segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Retornando ao médico após 9 dias de cirurgia...

    Foi muito bom poder sair de casa, apesar do meu doutor não ter me proibido, eu tinha receio, pois me sentia fraca e muito tonta mesmo após 9 dias da  minha tireoidectomia total. Antes de chegar à clinica CDO que fica na beiramar de Florianópolis, eu devia passar em um laboratório ali pertinho para pegar o resultado da biópsia do que foi retirado de mim durante a cirurgia. Meu marido me levou de carro, eu não me sentia segura de ir de ônibus já que eu enjoo muito quando preciso andar nele e de moto era impossível pois estava com pontos ainda.

   Saímos de casa cedinho e para nossa surpresa pegamos um trânsito terrível até o centro (para quem não sabe, Floripa é péssima em mobilidade)eu tive que ligar para a clínica e avisar que chegaria uns 15 minutos atrasada.Depois de ter pego o resultado cheguei à clinica e precisei aguardar alguns minutos, acho que não era só eu que estava atrasada... Entrei na clínica e a primeira coisa que avistei foi uma menina que também tinha um curativo como o meu, acho que ela também iria retirar os pontos. O doutor me chamou, meu marido entrou comigo pois eu havia dito que o médico era um gato, ele ficou enciumado e quis me acompanhar, hehehe!!

    Sentei em uma cadeira diferente e o doutor  puxou o paninho, não sei se era gaze, era um material diferente, doeu um poquinho mas nada demais, pegou uma tesoura cortou a linha e puxou... Perguntei à ele quantos pontos eu havia levado mas ele disse que na verdade eram pontos internos que não aparecia ao olharmos. Pedi ao meu médico se ele tinha um espelho, disse que não, então eu pedi ao meu marido que pegasse na minha bolsa meu espelhinho, queria ver como tinha ficado o meu pescoço antes do doutor cobrir novamente o corte, sou muitooo vaidosa!

   Eu realmente me surpreendi, quase não conseguia ver o corte, parecia que nem tinha sido feito e o doutor cobriu com fita microporo me explicando que eu deveria retirá-la daqui a uma semana, e que era para trocar a fita toda a sexta-feira, (fechando uma semana) e utilizá-la por pelo menos dois meses e evitar pegar sol direto no corte por 4 meses. Ao retirar os pontos foi um alívio, porque enquanto estive com eles, parecia que tinha algo o tempo todo me apertando o pescoço, uma sensação chatinha... 

    Ao terminar de explicar e arrumar a fita no meu pescoço o doutor voltou à mesa dele para analisar  a biópsia do carcinoma papilar que eu tinha. E para minha surpresa o doutor disse que de 7 linfonodos retirados juntamente da tireóide, 4 deles já estavam com carcinoma também, ou seja câncer maligno, assim como a minha tireóide. Fiquei preocupada, mas só naquele momento.Vou deixar para me preocupar daqui uns dias quando voltarei na minha endocrino para realizar mais exames e fazer a iodoterapia. Acho que eu vou fazer só no ano que vem, porque tudo pára nessa época e nós doentes precisamos esperar as festa passarempara poder continuar o tratamento...

     Cheguei em casa e retirei a fita pra olhar novamente, meu pescoço ainda estava um pouco inchado e vermelho por conta do curativo que ficou grudado por 9 dias. Além disso meu pescoço estava preto de sujeira dos esparadrapos, uma vergonha, pedi para meu marido passar algodão com alcool para ver se limpava um pouco.

   Hoje, já faz 12 dias que me operei e posso dizer que me sinto bem, ainda não voltei ao trabalho porque o médico me deu atestado de 15 dias e isso foi bom, estou podendo me recuperar bem, pois meu pescoço ainda está um pouquinho dolorido e agora já não me canso mais de falar como uns dias atrás. Mas percebi que se eu ficar brava com alguma coisa ou me estressar por algo, logo o corte começa a doer. Tive a prova disso esses dias, quando tentava dormir à noite e minha vizinha de cima não parava de bater salto, fiquei tão brava que tive que levantar da cama para tentar acalmar a dor no pescoço. Fora isso, só dói quando eu bocejo...

   Bom gente, é isso, daqui uns dias retorno para contar como foi a consulta com a minha doutora que está marcada para o dia 06,  e no dia 07 já retorno ao trabalho... Beijos e espero ter esclarecido como é o pós operatório dessa cirurgia para quem vai fazer e tem medo, como eu tinha. Boa semana!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário