aguardo notícias!

      Excluir
  25. Oi Néia, sou a Eliane/RJ. Preciso comentar sua postagem pois quando encontrei este blog tive a mesma sensação que descreveu: muita paz. Quero te dizer que realmente a cirurgia é muito simples, a recuperação idem. A tensão que envolve o pré operatório é que nos deixa insegura. Apenas nos 2 primeiros dias é que sente um desconforto para se alimentar, mesmo assim como vc deve ficar tomando algum anti inflamatório, vai sentir que já no 2º dia é bem menor que no dia anterior e assim sucessivamente. Hj vejo que despendi uma carga enorme de preocupação e que não era nada daquilo que imaginava (claro que o fato de ter sido demitida a alguns dias antes de descobrir que precisava fazer a cirurgia, me deixou mais sensível). Vá com fé em Deus e tenha certeza que vai dar tudo certo, pois esta cirurgia é REALMENTE bastante simples. Volte para nos contar como foi a sua recuperação e seu tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Elaine pelo carinho ,depois retorno aqui para contar tudo , Deus te abençõeeeeeeeeee

      Excluir
    2. Oi Eliane!

      Que bom tê-la por aqui e saber que gostou do meu blog, a intenção era das melhores quando resolvi escrever sobre a minha saúde... Realmente nos desgastamos muito em pensar em como vai ser a cirurgia, mas depois vemos que não precisávamos nos preocupar tanto!É muito bom saber que meu blog tem ajudado as pessoas e que o clima aqui é de muita paz!Não sabe como isso me deixa feliz!Desejo tudo de bom à vc e à todos que visitam o meu blog.Volte sempre!Beijão!

      Excluir
  26. Olá Fernanda
    Já visitei várias vezes seu blog e sempre releio seu testemunho, vou fazer uma tireoidectomia total no começo de julho e estou muito apreensiva, estou com muita falta de ar pq meus nodulos são grandes, gostaria de saber se vc tinha falta de ar e se depois da cirurgia ela desaparece...E também gostaria de saber como vc está. sua recuperação se está tudo bem com vc? um abraço, cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris!

      Agradeço a sua visita e devo dizer que vc está se preocupando demais, fica tranquila!Eu tenho certeza que essa falta de ar que vc sente é por ansiedade, é psicológico.Antes de fazer a cirurgia eu sentia um nó na garganta, mas era tudo psicológico e depois da cirurgia ainda senti por um mês, mais ou menos, mas passou e com certeza com vc será assim tb!Eu estou ótima, minha cicatriz mal aparece e não sinto mais nada, vida normal.Só engordei um pouco e tenho colocado a culpa no hormônio da tireóide que eu tomo, mas sei que é tb por preguiça minha, pois não faço nenhum exercício.Fica tranquila que vai dar tudo certo!Obrigada pela visita e volta sempre que quiser, até pra contar sua experiência, isso ajuda muito quem ainda vai passar pelo que nós passamos!Beijos e fica com DEUS!

      Excluir
  27. Olá!! Eu também me chamo Fernanda(Portugal). Vou fazer a cirurgia no mês de Julho, o dia ainda não está marcado, a minha tiróide está multi-nodular e não foram identificados sinais de malignidade, mas tenho que remover a tiróide toda, estou com muito medo de ficar sem voz e não poder falar.
    Nos comentários anteriores não falam muito desta possível complicação.
    Alguém pode falar um pouco sobre suas experiências neste aspecto que me preocupa tanto??
    Desejo a todos muita saúde.....beijssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda!

      Tudo bem com vc?Espero que sim!Bom, eu tinha muito medo de ficar sem voz depois da cirurgia, tanto que assim que acordei já tentei falar pra ver se estava tudo normal.É o medo que todas nós temos ao ter que fazer a cirurgia, mas fica tranquila, o máximo que pode acontecer é vc ficar rouca, ou com a voz fraca por uns dias.Logo depois da minha cirurgia eu não conseguia falar muito que já sentia cansaço e a voz fraca.Até achei que precisaria de um fonoaudiólogo, mas não foi preciso, pois quando eu pensei em procurar um, eu já tinha melhorado.Tem um post meu que fala sobre a voz, mas nada além do que eu falei aqui pra vc.Fica tranquila que vc não vai ficar sem voz!O importante é ter fé que tudo vai dar certo.Volta aqui pra nos contar como foi... Beijão, obrigada pela visita e fica com DEUS!

      Excluir
    2. Obrigada Fernanda por me esclarecer, este medo só vai passar depois da cirurgia,que se Deus quiser vai correr bem.
      Eu volto para dar noticias.
      Que sejas muito feliz Fernanda.....bjssss

      Excluir
  28. Meu nome é Julieta, agradeço a Deus sua iniciativa do blog, ele foi, é e será muito útil para todos que terão que submeter a uma tireoidectomia. Fui diagnosticada para cirurgia total, mas estou procurando outro parecer médico, pois meus nódulos não me atrapalham. O maior está com 3,5 cm.é mergulhante e a punção deu benigno. Estou com os pedidos de exames para cirurgia em andamento
    Fernanda Deus abençõe sua vida, sua iniciativa e cuide de cada pessoa que entra em seu blog, porque certamente saimos mais encorajados. Bjs. e boa recuperação a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!

      Que bom que encontrou meu blog, fico muito feliz em poder ajudar!!Aqui eu tento não só tirar as dúvidas das pessoas, mas também mostrar que a tireoidectomia é muito simples e não há o que temer.
      Você está certa em procurar uma segunda opinião, mas geralmente quando se tem nódulos o ideal é tirar, mesmo que os nódulos não te incomodem, porque nem sempre precisam incomodar pra ter que tirá-los.
      O importante é vc encontrar um médico de confiança de preferência que você conheça alguém que tenha feito a cirurgia com ele... Independente de tudo isso vc deve confiar e ter certeza que está com o melhor médico, isso é importante.Bom, espero ter te ajudado um pouco mais e obrigada pela visita!Beijão e se cuida!

      Excluir
    2. Oi Fernanda! Saúde e paz!

      Graças a Deus vou ser operada dia 22/10, estou calma e confiante porque sei quem cuida de mim que é Jesus Cristo, e estou com excelente especialista de cabeça e pescoço, e volto quando puder prá contar minha experiência. Sempre volto aqui prá ler os relatos.

      Excluir
    3. Boa sorte querida, vai com fé!

      Excluir
    4. Oi Fernanda!
      Minha cirurgia foi um sucesso, estou em recuperação, tomando calcio e anti-inflamatório. Dia 07/11 saberei o resultado da biópsia. Estou sem dor só fiquei com intestino ressecado, é o que está me dando trabalho.Sai falando e comendo de tudo, a recomendação é andar e ficar sentada, deitar sómente a noite prá dormir, e é o que estou fazendo. Beijos e depois do dia sete eu volto.

      Excluir
  29. Oi, novamente.
    Aqui é o Ricardo, que postou em 20 de maio.
    Fui na consulta com o cirurgião, que disse que era o caso de operar, mas não era questão de vida ou morte. Assim, marquei a cirurgia para o dia 17 de junho, segunda (ou seja, já fiz, graças a Deus).
    Na sexta, a secretaria ligou para me avisar que a minha cirurgia seria às 7h da manhã e que eu deveria chegar no hospital às 6h, devendo fazer jejum a partir de 22h da véspera (sem comida ou mesmo água).
    Cheguei no hospital às 6h e foi a conta de fazer a internação (a autorização pelo convênio já tinha sido pedida antes). Da recepção fui direto para o bloco cirúrgico.
    Embora eu preferisse ter apagado no instante em que entrei no bloco, ainda conversei uns minutos com o cirurgião e o anestesistas e só depois apaguei.
    Acordei numa sala de recuperação, ainda dentro do bloco cirúrgico, onde o meu médico tinha dito que me manteria algumas horas, só por prevenção, já que, se eu tivesse uma hemorragia, era melhor já estar no bloco.
    Parece que entre cirurgia e espera no bloco, foram-se umas 7 horas, mas não vi esse tempo, já que ou estava anestesiado ou, mesmo já acordado, estava sonolento.
    Fui para o quarto e, graças a Deus, estava me sentindo razoavelmente bem. O médico disse que eu não precisava ficar deitado e era até melhor ficar sentado e, assim, fiquei a maior parte do tempo vendo vídeos no meu ipod.
    Comi sem problema (o médico disse que eu podia comer de tudo, mas não devia encher o estômago).
    Quanto à cirurgia, graças a Deus não afetou a minha voz, que estava inteiramente normal, embora o médico tenha dito que eu não devo falar para não forçar a região e ajudar a cicatriz a ficar boa.
    Quanto ao nódulo, ele disse que nem o viu, pois era muito pequeno, não tendo, também, achado "ínguas". Mas vai tudo para a biópsia.
    Passei uma noite bem razoável e fui liberado por volta de 7h do dia seguinte (terça). O médico me mandou tomar cálcio de 12 em 12h para prevenir formigamento e já me mandou começar a usar Puran (substitutivo do hormônio que eu não vou ter mais naturalmente) em jejum de manhã (embora uma dose menor do que eu certamente vou precisar, que vai ser definida, depois, pelo endocrinologista). Fiquei com um curativo grande, que ele me mandou tirar na quarta ou na quinta, ficando com o curativo pequeno que estaria embaixo. Tirei esse curativo agora há pouco, tendo ficado só com um micropore sobre a a incisão. Nsse local, aliás, devo passar álcool absoluto 3 vezes por dia.
    Tiro os pontos com 15 dias da cirurgia (ele me deu esses dias de afastamento), quando ele também me dará a relação dos exames a fazer para já ir com eles prontos no endocrinologista.
    A biópsia deve ficar pronta antes, mas vai para o consultório dele e estou tendente a não ligar para saber antes da consulta marcada.
    Comentei que uma amiga que fez a cirurgia disse que ficou muito assustada com o termo de consentimento que ela teve de assinar para fazer o tratamento com o iodo radiodativo (de que eu tenho esperança de não precisar), mas ele disse para eu não me preocupar que ele nunca viu ninguém ter problema por causa do iodo.
    Acho que, por enquanto, é isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo!

      Que bom que está de volta e já recuperado da cirurgia!Vejo que foi exatamente como o dia em que eu internei para fazer a minha...
      Não te preocupa com a iodoterapia, a única coisa chatinha é a dieta que se deve fazer antes.Eu não lembro de ter assinado nenhum termo de consentimento para a iodo, mas tem clínicas e clínicas não é?
      Eu tive náuseas com o iodo, mas tomei um remedinho e logo passou.Então vai com fé, que tudo vai dar certo, o pior já passou, esteja certo disso!!Beijão e volta aqui para nos contar como foi a iodo.Beijão Ricardo!

      Excluir
  30. Bom dia Fernanda me chamo Ana achei seu blog pesquisando na internet e gostei muito da sua iniciativa.Passei pela cirurgia da tireoide e fiquei mais ou menos uns 45 dias sem hormonio se nao me engano vc tb ficou um tempo parecido por este. Comecei a repor no dia 14/06 com 56 de dosagem passei para 112 agora no dia 19/06 so que hoje dia 21ainda nao tenho forcas para levantar da cama se levanto fico muito cansada sei que a dosagem correta demora para se conseguir e depende de varios fatores inclusive do peso o meu e entre 47/48 kilos e que varia de pessoa para pessoa mas gostaria de saber se vc passou por este processo e se demorou muito.So quem passa ou esta passando e quem sabe como e as nossas insegurancas,medos duvidas mesmo sem te conhecer so de ouvir sua opiniao ja vai ser bastante confortante. Quando estiver me sentindo melhor te conto os detalhes de todo o meu processo e posso tb ajudar outras pessoas que quiserem saber mais sobre este assunto pois depois que descobri que tinha o cancer pesquisei bastante tb e sempre valido trocarmos informacoes e por onde passei ate entao nunca quis esconder minha cicatriz no pescoco pois qualquer informacao e sempre valida.Aguardo anciosa a sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!

      Que bom tê-la no meu blog e saber que te ajudei de alguma forma! Realmente vc vai demorar um pouquinho para acertar o hormônio da tireóide.Eu fiquei uns dois meses me sentindo péssima, muito cansada, não tinha ânimo pra nada, parece que agora estou voltando ao normal.Estou tomando Synthroid 138mg... Eu até tenho esquecido muitas vezes de tomá-lo pela manhã, mas não tenho reações quanto à isso,(sou péssima para tomar remédios) sempre esqueço ou não tomo de preguiça mesmo... Tive lapsos de memória que agora estão diminuindo, acho que era por causa da doença tb.E quanto a cicatriz a minha quase não aparece, tenho orgulho dela, foi algo que superei e acabou com meu excesso de vaidade, que era pura bobagem.Bom Ana, espero que vc se sinta melhor logo logo e volte aqui para nos contar como foi sua recuperação.Beijos e fica com DEUS!

      Excluir
    2. obrigada por me responder hoje dia 25 estou me sentindo um pouco melhor consegui pela manha ate sair de casa logico que acompanhada pelo meu marido para ir na endocrino ela me disse que e assim mesmo que o hormonio leva 3 semanas para ficar no seu pico ela mudou para synthroid de 150 por enquanto para ver como eu respondo e passou tb depura que e vit.d pois a minha estava um pouco baixa ela disse que o depura pode ajudar na fraqueza mas ainda tem horas que vem uma fraqueza terrivel que nao consigo levantar.Saber que podemos conversar com quem ja passo por isto nos da forca a cada dia. Obrigada por se mostrar tao interessada pelo problema de uma pessoa que vc nem conhece.Que DEUS continue iluminando a nos todos e a vc por esta sua iniciativa. Moro em Salvador/Bahia se depois alguem quiser contato de algum medico por qual passei e so me perguntar pois nesta caminhada so encontrei "anjos" ou qualquer outra duvida que tenha se souber respoder vou faze-lo com a maior satisfacao.Depois mando noticias obrigada bjs!

      Excluir
  31. Olá Fernanda!!! Meu nome é Silmara e achei super legal o seu blog, estava pesquisando sobre a cirurgia de tireóide e te encontrei. Farei a cirurgia no dia 27 de julho e estou ligeiramente apreensiva. As suas informações me ajudaram bastante,tenho muito medo de ficar sem voz por ser professora optei por fazer a cirurgia nas férias para ter mais tempo de recuperação. Assim que estiver recuperada ou melhor quando estiver em casa mandarei noticias.
    Um abraço Silmara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silmara!

      Nossa, tá pertinho a tua cirurgia!Vc deve estar ansiosa, eu fiquei muito, meu único medo era que minha voz fosse afetada.Mas não te preocupa é um medo normal, mas com certeza vai dar tudo certo, pensamento positivo!
      Vou esperar notícias suas, assim que puder vem aqui pra nos contar como foi, só que cuida pra não forçar muito o pescoço no computador, eu forcei um pouco e me sentia cansada e com dor nos 15 dias que fiquei em casa porque não quase não fazia repouso.Beijos e boa cirurgia, fé em DEUS amiga!!

      Excluir
  32. Olá Fernanda tudo bem ? foi muito bom encontrar seu blog aqui . Estou muito ansiosa e preocupada pois vou fazer tireoidectomia total e o meu medo maior é de anestesia , meu nódulo é suspeito . me ajude por favor , fica com Deus !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc não disse o seu nome...
      Mas não fica com medo da anestesia não, vc nem sente, apenas dorme.Vai com fé e boa sorte!!

      Excluir
    2. Olá Fernanda meu nome é Graciela, obrigada pela força . É tudo tão difícil pra mim, até agora a minha ficha ainda não caiu, me sinto tão triste com essa situação, estou cercada de amigos por todos os lados mas me sinto tão sozinha, e o que me machuca mais é pensar que Deus me abandonou, Ele não responde ás minhas orações .Estou me sentindo perdida neste mundo !

      Excluir
    3. Olá Graciela! Não fique triste com Deus, pense que as vezes você pode estar muito ansiosa e não escuta a vóz do Senhor!
      Deus é soberano sobre tudo, e deixou os médicos a ciência e tudo de bom para nós cuidarmos de nossa saúde e sermos pessoas felizes! Continue caminhando segura que Deus te conhece e está cuidando de você de uma maneira muito especial.( Meu nome é Julieta)

      Excluir
    4. Bom dia Julieta ! Muito obrigada pelas palavras de ânimo, que Deus te abençoe imensamente . Eu já pedi perdão a Deus, é que é tão dificil pra mim que ás vezes fico desesperada e ainda tem essa ansiedade que me tortura . Vc também já fez essa cirurgia ? me conte , eu me tranquilizo mais com cada pessoa que me conta sobre isso e diz que é uma coisa simples . O meu maior inimigo é o medo Julieta, é contra ele que estou lutando . bjos e obrigada mesmo !

      Excluir
    5. Oi Graciela! Que bom que vc. já se entendeu com o Deus!
      Sabe eu ainda não submeti a cirurgia, pois fui ver opinião de um outro endocrino e ele me confundiu mais ainda, porque minha família questiona a cirurgia, meus nódulos são benígnos mas estão crescendo e aparecendo, mas na próxima semana vou procurar um clínico geral para ouvir mais uma opinião.Eu não tenho medo, sei que Deus cuida de mim e me conhece desde o ventre de minha mãe e meus dias todos são conhecidos por Ele. Tenho fé e confiança. Confie em Deus é o melhor que temos a fazer! Beijos!

      Excluir
  33. oi me chama Ana estava aqui digitando para Fernanda e vi a sua publicacao eu tb tinha muito medo da anestesia mesmo porque nunca tinha me internado em um hospital nem para tomar soro mas fique tranquila eu passei por uma consulta pre anestesica o que foi muito bom e bastante esclarecedora a anestesista me explicou varias coisas e me deixou bastante tranquila e olha que eu sou da area de saude fiz um monte de perguntas. Ela me passou um dormonid para eu tomar uma hora antes da cirurgia o que nao fez nenhum efeito em mim desci para o centro deitada na maca mas ligadona a cirurgia estava marcada pra sete e meia da manha entrei no centro fiquei la olhando tudo vi meu medico o anestesista se aproximou conversou comigo puncionou minha veia pediu para eu cherar a mascara cheirei umas cinco vezes ate que sebti um cheirinho tao bom que nao vi mais nada mais ou menos uma hora depois abri os olhos e tinhaplena consciencia de tudo o que estava acontecendo sabia onde estava o que estava fazendo tudo ja acordei falando o que fiquei super contente por causa da voz so que devemos ficar sem falar no primeiro dia pelo menos para poupa-la dmorei uma hora na sala de recuperacao pos anestesica e depois fui para o quarto nao tive nada fique o resto do dia deitada nao levantei para nada so se virasse um pouco a cabeca dava um pouco de tontura mas tb nao pode fazer este movimento por conta da cirurgia.Sei que cada pessoa reage de uma forma mas e so ter confianca primeiramente em DEUS e depois nos profissionais que estao ao seu lado.Tudo vai dar certo a dois meses estava passando por estas mesmas duvidas e incertezas que vc e agora estou aqui operada relatando o que aconteceu comigo .Estou aqui torcendo por vc. Qualquer duvida estou a disposicao.bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ana, muito obrigada pelas palavras pois vão me ajudar a perder o medo isso tudo é muito assustador é a primeira vez que passo por uma situação assim, me sinto sem chão , só tenho vontade de chorar e muito ansiosa pra fazer logo a cirurgia, mas ainda vou ter consulta com o cirurgião agora em julho para analisar como vai ser , peço força e coragem a Deus todos os dias e fico com uma pessoa ,mas ele não sabe de nada que está acontecendo, já tentei por várias vezes contar pra ele mas ainda não tive coragem, talvez por medo de saber como ele vai reagir, tenho medo de ser rejeitada o que faço ? também gostaria de saber quanto tempo dura o procedimento cirurgico e como é a reação quando se está acordando da anestesia ? que Deus esteja te abençoando , bjos !

      Excluir
    2. Bom dia! Fique tranquila primeiramente e importante procurar um profissional que vc confie.O que deixou mais calma e que eu confiava plenamente no meu medico essas duvidas,incertezas e insegurancas sao normais.O pocedimento dura em media uma hora meu medico usou um bisturi chamado de bisturi harmonico onde o sangramento e minimo mais ou menos duas gases nao foi dado ponto so o que e absorvido pelo proprio organismo a parte mais superficial foi colada.A minha volta da anestesia foi tranquila simplesmente abri os olhos e comecei a falar nao tive frio, tremores nem enjoos so sentia tontura se virasse um pouco a cabeca mas nao se preocupe com isto as drogas usadas hoje em dia sao bem toleradas e caso tenha algum sintoma tem medicacao para aliviar. Acho que vc deve contar sim para pessoa que vc esta ficando pois se ela realmente gosta de vc vai te apoiar neste momento que vc esta precisando.Se tiver qualquer duvida que saiba responder pode perguntar. Que DEUS continue nos iluminando e protegendo!bjs!

      Excluir
    3. Bom dia , agradeço imensamente pelas palavras , depois que encontrei esse blog já estou bem melhor em ralação aos meus temores e também já estou ganhando mais coragem . meus amigos e colegas tem me encorajado muito, no momento o que me causa ansiedade é a pressa em fazer logo a cirurgia, quero fazer o mais rápido possível . alguém sabe me dizer qual é o custo da cirurgia ? ainda não sei e quero ficar com tudo no jeito logo para não ter mais demora . fiquem com Deus e que Ele esteja sempre ao nosso lado !!!

      Excluir
  34. Olha, eu acho linda a coragem de vocês todos, mas eu acho um crime tirar a tireóide e passar por todo o sufoco do pós operatório, o tratamento de iodo que deixa o paciente tão debilitado, tomar hormônio pro resto da vida, e depois falarem que não era maligno, deveria haver um exame mais concreto antes da pessoa operar. bjs
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari,

      Infelizmente os médicos não nos deixam outra alternativa a não ser operar.Eu não queria ter que acordar todo dia e ter que tomar o hormônio e com fome ter que esperar meia hora pra poder tomar café, sendo que aí já estou em horário de trabalho e mal posso me alimentar pq o chefe é chato.Mas é a vida né?Pior é ficar com câncer ou suspeita...Beijos!

      Excluir
    2. Mari meu nome é Eliane/RJ. Pior que tirar a tireóide e descobrir no final que os nódulos eram benignos é ter que conviver coma dúvida. Foram bem difíceis os dias que antecederam a cirurgia, muita preocupação, dúvidas (que hoje vejo que em relação a cirurgia foram preocupações desnecessárias, pois a recuperação é bem simples). Agora mesmo tendo que tomar o hormônio todos os dias, e infinitamente mais tranquilo. Nada é pior que a dúvida !!! É vida que segue. Bjs

      Excluir
  35. Olá! Meu nome é Sônia e fiz minha tireoidectomia total no dia 24/6, confesso que relutei durante dois meses até decidir fazer a cirurgia. Acabei de voltar para casa e estou bem. Os relatos que li, contribuíram e me incentivaram a tomar a decisão. Realmente, a cirurgia não é um bicho de 7 cabeças principalmente quando se tem um médico que lhe dá total confiança e uma torcida enorme formada por amigos e familiares. Amanhã começo a tomar o hormônio e por enquanto estou bem. Estou otimista e pronta para enfrentar as próximas etapas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sônia!

      Que bom que correu tudo bem na sua cirurgia!A gente se apavora mas depois vê que não era nada difícil.Ter um médico competente e que a gente confia é o principal.Desejo uma boa recuperação.Beijos!

      Excluir
  36. Olá, eu faço tratamento de hiper já a mais de cinco anos. e minha endocrina indicou a iodoterapia pelo motivo de eu ter nódulos na tireoide, (quentes e frios). Eu fiquei um tanto que apreensiva e resolvi pedir uma segunda opinião com um medico de cabeça e pescoço...ele logo de inicio me disse que como tenho os dois tipos de nódulos (quente e frio), para resolver o probleminha teria que fazer a cirurgia mesmo, e que se não fizer agora dentro de no maximo dez anos eu tenho que faze-la. ele também disse que se eu quiser fazer uma sessão de radioiodo para ver se era mesmo isso para eu fazer e retornar no consultorio dele para ele avaliar...agora eu volto na minha endocrina para conversar com ela, estou mto apreensiva com tudo, tanto com a cirurgia ou quanto ao radioiodo. e indecisa também em ja fazer a cirurgia agora ou não...você que já passou por isso pode me ajudar em algo.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii,

      Olha eu acho que a cirurgia é melhor do que fazer iodoterapia.Pq a cirurgia irá tirar algo de ruim que vc possa ter.Já a iodo pode não ter tanta eficácia assim, além de vc ter que fazer uma dieta bemmmm chata!!E se for pra fazer cirurgia, eu acho que vc deve fazer agora, pra que adiar algo que pode se tornar uma coisa ruim depois?Bom, essa é minha opinião, mas é bom vc consultar mais de um médico se ainda ficar na dúvida e de preferência um cirurgião de cabeça e pescoço.Um endocrino é bom, depois que fizer a cirurgia pra ir acompanhando nos exames de sangue as suas taxas de hormônio.Bom, espero ter ajudado.Volta aqui pra me contar o que resolveu fazer.Beijão e da próxima vez não esqueça de deixar seu nome.

      Excluir
  37. Oi Fe meu nome é Telma , pesquisando na internet encontrei o seu blog e gostei bastante pois tem tirado algumas duvidas minha , no meu caso nao sou eu q irei fazer a cirurgia é a minha mae, ela tem 57 anos e eu estou bastante preocupada .Ela vai fazer a cirurgia dia 5 de agosto. Não sabemos se o nodulo é benigno ou maligno no exame q ela fez o resultado foi um pouco confuso deu algo suspeito. Espero em Deus q dê tudo certo se Deus quiser.Estamos confiantes. bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Telma!

      Que bom ter você aqui no meu blog!Com certeza a cirurgia da sua mãe será um sucesso.Com fé em DEUS diga à ela que via dar tudo certo!Importante é acreditar no médico e ter certeza que está nas mãos do melhor. Beijão e mandem notícias!

      Excluir
    2. Pode deixar que darei noticias e confiante em Deus serão boas.

      Excluir
  38. Oii Fernanda...
    Me chamo Bruna, tenho 26 anos, e após várias visitas ao seu blog resolvi escrever sobre a minha cirurgia.
    Descobri que estava com 3 nódulos na tireóide em agosto de 2012, em uma consulta ao endocrinologista pois senti um caroço no pescoço. Desde lá realizei várias ecografias e a punção que deu resultado benigno. Seguindo orientação do endo ficamos acompanhando os nódulos com ecos de 3 em 3 meses, mas eles estavam aumentando de tamanho. Como o endo não toma uma posição sobre encaminhar para cirurgia ou não, resolvi procurar um cirurgião de cabeça e pescoço.
    Na primeira consulta em 03/06/2013, quase um ano depois, com todos os exames em mãos, ele me disse que eu deveria fazer a cirurgia de tireoidectomia total o quanto antes, pois devido ao crescimento dos nódulos (sintoma de malignidade) não poderiamos esperar e somente depois da retirada teriamos a certeza da biópscia.
    Foi aí que começou a angústia.
    Resumindo, fiz a cirurgia no dia 19/06 às 13hs e correu tudo muito bem.
    Não tive problemas com a anestesia,o que era um grande medo, a única coisa foram meus batimentos cardíacos que alteraram muito devido ao nervosismo mas foi controlado rapidamente, acordei na recuperação com a voz normal mas sentindo um pouco de dor.
    Depois de algumas horas fui para o quarto, com o dreno ainda e me sentindo um pouco sonolenta, as dores na garganta devido ao tubo foram passando rápido. No outro dia já ganhei alta pois não tive problemas com cálcio, nem precisei tomar medicação, só mesmo o antibiótico, antiinflamatório, remedio para dor e o Puran T4 que vai nos acompanhar pela vida. Nos primeiros dias em casa, sentia uma pressão na região da cirurgia e a sensação da pele repuxando que é normal mas que em 3 ou 4 dias já estava bem melhor.

    Depois de 10 dias retirei os pontos, e minha cicatrização está ótima. E o mais importante todos os nódulos eram benignos, um de quase 6cm, outro de 3cm e o menor de 2cm (este sim já era considerado adenoma), fui salva por este médico que retirou a tempo de não se tornar um problema maior.
    Agora já retornei ao trabalho e me sinto muito bem. Não tenho desconforto nenhum no pescoço, tudo muito normal, só estou cuidando a cicatriz e usando Kelo Cote Gel.

    Gostaria de deixar essa mensagem aqui, e dizer para todos que não sigam o diagnóstico de apenas um médico, se eu tivesse confiado apenas no endocrinologista e esperado mais pela cirurgia poderia desenvolver um cancêr. Não tenham medo da cirurgia, é muito mais tranquilo do que pensamos e o mais importante não espere o problema se agravar.
    E qualquer dúvida é só perguntar.

    Abraços à todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!

      Que bom que encontrou meu blog e melhor ainda é poder ter o seu depoimento, isso é muito valioso pra quem ainda tem medo de fazer a tireoidectomia e dúvidas quanto à recuperação.Realmente vc foi salva por um anjo, assim como eu, pq eu tb descobri meus nódulos graças a um médico muito bom que foi direto ao problema.E troquei de endocrino faz poucos dias, pq minha doutora não estava me dando a atenção que eu gostaria...
      Espero que vc fique 100% boa e esteja à vontade para deixar seu recadinho aqui no blog sempre.Beijão querida!

      Excluir
  39. Oi Fernanda, sou a Silmara fiz a tiroidectomia total. A cirurgia foi tranquila só que depois de uns dois dias apresentei uma tosse meio chata e incomoda, tenho um pequeno inchaço na cicatriz que espero que com o tempo suma. Amanhã tirarei os pontos e conversarei com o medico vamos ver o que ele diz. Se tiver alguma dica por favor me passe. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silmara! Meu nome é Julieta eu não submeti a cirurgia ainda, mas sei que comer gelatina acalma essa tosse, tenho um amigo que passou por isso e foi salvo com gelatinas. Boa sorte! Deus abençõe!

      Excluir
    2. Oi Silmara!

      Você deve ter tirado os pontos hj, espero que esteja bem!Olha eu não tive tosse como vc teve, mas deve ser alguma alergia a algum medicamento ou irritação mesmo, cada pessoa reage de uma forma.Infelizmente não sei como te ajudar, mas quem sabe a gelatina que a Julieta recomendou funcione ,né?Desejo melhoras e volta aqui pra dizer pra gente se a gelatina melhorou a tua tosse...Beijão e fica com DEUS!

      Excluir
  40. Olá Fernanda vou fazer minha cirurgia e gostaria de saber se vc engordou depois da cirurgia? bjus...Vanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanda!

      Vou ser sincera, engordei bastante, mas foi mais na barriga, também não sei se foi por causa da tireoidectomia.Trabalho somente sentada, não faço exercícios e como muita porcaria.Acho que tudo ajudou para que eu engordasse.Mas fica tranquila, não estou tão obesa assim, o fato é que eu sou sedentária e se vc não for que nem eu, nem esquenta!Beijos e seja sempre bem vinda!

      Excluir
  41. Olá Fernanda! Seu blogger é incrível, muito bem explicado! Parabéns! Bom, tenho bócio-tireoidiano e estou fazendo os exames necessários para preparação da punção, biopsia e possível tireoidectomia. Só em apalpar, minha endocrino já sentiu 3 nódulos e um deles tem cerca de quase 3cm... Confesso que estou com medo... meu marido já está ficando sem paciência pois só me vê pesquisando sobre no google ou youtube.
    Está sendo através do seu blogger que estou me tranquilizando.
    Estou te seguindo aqui e te darei notícias.
    Que Deus continue te abençoando juntamente com sua família.
    Abraço, Karine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine!

      Que bom tê-la por aqui!Olha com o seu problema o melhor mesmo é operar, o pós-operatório é muito tranquilo.Quando eu descobri que tinha câncer fiquei mais ou menos uma semana procurando sobre o assunto na internet e achava informações incompletas, por isso tentei fazer um blog com o máximo de informações possíveis.Estou naquela fase de acertar na dose do hormônio, acho que essa é a pior parte pq toda vez que vou ao médico volto com mais exames pra fazer e nada do meu TSH ficar num nível normal.
      Quero que fique à vontade em me perguntar o que quiser aqui no blog.Também há muitas pessoas que respondem as dúvidas de quem passa por aqui.Beijão e volta aqui com notícias suas pra nós!

      Excluir
  42. Bom dia Fernanda, vou fazer minha cirurgia na quina ia 18/07, o meu maior medo é o efeito da anestesia, seu blog me deixou um pouco mais calma, mas ainda estou um pouco ansiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thandara,

      Amanhã é a sua cirurgia então?Vai dar tudo certo.Quanto à anestesia, vc dorme que nem percebe e quando acorda se sente um pouco tonta, mas passa rapidinho.
      Muito boa sorte amanhã e vai com fé!Volta qui pra me contar como foi!Beijosss!

      Excluir
    2. Oi Fernanda, graças a Deus foi tudo mto tranquilo, tive alta na sexta, a primeira noite na quinta, nao dormi nada, o medo de movimentar e enorme, a minha voz esta um pouco rouca, mas aquela sensação de dor p falar e engolir ja passou, estou tomando calcio e eh estranha a sensação de formigamento constante, estou aguardando o resultado da biopsia para retirada dos pontos e logo apos ja marcar a iodo. Foi encontrado tbm um cisto e tbm foi retirado e encaminhado para biopsia p verificar metástase. Continuo acompanhando seu blog, e mto interessante o compartilhamento de histórias. Abraços

      Excluir
    3. Thandara que bom que está de volta!Fico feliz em saber que correu tudo bem na sua cirurgia.Eu tb tive medo de me movimentar, lembro que mau levantava a cabeça pra comer.Mas não fiquei rouca e sim com a voz fraca, falava um pouco e já cansava e também sentia dor na garganta ao fazer esforço para falar.Mas depois de um mês mais ou menos tudo isso passou.Tomei cálcio por uns dias e não foi mais necessário.Fica tranquila que vc já está livre do pior agora.Desejo que fique 100% boa!!Beijoss!

      Excluir
  43. Nisia 10 de julho de 201317 de julho de 2013 às 11:19

    Boa tarde Fernanda, adorei o seu blog. Eu fiz a minha tireoidectomia total no dia 10/07 estava fazendo o acompanhamento desde 2012, como os nódulos eram mergulhantes com tamanho de 33cm3 e ficando aparentes não tive escolha. Como todos estava muito preocupada com a anestesia, pois eu sou hipertensa.Fiquei internada um dia e a recuperação está sendo tranquila, claro com um pouco de incomodo no pescoço acho que é normal. No próximo dia 22/07 irei pegar o resultado da biopsia. Pena que não conheci o seu blog antes assim teria ido mais tranquila para cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nisia!

      Como vc está?Hoje faz 7 dias que vc fez a sua cirurgia, acredito que ainda não tenha tirado os pontos...A recuperação é bem tranquila mesmo, pra mim o pior foi fazer a dieta para a iodo.Acho que vc não vai precisar fazer não é?
      Quanto ao incômodo no pescoço, isso passa logo!Bom, desejo melhoras pra vc!Beijos e volte sempre aqui!

      Excluir
  44. Oi Fernanda!!! Meu nome é Daniele e sou de Alegrete. Vc é de Alegrete ou apenas tem familiares aqui???? Estou com 2 nódulos, 01 no lobo esquerdo e outro no direito (além de um cisto e outro j´´a calcificado de 7 anos). Na PAAF que fiz em Santa Maria o resultado da citologia foi benigno mas a oncologista disse q o resultado tem apenas 80% de certeza e ela não quer surpresas com os 20% restantes. No resultado da PAAF constou que os dados da imagem (ultrasson) não correspondem aos "achados citológicos". A imagem é feia, tipo contornos irregulares e vascularização...
    Minha cirurgia está marcada para dia 06/08 mas ainda não tenho certeza se quero, já q a PAAF deu q é benigno. Tenho medo das consequencias pois já sou gordinha e já vivo sonolenta e cansada, trabalho exclusivamente com leitura, concentração é fundamental.
    Aqui nem consegui consulta para uma segunda opinião, tem apenas 01 endócrino e consultas... depois do dia 09/08. Q vc acha??? Bj e td de bom pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele!!
      Então menina, eu sou de Alegrete, meus pais ainda moram lá e amo aquela terrinha.Mas fiz minha vida aqui em Floripa e não pretendo sair mais daqui.
      Não entendi se vc consultou em Santa Maria ou Alegrete.Mas mesmo assim, acredite em seu médico, com certeza a cirurgia é o melhor a fazer para que uma coisa simples não se transforme em algo pior.Olha, mesmo que vc não faça a cirurgia, pode ficar gordinha e com todos os sintomas do mau funcionamento da tireóide pq ela já está doente, mais cedo ou mais tarde acho que a cirurgia será inevitável.E se não fizer a cirurgia vai ficar pensando sempre em como os nódulos estarão e com certeza daqui a pouco seu endocrino irá receitar o hormônio que substitui a tireóide.Acho que vc não deve ter medo e sim acreditar em seu médico, a cirurgia será uma prevenção de qualquer outra coisa ruim.
      Quando eu descobri os nódulos(tinha 2) eu não via a hora de tirar pq já estava com câncer e nem conseguia dormir em saber que as células cancerígenas estavam aumentando no meu corpo e podendo provocar metástases em outros lugares...Espero que vc tome a decisão correta e o mais importante de tudo é acreditar no que seu médico diz, confiar nele.E se achar que ainda não está segura, vai em outro médico, mesmo que a cirurgia demore mais um pouquinho.Espero ter ajudado e não confundido vc!!Beijos conterrânea e volta aqui pra me dizer o que decidiu fazer.Fica com DEUS!

      Excluir
    2. Obrigada Fe.
      Consultei em Santa Maria e hj aqui em Alegrete, mas o médico quer outra opinião (3ª) e eme encaminhou pra outro endócrino, em santa maria.
      Bj e obrigada novamente!!!!!

      Excluir
  45. Oi Fe, estou bem melhor. A biopsia deu benigna o lobo esquerdo pesava 21g e o direito 09g. Agora é só acompanhar os " T " e o cálcio. Aos poucos estou diminuído o remédio para regularização do cálcio. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nisia, que bom que deu tudo certo na biopsia!!Não há o que temer agora.Boa sorte querida e fica com DEUS.Saúde!!!

      Excluir
  46. Olá a Fernanda, estava a ler o seu blog e achei de grande qualidade, está actualizado e o facto de ir sempre respondendo a quem lhe envia questões com muita fé e esperança mostra que voce é uma pessoa especial. Muito obrigado por partilhar o seu caso, aqui encontrei muitas respostas para perguntas que me vêm atormentando nestes últimos dias, o psicológico é inevitavelmente afectado e estas palavras de coragem são um empurrão positivo para quem como eu ainda está no inicio do processo. Minha cirurgia será no dia 1 de Agosto.

    Muito obrigada e que tudo corra bem com a sua recuperação.

    Beijos Val (Portugal)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Nossa que bom que meu blog chegou a Portugal, isso me deixa tão feliz, em saber que posso ajudar pessoas de fora do meu país também.E obrigada pelo elogios, tenho muita fé em DEUS mesmo e desejo o melhor para quem entra aqui em busca de algum tipo de ajuda ou informação.
      Depois de amanhã então é a sua cirurgia, vc vai ver que será bem simples, o importante é vc acreditar no seu médico, que ele é o melhor, sempre digo isso pra quem ainda vai fazer a cirurgia.Com certeza ficamos abalados com a doença, com a cirurgia e não tem como não se preocupar com o futuro, mas fique tranquilo vai dar tudo certo!Muita fé sempre, porque nada acontece por acaso nas nossas vidas, sempre há um propósito divino.Minha doença me fez abrir os olhos para muitas questões que antes eu não me interessava e tudo que passei valeu a pena.
      Boa sorte no dia 1 de agosto e mande notícias!!Beijão fica com DEUS!

      Excluir
  47. Puxa Fernanda, você caiu do céu!!! Meu nome é Ronaldo, sou mineirinho, caladinho com as minhas preocupações também, mas confesso que pesquisei muito sobre o assunto Tireoidectomia. Ao receber o comunicado da minha endocrino que deveria fazer a cirurgia, confesso que por dentro do meu lado mineirinho queria estrangular a mesma! Poxa, que mulher radical? Será que não tem outro tratamento? Como Trabalho com prevenção ( Técnico de Segurança do Trabalho), Aliás hoje(27/07) ainda há alguns minutos atrás é comemorado o dia Nacional de prevenção de acidentes do trabalho e confesso que embora nós homens parecermos ser fortes emocionalmente, digo que só não nos abrimos como a maioria da mulheres; somos frágeis também mediante a algo que desconhecemos. Foi notificado que estou com bócio multinodular com origem desconhecida e terei por prevenção que realizar também este procedimento cirúrgico na próxima segunda-feira (29/07). Confesso que estava preocupado, não demostrando como sempre( maioria dos homens), mas terminei de ler neste exato momento anterior a este meu depoimento as publicações do seu blog e confesso que estou mais tranquilo quanto a maioria das minhas dúvidas ( anestesia geral, recuperação, cicatriz, se maligno ou benigno como agir...) Obrigado pela inicitiva e que Deus continue te abençoando cada vez mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ronaldo!!

      E aí como foi a cirurgia?Espero que sua recuperação seja bem rápida e que venha dar o seu testemunho para que possamos ajudar mais pessoas!
      Mineirinho ou não, todos temos a mesma preocupação, em como será a cirurgia, e depois dela.Mas vc vai ver que tudo será muito simples, acho que até mais simples que extrair um dente.Na minha opinião a cirurgia é o que menos incomoda, o pior pra mim foi fazer dieta para a iodoterapia que tive que fazer depois.Quando tiver o resultado da biópsia volta aqui para nos contar.Estou curiosa pra saber como foi já que vc estava tão nervoso...
      Obrigada por deixar seu recadinho no meu blog e fique à vontade para deixar suas palavras nele.Saúde Ronaldo!!Beijão!

      Excluir
  48. Fernanda e demais colegas que acessam o Blog. A Cirurgia foi um sucesso, já estou em casa. Graças aos seus depoimentos tive mais confiança e confesso que a tensão diminuiu muito. Fui com muita fé e agradeço a Deus, por tudo ter dado certo. Confesso que fica uma dorzinha aborrecida ao engolir, mas já está passando. Temos que tomar os medicamentos direitinho. Estou aguardando o resultado da biópisia e vou retornar ao cirurgião no próximo dia 13.Se Deus quiser vai dar tudo certo. Obrigado Fernanda pela força!!!! Ronaldo Mrques Ferreira - Divinópols-MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ronaldo depois que respondi sua msg anterior que vi essa msg aqui.Nossa que bom que deu tudo certo na cirurgia, mas vc já está em frente ao computador?Não faça isso por muito tempo, pq eu forcei um pouco tb depois que saí do hospital e comecei a sentir dores no pescoço, então não exagera na frente do computador!Fiquei muito feliz em saber que o pior já passou, apesar de eu achar que a cirurgia não é tão ruim assim.Que a partir de agora vc tenha saúde pra dar e vender!Beijão!

      Excluir
  49. Oi Fernanda, vi seu blog aqui e quero te parabenizar. Pois através dele li muitos depoimentos o que diminuiu um pouco o medo da cirurgia. Há alguns meses vi crescer uns carocinhos no meu pescoço e logo corri para um Endocrino, e depois de duas PAAF, o maior nódulo que possuo medindo 2,2cm ficou inclusivo...fiquei tensa, com medo, pois fui indicada a fazer a cirurgia. E tenho apenas 22 anos.
    Bom, minha cirurgia foi quinta-feira passada ( 25/julho ) e foi um sucesso, não senti dores, não senti formigamentos, nadaa! Me alimentei bem...e já no segundo dia jah estava me alimentando normal. O unico incomodo pra mim estah sendo que a gente sente que estica a pele neah?! Eh meio chato! Mas acostuma!
    Bom, amanha receberei jah o resultado da biópsia e tirarei os pontos. To com muita fé que tudo dará certo! DEUS É FIEL!
    E mais uma vez Parabéns querida por seu ato de criar esse blog, que Deus te abençoe muito! Abraços

    ResponderExcluir
  50. Aproveito para voltar aqui e te dar o resultado da Biopsia: BENIGNO!
    GRAÇAS A DEUS!!!

    ResponderExcluir
  51. Estou muito contento por ao fazer a pesquisa da tiroide me deparar com este blog.
    Fiz a minha operação dia 12 de Julho, estou em recuperação em casa, as coisas estão a decorrer normalmente. No hospital após 3 dias de cirurgia tive baixa muito má de Cálcio, que me levou de volta aos cuidados intensivos, deixei de mexer-me e de falar. Valeu a rapidez do pessoal de enfermagem e respectivos médicos. Voltei á consulta a semana passada, ainda estou com valores baixos, voltarei na próxima 6ªfeira para a consulta, a vêr como estou.Ainda tenho 2/3 pontos que ainda não foram absorvidos.Um bem Haja a todos.

    ResponderExcluir
  52. Olá Fernanda, tudo bem?

    Meu nome é Juliana, moro em Curitiba e tenho 24 anos.

    Puxa vida, que bacana encontrar um blog como seu.
    Descobri a 6 meses que tenho um nódulo suspeito. No começo fiquei muito desesperada, e ansiosa com tudo isso. Busquei todas as alternativas para solucionar isso de outras formas, mas a tireoidectomia é a única solução nesse momento.
    Eu tenho apenas um nódulo que é folicular, mas com pequenas calcificações dentro, o que gera a duvida de carcinoma papilífero.
    Meu médico é uma excelente profissional e uma ótima pessoa também! Tem me tratado com muito carinho e paciência pois minha cirurgia já foi desmarcada 2 vezes, uma por mim, por medo, e a outra pelo anestesista pois peguei uma gripe. Era para eu ter feito no dia 05 (segunda-feira) que passou, mas não fui liberada. Remarcamos para a próxima segunda, e confesso, estou nervosíssima com a situação, mas acredito em Deus, acredito na minha cura, estou convicta disso, e se preciso da cirurgia para que isso aconteça, que assim seja.

    Foi muito bacana encontrar seu blog e ler tudo isso a respeito, me deu mais tranquilidade e tenho certeza que vou superar essa fase e voltarei para contar e relatar tudo que ocorreu, para assim ajudar mais pessoas também, que estejam passando pelo mesmo processo.

    Muito obrigada querida.
    Que Deus te abençõe!
    Juliana

    ResponderExcluir
  53. Olá Fe estou de volta para te contar como foi a cirurgia da minha mãe , graças a Deus deu td certo ela fez a cirurgia dia 05 mesmo , e foi pra casa dia 7. Está se recuperando muito bem.Ficou uns dias sem dormir ainda atordoada por conta da anestesia, mas agora ja dorme bem.bjus muita saude pra voçê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!!

      Que bom que correu tudo bem na cirurgia, viu só eu falei que era moleza!
      Beijos pra vcs e muita saúde pra todos nós.Fiquem com DEUS!

      Excluir
  54. Olá, meu nome é Mariana, tenho 35 anos e essa semana vou ouvir uma segunda opinião mas sei que vou ter que retirar toda a tireoide (dos 6 nódulos 2 tem aspecto suspeito). Estou naquela fase oscilando entre calma aparente e pânico total pois tenho um filho de três anos (que tá deitado aqui do meu lado agora) e pra piorar perdi meu pai e meu marido nos últimos 3 anos, os dois com câncer.Depois de quase ficar pirada perguntando ao "oráculo" do Google encontrei, meio que sem querer, esse blog que já me ajudou muito e tenho certeza que vai me ajudar durante a recuperação, afinal, é sempre bom trocar "figurinhas" né? Espero voltar em breve com boas notícias e quem sabe um dia poder animar alguém com a minha própria história assim como tantos aqui!!! Desde já agradeço a vc Fê e a todos aqui que espero considerar como amigos e companheiros daqui pra frente...
    Bexinho e vamu que vamu....

    ResponderExcluir
  55. Oi Mari!!
    Que bom que encontrou meu blog, desculpe demorar a responder, mas a vida está tão corrida pra mim!
    Em primeiro lugar gostaria de dizer que admiro vc, por ter "perdido" duas pessoas tão importantes na sua vida e ainda por cima ter um filho para criar...
    Não se preocupe pq a tireoidectomia é tão simples, não se apavore, porque a cirurgia é a solução do câncer de tireóide, o importante é vc tirar logo, caso o médico decida que isso é o melhor.
    Espero que vc retorne aqui no meu blog com boas notícias e não tenha medo, eu fiquei muito preocupada pq no meu caso era maligno, mas vejo que eu exagerei um pouco, mas isso é normal, a gente fica apavorada, ficamos pensando em tantos planos que temos e se poderemos concretizá-los.Mas tenha fé que tudo se resolve.Beijão e fica com DEUS!

    ResponderExcluir
  56. Fernanda,

    Meu nome é Ronaldo, fiz cirurgia em 29/07- conforme já relatado anteriormente, transcorrendo tudo bem Graças a DEUS. Retornei na minha Endocrino com o resultado da biópsia nesta última sexta-feira e estou firme (psicologicamente) graças ao seu Blog para a possível( pq segundo a minha Endocrino, vai depender do resultado do exame de sangue da Tireoglobulina e do T4 Livre- tem alguma informação do porquê?)Iodoterapia, para complementar o tratamento. Quanto as informações sobre o tratamento - Iodoterapia, no seu Blog há alguma informações como a dieta, porém gostaria de mais algumas informações sobre o pré e o pós iodo como: dieta (alimentação ); me informaram que tenho que ficar internado por dois dias numa sala isolada...? É uma aplicação única ou tem alguma periodicidade? Vou consultar com o Médico Nuclear amanhã, acredito que irá me informar algumas destas dúvidas, porém estou ansioso em ter mais informações e experiências como a vivida por você. Um abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo, desculpe a demora me responder seu recadinho...
      Sobre a iodoterapia, eu tive que fazer uma dieta sim, que me fez emagrecer um pouco, tive que usar o sal sem iodo e não comer algumas coisas, como chocolates, refrigerantes, enfim, a maior parte das coisas boas eu não pude comer,rsrsr.Olha antes da iodo, o que mais pega é deixar de comer algumas coisas que gostamos e após a iodo tudo volta ao normal mesmo, vc só fica de um dia para o outro na clínica em que fará a iodo, tendo que ser isolada de outras pessoas, somente o médico vem no quarto para medir a sua radiação.No meu caso foi uma única aplicação, pois estava com câncer mesmo, e caso vc tenha tido só o nódulo e não tenha sido maligno, provavelmente não precisará fazer uma nova sessão.Espero que corra tudo bem com vc.Mande notícias.Abraços!

      Excluir
  57. Oi Fernanda, meu nome é Fabio, fiz a cirurgia no inicio de agosto, hoje faz três semanas. Acho que estou bem, o cálcio esta normalizado e não sinto fraqueza, hoje caminhei, moderadamente, três mil metros e já voltei a dirigir há uma semana. Meus problemas são a voz fraca e a falta de ar ao falar, tipo cansaço, não sei se é normal ou se isso está ligado a ansiedade, tive sindrome do pânico tempos atrás e a situação da cirurgia me deixou muito estressado, embora tenha enfrentado bem o fato. Vc teve falta de ar também e dificuldade na voz? Por fim, pela experiência com os outros relatos, vc acha que em todos os casos deve ser feito, por meus médicos acham que eu não precisarei, pois meu nódulo, embora maligno, tinha 0,3cm e é da modalidade menos agressiva. Grande abraço para vc e parabéns pela iniciativa, tenha certeza que está ajudando muita gente a superar pedaços difíceis de suas vidas, grande coração vc tem em dedicar o tempo da sua vida para auxiliar as pessoas. FIQUEM COM DEUS E QUE ELE TE ABENÇOE TODOS OS DIAS DA SUA VIDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio!

      Que bom que correu tudo bem na sua cirurgia.Eu realmente tive problemas em falar até quase dois meses depois da cirurgia, eu sentia que não tinha força em falar, falava e ficava cansada, fiquei preocupada achava que ia acabar precisando de um fonoaudiólogo, mas isso passou, o negócio é ter paciência. Quanto à iodoterapia, fica difícil eu falar se vc irá ou não precisar fazer, mas acho que se o caso é maligno, independente do tamanho do nódulo, a iodo deve ser feita.
      Obrigada pelas palavras e volte para nos contar como foi!Abraços!!

      Excluir
  58. Desculpe, é o Fabio ainda, preciso complementar, no final estava me referindo ao tratamento de iodoterapia, se é necessário em todos os casos. Abraços.

    ResponderExcluir
  59. Fernanda, há mais de um mês fiz tireoidectomia total, só que a cicatrização está indo muito lentamente, aconteceu isso contigo? Me recomenda algum medicamento para que a cicatrização seja mais rápida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      A cicatrização realmente demora, eu fiquei com um microporo quase três meses, para proteger e depois que meu médico autorizou a tirar eu passava direto protetor solar e não andava na rua se não fosse de sombrinha para não pegar sol.Passei vergonha, mas o que importava era minha cicatriz ficar boa.Hoje ela quase não aparece, mal dá pra notar.Ficou muito boa.Cuide dela e faça massagens em cima da cicatriz para que ela não fique enrugada.Quanto à um remédio, meu médico dizia para não passar nada a não ser o protetor.Beijos e se cuide!!

      Excluir
  60. Olá Fernanda!
    Após a leitura de seu texto introdutório e de algumas das muitas respostas que você escreveu, fiz questão de registrar a importância de sua iniciativa. Pois, minha irmã esta semana fará a tireoidectomia total e como fiquei muito assustado, resolvi buscar na internet mais informação para poder compreender melhor a cirurgia e poder ajudar mais minha querida irmã. Meu nome é Eduardo Faria e minha irmã se chama Gezylane.
    Prezada Fernanda, muito obrigado o seu blog foi muito esclarecedor e me possibilitou compreender melhor o procedimento oportunizando um sentimento mais otimista.
    Abraço, meu email é faria.ed@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo!

      Que bom que vc achou meu blog, pq na época que eu também precisava de respostas eu não encontrei... Não se preocupe que a cirurgia é tranquila, a gente fica sensível e não sei se o caso dela é maligno ou não, mas independente disso é muito importante a família cuidar do doente.Assim que sua irmã fizer a cirurgia, volte para me contar como foi.

      Fiquem com DEUS!!

      Excluir
  61. Oi Fernanda, gostei do seu blog, pena que só vi depois que fiz a minha tireiodectomia total dia 19 de agosto pois se tivesse visto antes teria ficado mais tranquila antes da cirurgia. Graças a DEUS correu td bem e só senti mesmo um pouco de aperto ao engolir, mas já está passando. O que me deixa um pouco incomodada é a pele que repuxa .Li tudo o que postaram e notei que ninguém está tomando o remédio que ele me passou a levotiroxina sódica, o depura e um adesivinho tipo um durex (drenison) que contém corticoide para o corte. Fernanda e todos os outros que postaram aqui, desejo uma boa recuperação à todos nós.Abraços. Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!

      Olha é normal a cirurgia repuxar um pouco a pele, a gente sente isso principalmente quando engole algo e pensa até que vai ser assim pra sempre, mas não é verdade, isso passa.
      A levotiroxina nada mais é o mesmo remédio que eu tomo que é o Syntroid, também tem o Puran e muitos outros.Eu usei um adesivo também, que era para proteger a cicatriz e tira uma vez por semana para trocar, usei por quase uns três meses.
      Bom, espero que você se recupere rápido e volte para me contar como está!Beijão Cris!

      Excluir
  62. Olá Fernanda! sou Zenilda (Zê), tenho 55 anos, moro em Anápolis-Go. Em agosto de 2012, descobri q tinha nódulos na tireóide. Fui na endócrina, exames, especialistas Cabeça/pescoço.Bem não era pra cirurgia, ainda! Retorno marcada pra agosto/2013, dia 01 estava no médico. Nova punção, dia 22/08 lá estava eu, com exames em mãos, diante do médico e o resultado Carcinoma Papilífero V. CANCER!! Cirurgia o mais rápido! Estava com uma filha do lado, ambas atordoadas, começamos a perguntar várias coisas ao mesmo tempo. Pra começar meu plano de saúde só cobriria internação e anestesia. Cirurgia quatro mil. Deus proverá, é o q sempre penso. Então, já que é pra ser rápido...falei com meu Deus, preciso de ajuda Senhor! Ele providenciou pra que todos os exames pré operatórios fossem feitos e dai dia 28/08, seis dias depois estava operando. Não tivemos tempo pra pesquisar sobre a tal teireoidictomia...rsrsrs
    Bem, aqui estou eu, com 11 dias de operada, me sentindo super bem. Achei seu blog, parabéns pela iniciativa, com certeza vc está sendo canal de benção pra muitas vidas! Senti aqueles incomodos da anestesia, internei pelas oito da manha, a cirrugia foi pelas 15 horas. Fui pro quarto pelas 17, tive alta na manhã seguinte. Bem mareada, fraca, pois ficara sem alimentar, beber água por umas 35 horas e então me deram uma papa, q não consigui saber de q mesmo era...rsrs Mas comi! A cirurgia foi em Goiânia, uns 70 km de Aps. A viagem me pareceu uma eternidade, so pensava em minha cama.
    Lendo tantos relatos, me certifico ainda mais que tive um tratamento vip da parte de Deus. MInha voz tá praticamente normal, doi só um pouquinho qdo engulo. Parece que há um pigarro q insiste em não descer...estou tomando muita água, água de coco, leite, iogurte, coalhada e comendo de tudo, claro q sem pimenta, coisas azedas ou "remosas". A cicatrização tá muito boa, de um lado o ponto já soltou um pouco.
    Está descoberto desde o segundo dia, lavo somente com sabonete e água, o alcool 70 receitado pra esterilizar, me deu alergia, passei uma vez e não mais.
    Faço compressas mornas, com cuidado pra não queimar. Tive dor de cabeça no segundo dia, talvez pq tenha conversado...não sabia q é bom se manter calado!
    Boa dica da fita(Micropore, né?) e tbém do Cicatrix...tomara q não tenha alergia.
    Na segunda, 09/09, retorno ao médico, q depois de Deus, confio plenamente nele; então saberei qdo farei a Iodoterapia, penso q por essas 3 semanas, como havia me avisado.
    Digo que não precisamos ter medo, ansiedades, isso só piora as coisas. Somos criados a imagem e semelhança de Deus, portanto é DELE todo trabalho de nos abençoar, curar, usar os profissionais que nos assistem. Nosso trabalho é de apenas confiar NELE, que tudo passa, tudo dá certo.
    Pelos relatos que li, sou a mais velha a postar aqui, estou em plena menopausa com seus desconfortos, mas nem assim me desanimo, desespero. To sentindo falta do pilates..buuaaa, Sei q ainda virão dias maus...mas tenho total confiança, q em todos eles Deus se fará presente. Podem fazer prova, todos vcs!
    Boa noite....bom domingo...bjos em seu coração. Deus abençoe vc e os seus queridos, sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Zê!

      E aí como está? Espero que bem, toda vez que leio um relato me volta o dia da cirurgia e tudo que passei.O pior de tudo foi a dieta para a iodoterapia, emagreci um pouco, pois era acostumada a comer muita porcaria e tive que abandoná-las por um tempo.
      Eu lembro que depois da cirurgia, eu sentia como se tivesse alguma coisa no meu pescoço, toda vez que eu falava ou ficava irritada, mas graças à Deus passou!
      Fico feliz que tenha encontrado meu blog, a minha intenção é ajudar e acalmar as pessoas que temem passar por uma cirurgia para eliminar um Câncer como foi o nosso caso.
      A vida vai voltando ao normal aos poucos, apesar da minha ainda estar lenta, por causa do hormônio, eu ainda acredito que um dia tudo voltará a ser como antes, sem cansaço, sem sono, sem frio, sem perda de cabelos... Aff, é tanta coisa!
      Obrigada pela visita e pelo seu relato.E vamos com fé, a vida não pode parar!Beijão e fica com DEUS!

      Excluir
  63. Olá Fernanda.
    Meu nome é valquria Santiago, tudo bem? Parabéns pela materia, abençoada seja vc e sua familia que colocou vc no mundo. Gostaria muito de te participar o tormento que estou vivendo nesse momento, sua oponião é muito importante pra amim. Ano passado descobrir que tenho hipertireoidismo e vários nódulos na tireoide,meu tsh, muito baixo, não sai de 0,01,meu medico não quer operar,nem fazer biopsia,diz que no resultado da cintilografia e ultrassom,não tem risco de câncer. Apesar de confiar nele tenho medo,porque todos que conheço, diz que o certo é fazer biopsia, e eu não tomo remédio nenhum, Agora depois de repetir todos os exames, ele ogora que fazer tratamento com iodo, sem cirurgia, diz que o iodo vai destruir todos os nódulos, inclusive os nódulos ramificados que se tornaram hiper funcionante. Será que eu deveria procurar um outro endócrino? Confesso que estou confusa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valquiria, que bom tê-la aqui no meu blog!

      Olha, pelo seu relato, se fosse eu , procuraria outro endocrino, de preferência indicação de alguém.Eu tinha um ginecologista que queria me operar de todo o jeito logo após que fiz a tireoidectomia. Aí fui em outro gineco, e ele me passou uns exames e um anticoncepcional para o cisto no ovário que tenho.E acho que fiz certo, imagina eu sair de uma cirurgia e já fazer outro, ele queria arrancar o meu dinheiro, já que o plano não cobria o tipo de cirurgia que ele ia fazer em mim.Por isso, te digo, se não está confiante no que esse médico te diz, vá em outro!!Beijos e boa sorte lindona!

      Excluir
  64. Foi Deus que me indicou esse blog, só pode. Estou há um tempinho pesquisando td sobre tireoidectomia, minha mãe tem consulta amanhã com a cirurgiã de cabela e pescoço... quando descobrimos que minha mãe precisaria operar entramos em desespero. Hoje corri com ela para o hospital pq estava passando mal e foi diagnosticado que ela está com sintomas de ansiedade, a médica receitou um calmante.

    Lendo tds esses depoimentos fico mais tranquila e consigo passar tranquilidade para ela. Fé em Deus que assim como vcs conseguiram passar por td isso acredito q minha mãe tb passar.a Agradeço muito pelo blog, Fernanda.

    Fiquem com Deus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, vc não disse o seu nome!

      Mas que bom que estão mais tranquilas... Fiquem calmas que vai dar tudo certo, a cirurgia é muito simples, eu também estava ansiosa para fazê-la na época que até começava a sentir uma bola no pescoço, tudo coisa da minha cabeça!Mas vão com fé, DEUS estará com vcs!Beijão!

      Excluir
  65. Boa noite Fernanda..
    meu nome é Marluci sou de Floripa tb :)
    Nossa depois de muito pesquisar sobre nódulos,categoria Bethesda, tireoidectomia, linfadenectomia cervical e mais uma infinidade de dúvidas, encontrei seu Blog e li sobre sua história e muitos posts de outras pessoas na nossa situação e admito estar sentindo-me um pouco aliviada, minha cirurgia esta marcada pra dia 3 de outubro com o Dr Gustavo que opera junto com seu medico ao qual tb consultei o Dr jalmir os dois sao muito bons.
    gostaria de fazer uma breve introdução do meu caso e minhas afliçoes. Bom desde o ano passado senti uma queda de cabelos e unhas quebradiças muito fora do normal e em abril deste ano por um acaso pedi ao medico pra prescrever um ultrason da tireoide pois pensei estar com sintomas de hipertireoidismo.. o medico disse que nao ia dar nada que meus sintomas eram falta de vitaminas, bom fiz o ultrasom e a surpresa 7 nodulos no lobo direito me assustei fui a dois endocrinos indicaram biopsia de 3 nodulos maiores resultado 2 benignos e um danadinho que deu inconclusivo minha endocrino indicou cirurgia pois veio lesao folicular categoria 3, me enviou a um cirurgiao este ja disse que eu deveria esperar e repetir a biopsia e fazer um novo ultrasom com doppler, bom apareram mais dois nodulos só q do lado esquerdo agora sao 9 ''filhotinhos'', na nova biopsia 2 voltaram benignos novamente e o ''danadinho'' aumentou para categoria 4, conclusao cirurgia sem duvida, cirurgiao me disse ''sua tireoide esta toda cheia de bolotas '' (ainda acho graça qnd lembro) esta inflamada inchada ou seja toda doente ainda funciona normal mas nao por muito tempo entao agora irei para cirurgia com muita FÉ em Deus espero que seja benigno, porém morro de medo de todo o precedimento tenho 25 anos nunca passei por uma cirurgia, tudo me aflige : anestesia, pós operatorio, resultado da biopsia adaptaçao com hormonio etc... mas como disse uma pouco mais aliviada depois de passar por aqui Obrigada pelas explicaçoes e por compartilhar pelo que voce passou, tem ajudado muitos a se tranquilizar... Desejo vida longa a todos nós Fé em Deus e a vida segue ..voltarei depois de minha cirurgia.. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marluci, que legal falar com alguém de Floripa!

      Com certeza estará em boas mãos, pois mesmo não senod o Dr. Jalmir o seu cirurgião, eles são ótimos.Minha cicatriz ficou perfeita, eu também nunca tinha feito nenhuma cirurgia, apesar de ser muito doente quando era criança.A parte que me deixou aflita foi na hora de acordar da anestesia, pra mim foi surreal!Após a cirurgia fiquei tão bem, que nem acreditava ser tão rápida a recuperação.A biópsia, como vc deve ter lido, teu tumor maligno,mas antes de operar eu já sabia pela punção feita.E quanto ao hormônio, esse sim tem me dado trabalho, ontem mesmo eu estava muito mal, com sono e não me aguentava em pé.Mas hj estou melhorzinha, deu ânimo até de responder aos recadinhos do meu blog!Espero que no dia 3 esteja tranquila, vai dar tudo certo e volte aqui pra me falar como foi!Beijos e fé em DEUS!

      Excluir
    2. oiieee... Fernanda ..voltei antes da cirurgia ..é amanha a tarde ;/ ainda estou nervosa..obrigada pela força, tenho fé e Deus é grande é pai e vai da tudo certo... sexta feira tento dar uma passadinha por aqui..relatar meu pós cirurgico...:D

      Excluir
    3. Oi Marluci!

      Imagino que hoje esteja fazendo 3 dias da sua cirurgia.Espero que tenha dado tudo certo e que sua recuperação esteja sendo boa.Manda notícias.Beijos!

      Excluir
  66. Olá Fe...vou contar um pouquinho da minha história: Meu nome é jakeline,tenho 29 anos e há uma ano atrás comecei a ter inchaços nos pés e mão,pressão alta e aceleramento dos batimentos cardíacos,depois de muitos exames descobri que estava com hipertireoididmo...fiquei fazendo tratamento com tapazol e atenolol para acalmar os batimentos,seis meses depois comecei a ter inchaços novamente,queda de cabelo absurda e os batimentos descontrolados,fiz mais uma bateria de exames e voltei ao endócrino e ele me disse que eu estava com hipotiroidismo,mas pra minha surpresa quando eu fia a ultrassom ele encontrou um nódulo de 2,5 cm pediu para que eu fizesse uma punção e uma biópsia para ver se vai ser cirúrgico ou não...Isso foi a semana passada,desde este dia eu perdi o sossego...quando eles pedem biópsia é por que suspeita de câncer? Estou morrendo de medo da punção também,dói muito amiga? Já chorei demais estou com muito medo! Queria poder voltar o tempo e nunca ter conhecido esta doença,perdi minha qualidade de vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jake, não se preocupa com a punção, é tranquila, vc não sente nada e esse exame só serve para garantir que não é nada de ruim.Fique tranquila e chorar e normal quando estamos mais frágeis, só não fica pensando coisas ruins.
      Realmente o hipotireoidismo é chatinho, mesmo depois de alguns meses eu ainda sofro com isso.Mas temos que ter paciência pra resolver tudo isso.
      Se cuida e tenha fé em DEUS SEMPRE!

      Beijos!

      Excluir
  67. olá Fernanda,
    Meu nome é Jerusa,tenho 32 anos,3 filhos e ainda quero mais... No ultimo de 02 de setembro realizei uma tireoidectomia radical, felizmente tudo correu bem, acredito que o antes é até mais difícil que o depois. Estava somatizando os problemas e isso estava se tornando maior do que realmente era.
    Agora estou na expectativa se precisarei ou não do tratamento com iodoterapia.
    Estou mais tranquila e preparada para a vontade de Deus em minha vida. Posso dizer que a fé , a esperança e a busca são cruciais para a recuperação e cura do ser humano, relato também que tudo isso tem me ensinado muito, tenho percebido o que realmente é prioridade em minha vida e o real valor das coisas, das pessoas. Agradeço pelo blog, forte abraço...

    ResponderExcluir
  68. Oi sou Fernanda, fiz a cirurgia dia 09/09, anestesia tranquilo...tive incomodo e tenho até hj no engolir tive uma tosse com dor no peito tipo uma secreção presa, no dia seguinte tive alta n tenho dreno acho q foi colado, na primeira noite em casa vomitei acho q só a secreção ai melhorou as dores no peito.Tenho pouca secreção mas ainda sinto,estou na expectativa da biopsia a tambem sinto dores na nuca mas tomo um analgesico e resolve, o corte está dolorido apenas de um lado.espero ajudar pq tambem tinha muito medo.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiu o resultado da biopsia não irei fazer tratamento de iodo, deu benigno mas agradeço o seu blog e se puder ajudar estou as ordens Deus abençoe a todos.Fernanda Gomes

      Excluir
    2. Oi Fe!

      Que bom que sua biópsia foi normal, isso é ótimo!Agora é só se cuidar direitinho e tudo volta ao normal.

      Grande abraço e fica com DEUS!

      Excluir
  69. Boa tarde,Fernanda
    Meu nome é Joceline e vou passar pela cirurgia de tireoidectomia total devido um cancer na tireoide..Vi sua história e fiquei mais tranquila,pois confesso que estou com bastante medo..No proximo dia 07-10 estou na cirurgia...Estou aflita..Mas ja entreguei nas maos de Deus e vai dar tudo certo..Grande beijo florzinha.. Se cuida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joce!

      É chato descobrirmos ter câncer, mas felizmente isso se resolve com a cirurgia e o iodo.A cirurgia é tranquila, não fique aflita, faça uma boa oração e confie no seu médico, isso é importante.
      Desejo boa sorte e fique calma, vai dar tudo certo, Deus estará com vc!Beijos!

      Excluir
  70. Oi Fernanda! Volto ao seu abençoado blog pra dar Toda honra, toda glória e todo louvor ao meu Deus!! Fiz a tireodictomia total dia 28/09/13, o resultado da biópsia saiu dia 09/09...NADA DE CANCER!,,,Nada de iodo!!! Minha recuperação já estava muito boa, depois disso então, estou muito bem disposta, ainda de repouso, pq afinal fora feito um corte grande internamente, por fora é só 5,5cm. O Puran T4(estou tomando o 75) será meu companheiro pra toda vida!
    E qto a vc, minha querida, não desanime, tenha fé em Deus. Neste mundo estamos propensos a enfermidades, dias maus; mas se escondendo sob a poderosa mão do Senhor, tudo passa. E, com certeza sua iniciativa de fazer este blog não é vã, está ajudando muitas pessoas. Fique frme. Faça seus projetos, sonhe...acontecerão. Deus abençoe vc e toda sua casa. Bjo em seu coração. Zê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zenilda!

      Fico muito feliz por vc, pela sua recuperação e pelos resultados terem sido negativos para o câncer, isso é ótimo!
      Com certeza quando entregamos nossas vidas nas mãos de DEUS ele mostra que somos capazes de lutar e vencer qualquer obstáculo, minha fé é inabalável.
      Os meus sonhos e objetivos estão se realizando e um dos principais agora é acertar na dose do hormônio e reduzir o nível de TSH no meu sangue, que se está alto me deixa muito mal.Fora isso, vamos seguindo em frente, com fé em DEUS e amor no coração.Saúde pra nós amiga!Beijão!

      Excluir
  71. Olá Fernanda, realizei a cirurgia de tireoide no dia 10/09, estou aguardando o resultado, mas digo a você que é tudo muito estranho... Tive enjoos nos primeiros dias e também dores, mas agora é somente o processo de cicatrização, somente sinto uns calafrios e dores na região da cirurgia, mas o médico disse que é normal pois o organismos está se adaptando. É o que eu espero. Vamos vê! fico feliz em saber que temos algo em comum e principalmente com quem compartilhar, pois nem todos sabem o que é isto tudo. Logo darei noticias, irei ao médico no sábado e saberei o resultado. Ah! O falar tá um pouco estranho, mais é porque fico com receio de falar um pouco além do que posso.
    Bjs... Att. Natália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália!

      Realmente é tudo muito novo pra nós, depois que fazemos a cirurgia, o corpo muda um pouco, as coisas demoram a um pouquinho a se ajustar, no meu caso até hoje, depois de quase um ano eu ainda procuro ajustar meus remédios... Espero que a biópsia tenha dado normal, sem maiores surpresas.Beijos pra vc e desculpe a demora em responder eu estava na correria de provas da facu.Fica com DEUS!

      Excluir
    2. Oi Fe, a biopsia deu maligno, terei que fazer a iodoterapia já comecei a dieta, várias restrições. Estou um pouco deprimida, meu marido e minha mãe estão sendo maravilhosos, mas sei lá, não é suficiente é uma angústia... Estas idas e vindas dos médicos me deixa angustiada. Mas sei que é para o meu melhor.
      Bjs, fica com Deus.
      Natália

      Excluir
    3. Oi Natália!

      Desejo força para que vc vença tudo isso como eu venci!Terá que excluir algumas coisas para manter a dieta certinha, mas vale a pena.É normal se sentir angustiada e preocupada, mas isso vai passar.E me acostumei a ir ao médico toda hora, quase todo mês, pq tive um ano cruel, muito sono e cansaço.Mas isso não quer dizer que vai ser assim com vc, cada pessoa reage de uma maneira.
      Fica firme na dieta e boa iodo!Beijão e boa sorte!

      Excluir
  72. Bom dia, Fernanda! Tudo bem contigo?
    É a Cristina... Deixei meu relato em maio, aquela que fez adenomastectomia bilateral e que teria que fazer a tireoidectomia.
    Bom como eu já havia comentado não iria poder fazer a cirurgia de imediato por causa da carência do meu plano de saúde, então ficou para agosto. Mês passado como combinado fui ao médico preparada para marcar a cirurgia com todos os exames pré-operatórios em mãos, mas o médico resolveu pedir uma ultrassom mais recente antes de encaminhar o pedido para o convênio, e qual não foi a surpresa....apareceu mais um nódulo, mas por outro lado todos os outros tiveram seus tamanhos diminuídos. Meu médico sugeriu então que esperássemos mais um pouco e enquanto isso fará acompanhamento, já me deixou com as guias para refazer os exames de sangue e outro ultrassom em janeiro e então retornar com ele.
    Ele me deu a escolha e disse que se eu não me sentisse a vontade poderia retornar com ele antes de janeiro e poderíamos marcar a cirurgia, mas resolvi seguir seu conselho e esperar mais um pouco, já que minha tireoide funciona direitinho e o resultado da punção que fiz os nódulos eram benignos (embora tenham sido puncionados apenas 2 nódulos quando ainda eram apenas 3).
    O médico foi bastante sincero e disse que só poderá ter certeza de que não há nenhum “cancerzinho” escondido em algum dos nódulos através da cirurgia, e que sim em algum momento ela será inevitável.
    O que você acha, estou fazendo bem em esperar mais um pouco ou deveria pedir para fazer a cirurgia logo ou pedir de repente uma segunda opinião médica?
    Aguardo ansiosa sua opinião!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Cristina!

      Tudo bem?Eu lembro do seu caso sim, e por sinal vc é uma guerreira!Bom, diante de tudo que vc me relatou, o mais importante é saber se vc tem total confiança no teu médico, caso sim, deve proceder como ele pediu.Mas caso, vc não tenha plena confiança de que ele seja um bom médico, deve sim procurar outro médico e pedir uma segunda opinião,apesar dos médicos não gostarem dessa história de ficar pedindo opinião quando já se tem um médico. Mas acredito que vc deva esperar, porque Janeiro daqui a pouco está aí!E também pq a punção não deu nada de ruim... Mas a escolha é sua né?Vai pelo que teu coração mandar e o mais importante de tudo é vc acreditar no médico que te acompanha.
      Espero que vc decida pelo melhor, mil beijos e fica com DEUS!

      Excluir
  73. olá Fernanda meu nome é Rita, fiz a extração total da tireóide, este mes faz 1 ano, bem estou tomando Puram 100mlg,confesso que me sinto diferente de antes pois tenho muito sono, caimbras de leve, resumindo tento olhar para min e comparar eu antes, Me acalenta que terei retorno no médico este mes , antes farei o exame , e vou conversar com ele sobre isso.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rita!

      Acho que a pior parte da doença da tireóide é vc fazer a cirurgia e ter que tomar remédio pela vida toda e saber que isso demora a se ajustar, já vai fazer uma no da minha cirurgia e ainda tenho hipotireoidismo muito forte.Estou sobrevivendo!Beijão!

      Excluir
  74. Olá Fernanda :)

    Me chamo Simone, sou de João Pessoa/PB e dentre tantas buscas sem resultados achei teu blog. Sabe uma luz la no fim do túnel, foi isso que eu senti quando comecei a ler. Alguém que passou por algo que você esta passando e que além de entender um pouco do assunto ainda é atenta e carinhosa com as pessoas. Parabéns :) Bem, sou mais uma dessas pessoas que procuram pelo menos um carinho através de palavras. Descobri tratando de uma gastrite que não curava nódulos na tireoide, depois de exames e mais exames descobri que tenho vários deles e que vou ter que retirar toda a glândula. Minha intervenção cirúrgica está marcada para a próxima segunda (14/10). Estou me sentindo tão pequena diante deste fato, mesmo já tendo passado por outra cirurgia a exatamente um ano ( Retirei a vesícula ) é como se fosse a primeira vez. Tenho milhões de dúvidas, meu cirurgião já me tirou várias delas, mesmo assim é como se eu precisasse ouvir mais sabe? :( Estou preocupada com o pós operatório, com a questão da reposição hormonal, com o aumento de peso, com a alteração emocional e ainda mais preocupada com relação ao dias de licença médica, o meu médico quer me dar trinta, mas por causa do trabalho, to na dúvida. Enfim, dentre tantas preocupações que não daria pra citar aqui, essas são as mais simples !!! Desde já te agradeço muito por mim e por todas as leituras que você faz aqui . Que Deus te abençoe grandemente :) :) :) Um beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Simone!

      Fico muito feliz em ler suas palavras e saber que estou( juntamente com meus amigos aqui do blog) ajudando mais e mais pessoas que procuram por informação.
      Bom, gostaria de dizer à vc que não fique tão aflita, achei a minha cirurgia tão simples e a recuperação tão rápida que parecia que nem tinha feito nada.Não tive dores após a cirurgia, apenas desconforto.Meu emocional estava um horror, talvez pq eu tinha descoberto que estava com câncer e ainda por cima antes de tudo isso, estava sofrendo de depressão que hoje eu ainda trato.
      Meu peso aumentou pq fui relaxada, casei e comecei a comer muito lanche com meu marido e aí ferrou, estou com uma barriga de dar inveja em muitos gordinhos!!
      Já vai fazer um ano que fiz minha cirurgia e posso dizer que a reposição hormonal foi uma das piores partes de tudo isso pra mim, pois passei um ano caindo, com sono, frio, fraca e sem ânimo pra nada, mas parece que agora meu médico acertou, estou começando a me sentir a Fernanda que um dia eu fui!
      Não se preocupa, vai dar tudo certo, fé em DEUS, confiança no seu médico e o carinho da tua família serão essenciais nesse momento!Desejo que vc fique bem e volte pra me contar como foi.Beijos minha querida e vai com fé

      Excluir
  75. Olá Fernanda! Estou voltando para dizer o resultado da minha ultrassom de tireóide: LOBO ESQUERDO: Apresenta ecotextura heterogênea e um nódulo com seguintes características: Nódulo hipoecóico,homogêneo,,de contornos imprecisos,sem halo,medindo 2,0x1,0x0,76 localizado no polo superior e sem vascularização ao POWER DOPPLER...Me deu a entender que é maligno...é isso mesmo? Vou fazer a punção na próxima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jake!

      Olha só, vc fez um ultrassom e pelo que eu entendi vc realmente tem um nódulo , mas não diz que é maligno.Isso vc só vai saber com a punção, mas não fica pensando besteira antes de ter certeza.
      Pensamento negativo atrai coisas negativas. Por isso, pense positivo!!
      Relaxa que por enquanto não dá pra ter certeza de nada. Beijos e boa sorte na punção.
      Volta aqui pra me falar como foi!Beijos e fica com DEUS!

      Excluir
  76. Oi! Estou hj no hospital para tireoidectomia , estou esperando vir me buscar rsrs q ansiedade e medo.medo de sentir muita dor, e de ficar sem voz. Quero poder pegar logo minha bb de 5 meses no colo. Meu nodulo tem 1,3 cm a gracas a deus os linfonodos na cervical deram benignos. Espero q corra td bem. Adorei ter um blog para conversarmos a rrespeiti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!

      Espero que sua cirurgia tenha sido tranquila e que sua recuperação seja boa!Beijos e depois quando estiver melhor venha me contar como foi!Se cuida!

      Excluir
  77. Olá. Gostei bastante das informações do blog, acho muito legal cada um compartilhar suas informações sobre a tão temida doença, pois assim nos confortamos.....Fiz a cirurgia para a retirada total, pois estava com dois nódulos, onde foi constatado o câncer maligno.Hoje fez 19 dias, porém, ainda sinto muito enjoou e tontura, alguém ficou assim? será que é normal? Estou com pigarro na garganta, um gosto ruim, isso é normal? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, td bem com vc? Espero que sim!

      Olha, eu senti tantas coisas depois da cirurgia que não saberia te dizer o que era realmente sintoma e o que era psicológico, mas o melhor de tudo é que passou e hj vejo que todos que passam por isso são vencedores!
      Desejo melhoras na sua recuperação e não se preocupe, pq eu tive alguns sintomas, como pele repuxada, voz fraca e cansaço por alguns meses então, acho que é normal.

      Beijos e se cuida!

      Excluir
  78. olá, também fiz a cirurgia da tiroide, em setembro de 2012, no Hospital de Caridade .. o resultado da biopsia foi benigno, fiquei bem feliz, mas até hoje não consegui regular a dosagem do hormônio, estou a cada dois meses fazendo exames.. mas ainda não consegui regular, segundo os médicos é normal!..,.. gostei das informaçoes do blog! beijos

    ResponderExcluir
  79. No final, somos humanos e nossos medos muitas vezes nos aprisionam!
    Bom poder dividir com outras pessoas estes medos e ver que, em muitos casos, um boa conversa ajuda muito!
    Tirei minha tireoide dia 18/10. Estou em casa, passando relativamente bem, depois de muita angústia e medo do que teria que passar. Dor na garganta, no corte, para engolir, vai passando... eu espero! rsrsr
    A cirurgia foi bem, mas a tosse e a tal secreção incomodam bastante. Também está melhorando aos poucos.
    Não tive problemas de voz e o cálcio ajudou com os formigamentos (leves). Estou tomando Puran.
    Medo: muitos. Ainda tem o resultado da biópsia e a tal iodoterapia.
    Tenho preocupação com possíveis mudanças e instabilidades, devido a adaptação ao hormônio sintético.
    De tudo isto fica uma certeza: juntos somos mais fortes!
    Poder dividir as angústias ajuda muito.
    Infelizmente, os médicos, mesmo os bons, não dão conta de tantas dúvidas...
    Mulher pensa muito...rsrsrs
    Obrigada pelo espaço! Valeu, Fe!

    ResponderExcluir
  80. Ah! Meu nome é Márcia e moro em Balneário Camboriú/SC. Terra linda!

    ResponderExcluir
  81. Nossa, voce não sabe o quanto me ajudou, estou numa angustia tremenda, nao consigo durmir muito menos comer, fiz a punção espero que nao dê nada, mas se der tenho certeza que tudo ira dar certo, bjs Fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vc não me disse seu nome...
      Mas fique tranquila quanto à punção, não dói nada e não fique pensando besteira antes de sair o resultado!!Espero que volte aqui para nos contar como foi...
      Beijos!

      Excluir
  82. Olá Fernanda, parabéns pelo blog!!! Gostaria de dividir contigo minha experiência até o momento...Estou em repouso, hj completa 9 dias de minha cirurgia (tireoidectomia total) retirei toda a tireoide pois tinha 1 tumor chamado neoplasia folicular com uns 3cm e mais dois inconclusivo e bem pequeno. Voltarei ao cirurgião sexta feira para a retirada dos pontos e revisão. A cirurgia foi muito tranquila, apenas nos primeiros 7 dias sentir muita dor ao engolir, mas a cada dia vem diminuindo, a única coisa que está me incomodando muito é me sentir muito cansada mesmo estando em repouso, sei que pode ser por causa do hormônio, estou tomando Puran T4 100mg, mas todos dizem que demorar a ajustar, fazer o quê né? é só aguardar mesmo!
    A ansiedade agora é pelo resultado do histopatológico, torço para que seja benigno, mas se não for é partir para a iodoterapia e vida que segue!!!
    Só gostaria mesmo de não engordar tanto, ô coisinha chata né?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy!!

      Que bom que vc já está em casa e se recuperando da tireoidectomia.Eu particularmente fiz dessa cirurgia um bicho de 7 cabeças, mas é tranquilo mesmo! Quanto a iodoterapia é mais tranquilo ainda, o chatinho é ter que ficar longe das pessoas, e principalmente fazer a dieta, eu sofri bastante por não poder as porcarias que costumo comer,hehehe!!
      Quanto a engordar, eu acho que eu estou acima do peso por conta da minha má alimentação mesmo, do contrário, nem teria engordado por causa do problema na tireóide.
      Não se preocupe quanto ao resultado da sua biópsia, vc pode estar sofrendo sem necessidade, eu sei que é difícil segurar a ansiedade, mas fica tranquila...
      Volta aqui no meu blog pra me contar mais do seu tratamento, isso ajuda muito as pessoas que por aqui passam procurando informações.

      Mil beijos e se cuida!!

      Excluir
    2. Olá Fernanda, estou muito aliviada, o resultado da biópsia deu adenoma folicular para os 3 tumores, portanto não será preciso a iodoterapia, apenas ajustar o hormônio, estou ainda me sentindo cansada e com dificuldade para falar em tom normal, mas já estou fazendo a fonoterapia, pois sou professora e minha voz é meu instrumento de trabalho, estou ficando preocupada, mas espero que os exercícios surtam efeito logo. De resto recuperação normal. Torço mesmo para não engordar, daqui há uns 2 meses te darei notícias de minha recuperação novamente ok? Abraços e mais uma vez parabéns por sua iniciativa do blog, com certeza tens ajudado muita gente.

      Excluir
    3. Oi Josy!

      Que bom que vc está bem e não precisará da iodo, eu não tenho boas recordações de quando fiz esse tratamento, eu enjoei muitoo!
      Não se preocupe com a sua voz, eu também fiquei alguns meses com a voz fraca e achava que não voltaria ao normal, mas graças a DEUS voltou!!Não precisei fazer fono...
      Não se preocupe, pq já vi que engordar é problema de comer mesmo e não da tireóide, eu não consigo emagrecer, pq não faço nenhum exercício, sou muito sedentária.Assim não emagreço mesmo, meu marido vive fazendo lanche em casa e me levando pra comer fora, ele me boicota, mas não tá nem aí se eu estou cheinha!Hehehehe!
      Mande notícias, estou torcendo por vc!Mil beijos!

      Excluir
  83. Roseni- 35 anos... Blumenau (SC)


    Fernaaaaanda.... Seu blog é ma-ra-vi-lho-so... Além das informações técnicas... Ele mostra todo o lado humano... vulnerável que temos... numa mistura de medo e esperança, quando estes diagnósticos caem de paraquedas em nossa vida!!!
    Eu estou nesta angustia desde janeiro de 2012 quando um clínico geral concluiu por "achismo" que eu teria um nódulo na tireóide (mas eu havia ido lá procurá-lo por outro motivo)! Mas ele sabia que eu faço tratamento contínuo por causa do hipotireoidismo e fez esta relação.
    A princípio pensei que o médico estava maluco... pois fiz aquele exame do bem estar de engolir saliva e com o auxílio de um espelho tentar visualizar algum nódulo...Não consegui apalpar nada...
    Então... Fiz o ultrassom que o médico solicitou e para minha surpresa estava lá o tal nódulo do qual ele desconfiou...
    Depois disso fui encaminhada para uma endocrinologista que disse que o que eu tinha não era nada e que 40% das mulheres adultas possuem nódulos e eu não deveria me preocupar...
    Não conformada com a resposta daquela médica que parecia mal humorada naquele dia... voltei ao clínico geral (do começo da história) e ele me encaminhou para outro endocrinologista....
    Este no entanto pediu para que eu fizesse uma PAAF...
    E quando saiu o resultado foi diagnosticado: resultado indefinido para nódulo hiperplásico ou neoplasia folicular.
    Depois disso fui encaminhada para um médico cirurgião de cabeça e pescoço e ele solicitou mais um ultrassom... mas desta vez com doppler...
    E a conclusão dele foi de que necessito SIM de cirurgia...
    Mas a última consulta foi dia 18 de outubro de 2013... mas como todo este processo ocorreu pelo SUS... minha cirurgia ficou marcada para 06 de março de 2014...
    Caramba!!!!.... Depois desse longo período de espera em relação aos exames e retornos de consultas (num total de 1 ano de 10 meses)... ainda serão longos meses de espera para finalmente realizar a cirurgia!!!
    O pensamento que tenho é de tentar esquecer que tenho essa cirurgia para fazer em março de 2014... mas sou humana e como citei no início do texto estamos vulneráveis entre o medo e a esperança....

    Fernanda.... Eu super agradeço por ter a oportunidade de ter encontrado a sua história e a de tantas pessoas... e poder compartilhar a minha!
    Continue sendo esta pessoa incrível que tira seu precioso tempo pra dar atenção, informação e alento para pessoas que tanto precisam!
    Parabéns de verdade.... Fooooorte abraço!!!
    Ah... não tenho blog.... mas se por acaso quiser me adicionar no face... vou ter o maior prazer de adicioná-la... é só procurar por: Roseni Rodrigo Igor
    Fique com DEUS.... e até mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roseni!!

      Então, vejo que vc sofreu um pouco indo de médico em médico até falarem alguma coisa com certeza pra vc.Bom, eu tive mais sorte, pq o médico que eu fui achou esse nódulo e descobriu que eu tinha logo de cara!!E eu também fui consultar com outra queixa , nada a ver com a tireóide.
      Bom, eu penso que vc deve ficar tranquila, esperar a cirurgia, tentar não ficar ansiosa, senão poderá engordar, se descontar na comida como eu faço,hahahaha!
      E a cirurgia em sí é tranquila, só incomoda um pouquinho nos primeiros dias, mas dor mesmo eu não senti, acho que ninguém sentiu dor até hoje, só os movimentos do pescoço que ficam um pouco travados nos primeiros dias...
      E março está logo aí, aproveita bem o verão, vai à praia, tomar sol, coma coisas que tenha vontade e curta bastante, porque eu não pude pegar um solzinho sequer no verão passado e foi muito ruim, minha cirurgia foi em novembro...
      E se precisares de mim, me chama no face ou deixa recadinho.

      Obrigada por ser minha nova amiga!!Beijos e fica com DEUS!

      Excluir
  84. Olá, pessoal!
    Eu sou a Márcia, de Camboriú, e citei aqui o meu caso no dia 23 de outubro.
    Agora já sei que os nódulos eram benignos, graças a Deus! Tinha um diagnóstico, como o de muitos, inconclusivo, o chamado Bethesda IV.
    Fica aqui uma consideração, já feita por outros colegas deste blog: porque ainda temos que sofrer tanto com diagnósticos que não são conclusivos e ficar sem a tireoide, mesmo com ela funcionando 100%?
    O estresse da cirurgia, o medo de ter um câncer, de passar por iodoterapia, de engordar, ficar com o emocional destruído e tudo mais...
    UFA! Espero que possamos ter mais pesquisas na área para que menos pessoas passem por todo este sofrimento.
    Passado o susto maior, já estou com 14 dias de pós-cirurgia, fica um consolo: a recuperação não é tão problemática e, como diz meu médico, que além de ótimo profissional é bem humorado, no final ainda emagreci.
    Quanto? Os 10 gramas que pesava a tireoide!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia!

      Que bom que está bem e que a biópsia foi tranquila... Não vai precisar fazer iodo e o problema já está resolvido, agora só acertar a dose do hormônio.
      Realmente falta muito empenho de pesquisadores nessa área do corpo que tem causado tantos problemas à nós.Por isso, resolvi fazer este blog, pq quando estive doente, não sabia de nada, fui descobrindo aos poucos e vi a necessidade de ter informação sobre o câncer de tireóide.E está dando certo, sei que tenho ajudado muitas pessoas e tenho feito amizades, isso me deixa mega feliz!
      Bom, espero que vc fique 100% boa! Mil beijos e se cuida!

      Excluir
  85. Ola Fernanda, foi otimo ter encontrado seu blog, e pessoas com o mesmo problema. Sou a Sara e Estou com minha cirurgia marcada para dia 06, quarta feira e estou seguindo com fé, medo?? é claro q vem, mas tenho uma filha de quase 10 meses e e amor e a vontade de ter saude e vê-la crescer é muito maior q o medinho q venho sentindo..Coloquei o meu Deus na frente e seguirei confiante!! Volto aqui pra contar como foi!! Abços

    ResponderExcluir
  86. Ola querida fernanda,
    tenho 25 anos e descobri que estou com um nodulo maligno na tireoide, ja fiz a punção que revelou carcinoma papilifero!
    Gracas a Deus estou me acalmando mais com seu blog, pois as duvidas e medos não me deixam em paz!
    sou de Salvador Bahia e queria saber se alguem tem alguma indicação medica por aqui,agendei uma consulta para proxima terça feira com um cirurgiao,, depois volto para dar mais informações!
    muitos beijos e fiquem com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida, vc não me disse o sue nome.

      Eu imagino o susto que vc levou ao saber que está com esse problema, eu senti na pele o medo, a angústia, o desconhecido e muitas dúvidas.Mas graças a DEUS passou e com vc será o mesmo.Tire proveito disso, ame mais, aproveite mais os pequenos momentos que as vezes parecem insignificantes, mas que de agora em diante vc verá com outros olhos, pelo menos comigo foi assim.Aprendi a dar valor ao que realmente importa, fiquei com medo de morrer(medo bobo) mas isso passa pela cabeça da gente, não tem como impedir.Mas tudo passa...
      Desejo que vc se acalme e veja meu exemplo e supere tudo isso como eu fiz.Que sua cirurgia seja tranquila, procure um bom cirurgião, com referências, isso é muito importante.
      Vou pedir à DEUS por tua saúde, assim como peço por todas as pessoas que por aqui passam e volta pra me contar como foi... Ah e não esquece de me dizer o seu nome.

      Beijos de Floripa!!

      Excluir
    2. Oi me chamo Ana e sou de Salvador.Fiz minha cirurgia com Dr.Claudio Rogerio ele atende no ed.louis p
      Pauster no itaigara.El e muito competente,confio hnele de olhos fechados mina cirurgia foi otim minha cicatriz esta perfeita.O que me deixou pessima foi a falta do hormonio.Se tiver alguma duvida pode perguntar.Operei em abril deste ano.Boa sorte!

      Excluir
  87. Bom dia Fernanda!
    Hoje fazem 15 dias da minha cirurgia, estou me sentindo muito bem, os furinhos dos drenos logo cicatrizaram a cirurgia também, somente fiquei com um cordão duro acima na cicatriz por dentro mais ou menos um dedinho e no gogo um pouco maior. Volto ao médico dia 11/11 creio que por motivo de agenda dai serão 20 dias pra tirar os pontos e saber o resultado da biópsia. Mas dou graças
    a Deus por não sentir nada de estranho, somente tomei um vidro de cálcio e anti-inflamatório, e não estou tomando hormônio até o momento. Sinto desde segunda dia 4/11 uma leve dor de cabeça do lado direito trazendo para a face que acredito não ser nada. Aborreço-me com esse cordão duro que as vezes parece que me enforca; no mais quero esperar dia 11 sem ansiedades e com fé que Deus está no comando de tudo em nossas vidas e que Sua vontade é soberana.
    Beijos de Monsenhor Paulo MG.

    ResponderExcluir
  88. Olá Fernanda! Sou a Dayane e moro em Jaú, interior de SP, descobri hoje uma lesão folicular na tireoide, terei que operar, a princípio a cirurgia é parcial, há só um nódulo no lado direito, mais o médico disse que se julgar necessário, fará a remoção total. Já não sei mais se eu estou com medo ou angústia, pois a gente nunca imagina que vai passar por algo do tipo, só de imaginar que pode ser algo maligno eu entro em desespero. Graças a Deus encontrei seu blog e estou conseguindo ver que não é assim um bicho que sete cabeças, muitas meninas já comentaram acima que é tranquilo, tenho só 23 anos e não quero ficar com sequelas na minha voz, pois eu canto... =(
    Vou começar a fazer os exames pré-operatórios na semana que vem, aí vou te contando o decorrer dos fatos! Graças a Deus temos um Hospital aqui em Jaú que é referência mundial no tratamento de câncer (se esse for o caso), é o Hospital Amaral Carvalho, que é onde vou ser operada.

    Conto com seus pensamentos positivos e te desejo que se recupere mais a cada dia!
    Beijos e obrigada pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Day!!

      Não se preocupa não, vai ser mais fácil que extrair um dente.Realmente a recuperação é tranquila, não dói nada.A voz fica fraquinha alguns dias, pode levar até mais de um mês, mas volta ao normal, o mais importante é ter saúde e com certeza vc não vai precisar parar de cantar por causa disso.É normal ficar angustiada, com medo e ansiosa.Nossa!! Eu lembro de tudo que eu passei toda vez que venho aqui no meu blog compartilhar minha experiência!!Hoje vejo que não foi nada, que sou forte e que tinha um propósito, o de ajudar as pessoas de alguma forma.
      Fica tranquila que vai dar tudo certo!Muita fé em DEUS sempre!

      Beijos e volta aqui pra me contar como foi!

      Excluir
  89. Olá Fernanda! Tudo bem?

    Sou Julieta de Monsenhor Paulo MG

    Dia 11/11 fui retirar os pontos e saber o resultado da biópsia, deu sugestivo para carcinoma papilífero, variante folicular no lado direito e no esquerdo deu carcinoma papilífero. Agora espero o exame de imunofenotipagem para confirmação do diagnóstico.
    Agora é só aguardar e confiar que Deus nos fortalece a cada dia. Obs. Ainda não sinto a falta dos hormonios e meu médico não vai me repor até chegar o resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julieta, td bem?

      Acho que sim né?Porque apesar do resultado da tua biópsia não ter sido muito legal, nós duas tivemos o mesmo problema, eu já resolvi o meu e com certeza com vc também será assim!
      Fé sempre, se cuida e mil beijos!

      Excluir
  90. Oi Fernanda!!
    Sou Fernanda (Portugal), e voltei para falar que a minha cirurgia foi um sucesso!!!.
    Tive alta ao segundo dia, mas ao terceiro tive que voltar ao Hospital para injectar duas doses de cálcio, e então passei uma noite muito difícil, a falta de cálcio é normal porque ao retirar a Tiroide muitas vezes retiram também as glândulas paratiroides que segregam o cálcio ou então elas ficam abaladas e só depois passado alguns dias elas voltam a trabalhar.
    Já passou um mês, continuo a tomar cálcio uma vez por dia, a cicatriz ainda está dura mas estou a aplicar um creme para ajudar a uma melhor cicatrização, estou também a tomar uma substituto da Tiroide (Letter), e tenho uma vida perfeitamente normal.

    Mas a minha maior alegria é que estou a falar!!!!. Quando estava há espera de ser operada coloquei junto da cama uma caneta e papel para poder comunicar!... E pensei!!! «Bem quando eu acordar da cirurgia vou logo tentar fazer o teste para ver se não fiquei sem voz». Mas quando voltei vinha tão molinha e meio com sono que nem me lembrei,....entretanto a minha filha veio e fez umas perguntas as quais eu respondi normalmente e sem alterações na voz, nem me lembrou do teste, só depois de ter falado bastante é que percebi.....Hahahahaha já falei e nem me apercebi!!!! Meu Deus falar é tão natural!!! Só me apetecia chorar com tanta alegria.
    Agora estou bem e agradeço a Deus.
    Obrigada Fernanda pelo Blog, ajudou a minimizar a angústia e medos que sentia, e que não tinham razão de ser. Que Deus te dê tudo de bom nesta vida.
    Beijssss
    Fernanda Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê, que bom ter notícias boas de vc!

      Viu só que a cirurgia e a recuperação são bem simples? Quando eu fiz a cirurgia eu tb tinha o maior medo de não falar mais como antes, mas já saí falando da sala de recuperação, mesmo estando sonolenta, porque o enfermeiro que me levou para o quarto parecia um tagarela, falava bastante!!
      Espero que continue sua vida normal, que tudo dê sempre certo pra vc e muita luz no seu caminho!

      Beijão!

      Excluir
  91. oi Fernanda, como vai?

    Meu nome é Sandra, no dia 04 de outubro recebi o resultado de minha punção, e dia 06/11 agora fiz a cirurgia, confesso que seu blog tirou muitas duvidas me ajudou muito, dia 18 vem o resultado da biopsia ai vou saber se vai ser preciso e quando fazer a iodoradioterapia, ainda estou me recuperando, ma até que foi tranquila a cirurgia, ainda nao retirei os pontos, obrigada pelo seu blog e sua atenção com todas que e escrevem..bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra!!Que bom que encontrou meu blog, e espero que a sua recuperação continue boa e com certeza a tua cicatriz vai ficar bem discreta, assim como a minha.
      Espero ter ajudado e continuar ajudando vc e muitas pessoas.
      Beijos e fica com DEUS!

      Excluir
  92. Olá Fernanda,

    Boa noite.

    Estou escrevendo para agradecer. Seu blog me ajudou muito. Fiz a cirurgia na segunda-feira dia 11/11/2103. Na terça-feira tive alta e hoje foi minha revisão. O Dr. Evandro disse que correu td bem graças a Deus. Vou criar um blog tbm para assim como você, ajudar muitas meninas que estão apreensivas antes da cirurgia. Bjs, e mais uma vez muito obrigada.

    ResponderExcluir
  93. Olá Kelly!

    Que bom que deu tudo certo.

    Desejo melhoras!Beijão!

    ResponderExcluir
  94. Oi Fernanda, muito legal a sua iniciativa de escrever esse blog sobre a tireoidectomia, eu fiz a cirurgia dia 21/11/2013, faz poucos dias, na cirurgia deu tudo certo, tiveram de tirar uma paratireoide, a biopsia deu benigno, a recuparação está sendo boa, sinto o desconforto das caimbras e formigamento, pressão de cabeça, cansaço,...ainda não to muito bem, mas cada dia que passa me sinto um pouco melhor, daqui 10 dias tiro os pontos. A todos que precisarem passar por esta cirurgia fiquem com força e tranquilos que tudo correrá bem. beijos. Graciela.

    ResponderExcluir
  95. Olá Fernanda! Você sabe me informar o preço da cirurgia tireoidectomia, parde do hospital e médico?

    ResponderExcluir