sábado, 13 de abril de 2013

Minha primeira PCI

Olá amigos!

    Estou aqui, mais uma vez, contando minhas vivências após a tireoidectomia total e a iodoterapia.Venho contar como foi a PCI e realmente espero que não riam de mim, pois passei muito mal, vejam porque.
    
     Depois da minha recuperação da iodoterapia, em que fiquei 7 dias em casa e só saí mesmo para fazer a PCI (pesquisa de corpo inteiro). Saí de casa na terça feira, bem cedinho, às 7:30h já estava lá na Bionuclear. Chegando na clínica subi direto para a sala de espera e nem demorei a ser chamada, a enfermeira pediu que eu esvaziasse a bexiga e me dirigisse para a sala onde estava o aparelho que faria o exame. Deitei na máquina, tinha um travesseiro e a enfermeira me cobriu com um edredon pois a sala estava muito fria e põe fria nisso! Minhas mãos foram presas junto ao corpo, por uma faixa para que eu não me cansasse de segurar os braços já que o exame iria demorar uma hora mais ou menos. A máquina  foi ligada e lentamente girou pelo meu corpo todo, não senti nada e fiquei sozinha na sala enquanto em outro lugar as enfermeiras me observavam, não sei se esse exame causa alguma radioatividade, mas acho que não. Após uma hora, o exame havia terminado, não consegui nem cochilar porque estava um pouco nervosa, não sabia se seria somente deitar ali e esperar ou se teria outro processo a seguir.

     Ao terminar o exame, fui liberada e solicitaram que eu retornasse no dia seguinte (que seria na quarta-feira) para repetir a parte do abdomem já que meu intestino estava muito cheio e deveria esvaziá-lo. Isso mesmo, estava cheio de "m" e eu deveria tomar laxante. Nas instruções que a clínica me entregou após a iodoterapia, haviam instruções também para a PCI, mas a única coisa importante que dizia era que eu tomasse laxante se necessário, mas não tomei, achei que estava tudo certo! Bom, chegando em casa após a PCI, meu último dia de folga, no dia seguinte deveria trabalhar, tomei dois comprimidos de laxante, mais precisamente o lacto-purga e quando chegou a noite, nem cócegas eu sentia.Comecei a me apavorar, eu tinha que refazer o exame no dia seguinte e nada de evacuar!! Foi então, que decidi tomar mais três comprimidos antes de deitar pra não correr o risco de não evacuar. Gente do céu, quase morri! Senti muitas cólicas, não conseguia ficar deitada, passei a noite no trono, nem dormi, mas era só dor mesmo, não fazia nada!! Quando chegou de manhã, eu estava deitada mas  não via a hora de levantar para aquele tormento acabar já que não havia dormido nada de tanta cólica intestinal que senti e pra ajudar estava naqueles dias. Então, pensem numa dor, eu já não sabia mais o o motivo das terríveis dores, se era da menstruação ou se era do laxante !

      Já de manhã, somente antes de sair de casa, meu intestino resolveu liberar alguma coisa e eu achei que não ia dar certo, eu achava que mais uma vez teria que repetir o exame e aquilo foi me deixando mais nervosa ainda. Para ajudar, o dia amanheceu caindo água, muita chuva, parecia que o mundo ia acabar. Resolvi então, ir de ônibus, já que sempre vou de biz trabalhar, mas como eu tinha que ir na clínica antes, resolvi tentar chegar apresentável mesmo com tanta chuva e não de capa de chuva e botas... Dentro do ônibus, eu ia em pé, estava lotadooo e eu com medo de ter uma dor de barriga daquelas e não ter como segurar, já que toda vez que eu sentia dores, tinha que correr no banheiro pra não fazer na roupa. Mas DEUS é pai, não senti nada, nem enjoo, como sempre tenho ao andar de ônibus. Um banco vagou e todo mundo querendo sentar eu nem quis olhar para ele, com medo de sentir cólica sentada. Mesmo assim uma senhora ofereceu o banco pra mim, fico me perguntando se ela viu minha cara de sofrimento e as olheiras de uma noite não dormida.

      Após o exame lá na clínica,  segunda a enfermeira, o mesmo seria feito em 10 minutos, mas pra mim parece ter sido uma eternidade, pois tinha medo de sentir dor de barriga e não poder correr dali, foi tenso! Após o exame, a enfermeira veio me dizer que agora sim,  o meu intestino estava mais visível, ou seja, sem fezes. Que vergonha!! Pedi que o laudo fosse entregue até quinta-feira pela manhã, pois tinha consulta com minha endocrino no mesmo dia à tarde e deveria levar o laudo junto com alguns exames que ela havia solicitado antes da iodo. Se eu não tivesse esses exames em mãos, de nada adiantaria consultar. Nessa mesma consulta também seria novamente acertada minha dose de synthroid, já que estava sem tomar desde o inicio do mês de março, ou seja, mais de trinta dias sem o bendito, eu havia resolvido não tomar até falar com ela... Mas o pior de tudo ainda estava por vir. Como eu trabalho de recepcionista, toda vez que preciso comer algo, ou ir ao banheiro, chamo uma telefonista pra ficar no meu lugar, a recepção não pode ficar sem ninguém. E para ajudar, tive inúmeras diarréias na minha volta, que me deixaram quase sem condições de permanecer trabalhando naquela quarta-feira chuvosa, eu não saía do banheiro. As minhas colegas não acreditavam na dose de laxante que eu havia tomado e davam risada de mim e da situação. Acho que pela manhã fui umas 15 vezes ao banheiro e todas elas de maneira desesperadora. À tarde não foi diferente, não aguentava mais, não via a hora daquele dia acabar de uma vez! Resumindo,  tive muita diarréia, acompanhada de fortes dores e tudo que eu comia entrava de um lado e saía do outro!

    Gente que coisa horrível! Nunca pensei estar postando algo assim no meu blog.Mas fica a dica pra quem for fazer a PCI, tome laxante, mas não cinco de uma vez só, como eu fiz. E pra matar a curiosidade de quem quer saber o final dessa história, fiquei dois dias tendo diarréias, que nem tinha mais o que sair, achei que iria parar na emergência, por desidratação. Perdi muito líquido,hehehe! Ah,  perdi também a consulta que eu tinha com a minha endocrino, porque o laudo não ficou pronto a tempo. Agora só consegui marcar consulta para junho, vou ver se consigo uma brecha só pra mostrar os exames à ela. O resultado da PCI leva até 4 dias para ficar pronto, ou seja, semana que vem já pego e estou ansiosa para levá-lo para a minha médica.

Bem, fiz a tireoidectomia, a dieta, o iodo e a PCI. O que será que vem agora? Espero que eu possa dar boas notícias à quem me acompanha.  Beijos e fiquem com DEUS!




  

16 comentários:

  1. Olá , Boa tarde. Muito legal seu blog, tem ajudado a min e minha esposa a saber como é esta novela da tireóide. Minha esposa tem cirurgia marcada para proxima terça-feira, o medico é o mesmo seu Dr Jalmir da CDO. Após a leitura de seu blog ficamos mais tranquilo em saber como é esta situação, e os passos ( longos) que virão daqui para frente. Espero que estejes bem, e que a fé e a força de Deus continue iluminando a todos nós. Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!Que bom tê-los por aqui.E pelo que vi amanhã é o dia da cirurgia da sua esposa.Fiquem tranquilos vai ser mais simples do que imaginam.O dr Jalmir é ótimo, me mandem notícias.
      Boa sorte e se precisarem de alguma coisa estou aqui!Beijos!

      Excluir
    2. Ola , a cirurgia ja foi feita , ja estamos em casa, na proxima terca vai ser tirado os pontos e vamos ver qual o resultado da biopsia. Pos operatorio esta bem tranquilo, ja estamos preparados com todos os medicamentos. E tu como ficou?ainda sente se cansada? Eu ja tive varios formigamentos. Tu teve? Beijos e obrigada

      Excluir
  2. Olá, que bom que correu tudo bem na cirurgia, eu falei que era tranquilo, ainda mais com o doutor que escolhemos!!Eu fiz a iodo e ainda permaneço muito cansada, estou esperando retornar com a minha endocrino pra ver o que ela vai dizer quanto aos exames que fiz.Me sinto muito cansada e inchada.Na verdade tenho chorado muito porque estou cada vez mais me sentindo gorda!!!Meu marido diz que me ama assim, mas vai saber se ele não tá me achando feia né?rsrsrs.
    Eu tive formigamentos somente nos primeiros 5 dias e depois voltei ao normal.Cãimbra só tive uma vez, ao sair do hospital, mas isso passa. Bom, espero que estejam bem e voltem aqui pra me dar notícias quanto à biópsia.Beijão e fiquem com DEUS!

    ResponderExcluir
  3. Pode deixar q mando noticias, me sinto cansada hj e formigando as vezes, mas ai tomo remedio e passa.qto a vaidade, deve sera pior coisa a se superar mas eu ja decidi que nao vou me apegar a isso,depois q passar tudo e tiver 100%ai a gente corre atras. Não fica pensando que ta gorda, que ta feia, e nem fica chorando tb pq ai sim tu vai ficar inchada, tenta ficar animada e pensando que logo vai passar e se tentar ficar de bom humor isso ajuda a passar tb.
    Eu por exemplo ja fiz planos p qdo eu tuver zerada,e fico fazendo planos e planos e isso anima!!!

    melhoras
    e te anima

    bjs

    fernanda ´´ps tb sou fernanda

    ResponderExcluir
  4. Oi Fê!!

    Bom ler a tua msg, hj estou mais animada!Estou começando uma dietinha aos poucos.Mas o cansaço às vezes não deixa eu fazer exercícios, estou super preguiçosa!Mas vai passar!E vamos que vamos.Passa aqui de vez em quando pra gente se comunicar!Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi,
      eu de novo
      e oq deu sua pci?
      quarta tenho entevista na bionuclear, minha biopsia deu carcinona papilifero com mestastase e metstase nos linfonodos, terei que fazer as 150mci de iodo, estou rezando p nao encontrar uma "vera" por la hehe.

      estou bem , mas cansada, pele e cabelo seco, intestino nao funciona e dor na "garganta"..mas pior e esta espera ne...
      ja mostrasse tua pci?

      tu aguentou bem sem o t4? e a dieta da iodo fez por qtos dias?

      vou te encher de pergunta ..preciso saber o q vem pela frente...heheh

      bjs e ate

      Fernanda

      Excluir
  5. Oi Fe!

    Não consegui levar minha PCI na minha endocrino ainda, mas consegui com que ela me encaixasse pra ver os exames, tá dificil conseguir consultar com ela, vou agora dia 9.Estou pensando em mudar de médica, se for sempre assim...
    Minha bióspia deu igualzinha a sua, câncer com metastase nos linfonodos tb e a dose de iodo foi a mesma que indicaram pra vc.
    Olha, é normal se sentir cansada, eu até agora to assim, sempre me arrastando!Eu comecei a dieta 15 dias antes da iodo e o hormônio da tireóide parei de tomar com um mês de antecedência, mas até q foi melhor do que esperava, só nos ultimos dias que eu estava no limite.Fica tranquila e pode perguntar o que quiser pra mim!Volta aqui pra gente ir se falando ou então me add no face: https://www.facebook.com/fernanda.melo.902819
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda. Gostaria de parabenizá-la pelo blog, ele é ótimo. Consegui esclarecer várias dúvidas com seus relatos. Há dois anos descobri um nódulo na tireoide e, hoje, ao fazer outra punção descobri que ele cresceu e agora não é possível definir se é maligno ou benigno. O endocrino indicou a cirurgia para retirada parcial da tireoide. Estou preocupada com as consequências. Tenho muito medo de engordar, ou não consegui fazer minhas atividades físicas, dentre elas a corrida, que amo muito. Você pode me tirar algumas dúvidas?
    -Quantos quilos vc engordou? Sentiu diminuir seu ânimo nas atividades diárias? Sua voz ficou normal?

    Obrigada desde já.

    Saiba que seu blog é muito importante, principalmente para aquelas pessoas que estão passando por uma situação parecida e não sabem o que fazer, o que vai acontecer. Seus relatos são esclarecedores.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Oiii!

      Que bom receber seu recadinho!E saber que eu estou ajudando vc e outras pessoas, que como eu um dia tiveram muitas dúvidas e medo quanto à tireoidectomia...
      Olha, eu engordei antes mesmo de descobrir que estava doente, mas quando comecei a tomar o hormônio parece que piorou.Não engordei muito, mas o suficiente para meu número 38 de calça não caber mais.Estou com uma barriga bemmmm saliente, já fui até confudida com grávida, chorei, mas hj vejo que eu sou uma vencedora e isso eu tiro de letra!
      De uns anos pra cá, eu vinha sentindo muito sono e quando era solteira, eu dormia o final de semana todo e estava sempre cansada e sonolenta, sabia que não era normal, mas achava que era porque eu não me esforçava.Logo vi que não era isso...Casei e continuei com sono,hehehe!! Depois da cirurgia meu ânimo até que melhorou, mas tens dias que parece que não vou aguentar em pé.Demora um tempo até o médico (endocrino) acertar a dose de hormônio que devemos tomar...Minha voz depois da cirurgia ficou normal, não senti nada.A única coisa que sentia é que toda vez que eu ficava brava, minha cirurgia doía muito, parecia que tinha alguém me apertando o pescoço, era horrível.Vi então, que teria que dar jeito nessa minha raiva toda que eu sentia e fui procurar ajuda com um psiquiatra.Hoje estou 10!!rsrsr
      Eu tenho muita vontade de fazer exercícios, mas continuo me sentindo cansada pra isso, mas acho que é só começar que daí eu consigo permanecer.Nasci preguiçosa mesmo!
      Adorei sua visita no meu blog.Agora ando atualizando menos, mas nunca deixo de responder as mensagens que recebo e isso me deixa muito feliz!Beijos e venha me visitar sempre que quiser!!Fica com DEUS!

      Excluir
  7. OI Fernanda eu vou fazer a cirurgia segunda-feira aqui em salvador-ba e estou apavoradaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neia, não fica apavorada não!É uma cirurgia tranquila.Confesso pra ti que eu tive mais medo foi de fazer um exame chamado colonoscopia na semana passada do que quando fui fazer minha cirurgia.
      Eu fiquei muito ansiosa, isso não tem como negar.Desejo que você tenha uma ótima cirurgia e recuperação, se cuida direitinho que em uma semana você vai estar "novinha em folha"!!!Beijos e volta aqui pra nos contar como foi, isso é importante pra todos nós.Beijão!

      Excluir
  8. Oi fernanda, eu me chamou Priscila.. gostaria de saber como posso ter contato com vc.! estou sofrendo a anos com problemas na tireoide.. hs eu sou hiper hs eu sou Hipo.. nem sei como achei seu blog. quando vi ja estava aqui e super me identifiquei.! Obg meu Email é Pslcsilva@hotmail.com aguardo sua resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila,td bem?Espero que sim.

      Olha só, vc pode me add no face, assim conversamos por ali.Eu agora estou um pouco hiper, estou elétrica e não tenho dormido faz 3 noites e mesmo assim não me sinto cansada,acho isso demais, pq eu vivia caindo!Mas sei que não é o ideal!
      meu e-mail é fernanda.ribeiro.melo@gmail.com ou pelo face vc procurar por Fernanda Melo, tem uma foto minha onde estou com o meu marido...

      Beijos e se cuida!

      Excluir