terça-feira, 15 de abril de 2014

Notícias boas!

Oi gente!Saudades né?

Até que enfim consegui parar e contar um pouquinho sobre como anda a minha vida após o câncer de tireóide que tive em 2012 e o caminho que tenho percorrido para que a doença não volte.

Bom, deixa eu ver de onde parei... 

Acho que contei pra vcs que já acertei a dose de Synthroid, tomo 175mcg e mais o T3, que contém L-tirosina (100mg), Triiodotironina (35mcg) e Selenio quelado (100mcg) todo dia de manhã e me sinto muito bem, sem sono, sem cansaço, sem inchaço, sem HIPOTIREOIDISMO!

Falei também que iria levar uns exames no meu endocrino atual, mas... 

Meu doutor dessa vez foi desatento comigo, perguntei a ele sobre nova dose de iodo, se seria necessário, já que em abril completou um ano que fiz esse procedimento e ele disse que não.Levei meus exames feitos e meu TSH  estava em nível normal, aproveitei tb e fiz uns exames para ver se tinha Diabetes e deu tudo certo, nenhum probleminha pra resolver!
Perguntei ao doutor se por acaso não deveria fazer ultrassom ou outro exame para acompanhamento, no caso de alguma metástase (o terror de todos aqueles que passam por isso) ele também não deu muita importância e solicitou que eu voltasse em junho para trazer novo exame de TSH e tireoglobulina. Ele deu a entender que eu estava exagerando, que não tinha mais nada, mas não me contentei com o descaso para um assunto tão importante pra mim.Pois sabia de casos de pessoas que repetiam a iodo e queria saber se eu teria que repetir tb!!


Com tudo isso, esolvi procurar minha minha ex- endocrino, que desde o início foi muito atenciosa e só deixei de consultar com ela pq estava quase que impossível conseguir horário e meu tempo era precioso, pois estava em fase de tratamento do câncer.Falei com uma atendente lá da clínica onde ela está atendendo agora, que é particular, e  consegui depois de duas semanas que ela me atendesse pelo meu plano de saúde, aleguei que já era paciente em tratamento e acabou dando certo, na verdade eu não menti!

Marquei a consulta bem rapidinho, e no dia estava ansiosa pra saber o que ela iria me dizer. Minha médica sabe muito, é atenciosa e querida, explica tudo certinho e nela eu confio de olhos fechados. Mandou eu fazer alguns exames: Ultrassom cervical, TSH, T4 livre, Tireoglobulina, Hemograma completo, Anticorpo Tireoglobulina e Vitamina D total, todos deveriam ser feitos antes de se falar em iodoterapia.Bom, exames feitos, agora terei que esperar até junho, pq não consegui data para retorno.

Como as coisas estão modernas, já que podemos visualizar os exames pela internet, acessei meus resultados e pelo meu pouco entendimento, vi que todos eles foram satisfatórios, meu TSH (em 2, 76uUI/ml), T4 livre (1,36 ng/dl), Tireoglobulina (inferior a 0,10 ng/ml), Hemograma dentro da normalidade, Anticorpo de Tireoglobulina deu negativo (isso é bom, pelo que sei) e minha Vit D, deu um pouco baixa, mas não sei se é algo pra se preocupar, isso só minha endocrino poderá dizer!Fiz o ultrassom no dia seguinte à consulta e para minha felicidade, não tenho nódulos, nem ínguas, estou limpa do câncer!!

Bom galerinha, como disse antes, ainda não levei meus exames para a doutora, mas tudo indica que não terei que fazer nova iodoterapia, nem PCI, muito menos dieta (tenho um trauma dela), me sinto livre, parece que tiraram um peso das minhas costas, só quem passa por isso sabe como nos sentimos.Mas não poderia deixar passar assim, sem ter a certeza de que não precisaria da iodo.Não podia me acomodar com respostas incertas, com o descaso, afinal é minha saúde que está em jogo!

Agora comecei a fazer terapia, algo que meu psiquiatra já havia me indicado, apesar de não ser louca, eu preciso!! Foram muitas coisas ao longo da minha vida e não foram fáceis, algumas eu superei, outras ainda não.E o câncer faz parte dessas fases difíceis que passei, além da perda do meu irmão caçula que pra mim até hoje é insuperável.


Saí do meu emprego de recepcionista agora no finalzinho de março, sinto-me aliviada por isso, era terrível ficar o dia todo sem nada pra fazer, olhando o relógio e a hora não passar, acessando a internet, já sem graça... Aff, LIBERDADE, eu gosto, quem não gosta? Mas gosto de trabalhar, quero ser útil, fazer algo que gosto, trabalhar minha cabeça, esquecer o que passei e conquistar novos caminhos, realizar meus sonhos.De que valeria a vida sem sonhos?

Já consegui um estágio na OAB de SC, estou mega feliz, minha facu está muito boa, aprendemos diariamente, muitas provas, trabalhos, mas a gente se vira como pode!!Sem reclamações, afinal, é um dos meus sonhos sendo realizado!!(Arrepiei agora).

Meu casamento está cada vez melhor, meu marido e eu passamos por muitas coisas juntos e superamos com muita força e amor.Ele foi essencial para o meu tratamento e todos os problemas que eu tive ao longo desses 4 anos que estamos juntos.

Meu cunhado que estava no hospital (e esteve em coma) já está em casa, se recuperando a cada dia, mais um milagre de DEUS.Por isso, falo sempre pra vcs, tenham muito em fé, sem ela não somos capazes de nada.Acreditar em DEUS, deixar tudo nas mãos DELE, ter a certeza que ELE fará o melhor, acreditem nisso sempre, é muito importante ter pensamentos positivos.

Nossa!!E já estamos na Páscoa, falta pouquinho!!!Desejo à todos meus amigos e amigas do blog uma Páscoa cheia de paz, amor e de novos sonhos, que a fé se renove nos corações de cada um e que tenhamos força para lutar sempre pelos nossos ideais! 

Ah, desculpem a demora para responder às mensagens de vcs, mas prometo não deixar ninguém sem resposta.

Beijos com muito carinho da Fê!!








9 comentários:

  1. Olá!!!! me chamo Karla e acabei de descobrir seu blog. Tenho bócio multinodular, vários nódulos na tireóide, fiz punção biopsia e Graças a Deus os nódulos são benignos, mas vou ter que fazer a retirada total da tireóide. Estou fazendo alguns exames pré- operatórios e logo logo estarei na sala de cirurgia. Fiquei feliz de saber que deu tudo certo pra você.Estou ansiosa e com um pouco de medo, mas sei que Deus está no comando da minha vida. Seu blog me ajudou muito. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla, como vai??!!Espero que bem!

      Que bom que achou meu blog, a minha intenção é de ajudar, mas claro que não sou médica, mas a gente sempre acaba falando da experiência e isso diminui o medo das pessoas que ainda vão passar pela tireoidectomia.
      Fico feliz por seus nódulos serem benignos, isso é bem melhor do que ter uma notícia contrária.Então no seu caso, talvez não precise fazer a iodo.
      Não tenha medo, a cirurgia é tranquila, não há dor, apenas desconforto.
      Com certeza DEUS estará ao teu lado e vc vai ficar bem, tenha fé!

      Beijão, se cuida e volta pra me contar como foi!

      Excluir
  2. Como fico feliz com suas notícias. Desde que descobri o seu blog tenho acompanhado a sua trajetória, afinal estamos no mesmo barco, descobri o meu problema em 2012 também. O legal de tudo isso é saber que não estamos sozinhas neste barco, tem alguém lá conosco, esse alguém não permite que a água entre, mesmo que a tempestade esteja forte e balance fortemente o barco...esse alguém Deus, o nosso apoio, aquele em quem devemos ancorar, confiar e descansar. :)
    Estou de fato muito feliz por você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renatinha, td bem?!

      Fiquei muito feliz por saber que vc me acompanha, que temos a mesma história e vencemos tudo isso!
      Realmente estou mais sossegada, pois consegui normalizar minha vida em relação a tireoide.
      Com certeza nada disso seria possível sem ter fé, sem confiar no cara lá de cima, que não nos abandona jamais.
      Enfim, fico feliz por vc também ter vencido e hoje podemos ser ferramentas de ajuda às pessoas que precisam.

      Espero que continue comigo sempre, apesar da demora, eu sempre apareço por aqui contando novidades.

      Mil beijos, se cuida!

      Excluir
  3. Oie Fernanda que bom que você tem este blog acabei de descobri-lo, enfim li sobre sua história toda muitas duvidas tiradas,,,,isto me deixa muito feliz ,eu acabei de fazer a cirurgia de tireoidectomia total, foi no dia 3/5/14 apena 12 dias atras, enfim estou me sentindo muito estranha pois sempre fui uma pessoa muiiiiiiito ativa, e ja tem uns aninhos atras à quase 5 anos que descobri que tinha dois nódulos na minha tireiode mas logo que descobri tive meu bebe e esperei resolver tudo com ele, ele crescer um pouquinho pra depois eu começar a ir atras mesmo do que estava acontecendo ,o que seria estes nódulos, até que depois de vários exames, punção ...a médica me disse que tinha que retira-la e assim ocorreu, você contando eu me vi na sua história pois foi exatamente assim que aconteceu comigo a diferença é só alguns detalhes, mas cá estou eu,quarta é minha primeira consulta com minha médica (14/5) , mas aproveitando o seu blog quero te perguntar se é normal sentirmos um tremor por dentro do nosso corpo, o coração com batimentos estranhos as vezes calmo demais que até ponho a mão pra ver se ta batendo ou acelerado que parece que vais sair pela boca, outra coisa é no pegar as coisas as vezes into como se nao conseguisse pegar direito , como se eu não segurasse com firmeza fosse cair das minhas mãos qualquer tipo de objeto até uma caneta,estou ao poucos fazendo as coisas em casa,pois não aguento ficar parada senão eu surto, mas como ela me autorizou aos poucos , e devagar e de jeito nenhum pegar peso, meu filho te 4a e meio linnndo meu bebezão, ela não quer que eu o pegue no colo e nem sentar no meu colo disse que ele só vai sentar no depois de um mês ( que dó dele e de mim kkkk) ms tem que ser assim né?, ainda não voltei trabalhar acredito que segunda ja to de volta , mas me sinto estranha sabe parece que isto tudo fez uma diferença em mim, é normal se sentir assim? fora o medo e o pavor que estou se eu precisar fazer iodo terapia pois ainda não tenho o resultado, mas estou orando a DEUS pra que não precise, tenho panico de fica em lugar sozinha piorou isolada com sensação de estar presa sei la, tenho medo de surtar, mas me explique mais sobre estas coisas por favor , vou amar saber se tudo faz parte mesmo e ter a certeza que la na frente estarei tão bem que nem me lembrarei que fiz esta cirurgia um dia , só quero minha vida de voltar curtir muiiito meu bebezão, que é minha alegria, bjsss meu nome é Sonia Regina não tenho conta aqui vou fazer mas tenho do face se vc puder me adicionar eu agradeço muiiiiiiito mesmo!!!

    soniaregina.almeida.71@facebook.com, bjs e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sônia!!

      Que bom que encontrou meu blog, nas época que eu estava doente, não encontrava respostas, por isso logo depois que fiz a tireoidectomia eu resolvi criar meu blog, para que outras pessoas pudessem ser ajudadas de alguma forma.
      Pelo que me contou hj vc irá ao médico, talvez ele te dê o resultado da biópsia e com certeza vc deve estar com medo.Mas, não fica assim não, mesmo que tenha que fazer a iodoterapia, é bem tranquilo, no meu caso eu não fiquei sozinha no quarto, ficou uma senhora comigo, que não parava de falar, foi um tormento, seria melhor se eu tivesse ficado sozinha, ela me cansou,hahahaha!!
      Você me perguntou sobre essas sensações estranhas que sente no corpo...Olha, eu fiquei muito ruim no antes da minha cirurgia, pois sentia muito cansaço e não tinha forças pra nada.Já depois, eu achei que estava bem, até que resolvi sair pra passear num shopping com meu marido e com minha mãe daí vi que estava sem forças mesmo!Sentia meu coração acelerar, minhas unhas fracas e quebradiças, meu cabelo caía muito e eu sentia tremores à vezes... Acho que é normal, afinal teu corpo vai ter que se adaptar até acertar a dose do hormônio da tireóide, então isso vai passar!!
      Ficarei aqui torcendo por vc, que consiga logo logo pegar teu filhote no colo, que a biópsia seja negativo para malignidade e muita saúde sempre.

      Beijos e se cuida!

      Ah, vou te add no face!

      Excluir
  4. Oi fer, estou preste a fazer tireoide ctomia mas tenho muito medo, medo principalmente de engorda pois já estou um pouco acima do peso, me ajuda por favor.bjs e até

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari!

    Não tenha medo da cirurgia, pois é muito tranquila e vc só irá engordar se sua dose de hormônio não for o suficiente para seu organismo, mas a dose certa não demora a acontecer.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi fernanda sou a valdirene de sao paulo pesquisando na net achei o seu blog rs quinta feira fiz a biopsia da tireiode e estou muito ansiosa. Mais tenho de em Deus que tudo de certo .Mais na nossa vida tudo tem um propósito
    E seu blog já me tirou várias dúvidas obrigado e quando sair o resultado eu aviso bjos

    ResponderExcluir