sábado, 6 de abril de 2013

Sem medo da Iodoterapia

Olá amigos!

     Cinco dias após a iodoterapia, venho aqui contar pra vocês como foi fazer esse tratamento.Bom, eu fui internada na clínica Bionuclear no dia 02 de abril, às 14hs que fica em Florianópolis.Meu marido me acompanhou e eu estava muito ansiosa. Ao me chamarem dei um beijo nele e acompanhei a enfermeira até o quarto o qual eu ficaria até o dia seguinte.Chegando, avistei minha companheira de quarto, uma senhora de mais ou menos 50 anos e muito falante, chamada Vera, natural de Lages e se quiserem que eu conte a vida dela aqui, saberei todos os detalhes, pois ela me deixou zonza em dois dias que estivemos juntas de tanto que ela falava!!!E o pior, não deixava eu falar nada, isso que também sou de falar. Ela nem respirava pra falar, com medo de que eu falasse algo, kkkkkkk!!

      Bom, após a enfermeira nos mostrar as luvas que deveríamos usar toda vez que fôssemos tocar em algo e também explicar como seriam nossas refeições e a utilização do quarto, das placas de chumbo e do tempo que levaria pra que nós comessemos, ela foi embora.Após isso o médico, veio trazer o iodoradioativo, dentro de uma mesa ou cápsula de chumbo onde estava o iodo da Vera e o meu também.Ela tomaria 100 e eu 150mci.Ela foi a primeira a tomar. O médico  vestia um colete e uma coleira de jumbo, abriu o compartimento e com uma garrafa d'água solicitou que  sugassemos o liquido pelo canudo cuidando para não nos afogar.Após isso, foi a  minha vez, tive mais medo de me afogar do que com o gosto do iodo, que era o mesmo da água.Sem gosto nenhum!Ainda bem, não suportaria tomar um negócio desses e ainda com um gosto ruim.Lembro que, junto do físico da clínica, estava uma estudante de radiologia, observando o processo atrás da placa de chumbo.E depois disso, o médico pediu para que nos afastassemos dele, enconstando quase que num armário na parede e ele assim, mediu nossa radioatividade com uma aparelho.E logo foi embora.

    Uma hora depois, a Vera falando pelos cotovelos, veio o suco de limão para que fizéssemos gargarejo afim de evitar a inflamação das glândulas salivares.Feito isso, fomos liberadas para comer. Eu estava com muita fome, acho que nunca comi com tanta vontade, pois até então estava na dieta sem iodo e fui privada de comer muitas coisas. Depois do lanche, devíamos começar a tomar muita água, tinha um frigobar no quarto, que só tinha água ou água de coco e em cima dele mais água, devia ter umas 100 garrafas...Eu comecei, assim que possível, a tomar água.Eu não gosto muito, não tenho hábito, mas fui obrigada por conta da eliminação do iodo pela urina.Sem falar que depois de tomar o iodo eu não poderia me aproximar da minha parceira de quarto para não nos contaminar com o iodo uma da outra.

    Enquanto eu tomava água, a Vera (minha companheira de quarto) não parava de falar e eu já começava a ir ao banheiro e fui muitassss vezes e toda vez trocava as luvas, dava muitas descargas no vaso sanitário para que não houvesse uma nova contaminação.E foi assim até a noite.Não pude assistir nenhuma novela da Globo, porque aVera não fechava a boca.Mas quando chegou a minha novela preferida (Salve Jorge)eu parei de dar atenção à ela e logo se tocou que eu queria era assistir tv.O telefone não parava de tocar também, sempre pra Vera, e toda vez eu tinha que avisá-la que o telefone estava tocando pois estava sem o aparelho de audição e quase não ouvia.Sem falar que quando eu tinha oportunidade de falar ela não me ouvia direito e tinha que repetir mais de uma vez o que eu queria dizer, afff, foi um sacooo!!

     Chegou a noite e fomos dormir, eu acordei exatamente às 3 horas da manhã, com muito enjoo, tive que chamar o enfermeiro pelo telefone e pedir um remedio para aquele mal estar passar logo.Coloquei um remedio debaixo da lingua e tentei dormir novamente, mas que remedinho ruim de tão amargo, mas pelo menos o enjoo passou logo.De manhã, acordei cedo, pois na verdade nem tinha dormido e fui escovar os dentes, foi quando eu me olhei no espelho e vi meu rosto inchado e doloridos.Mais precisamente na região abaixo das orelhas.Eram as glândulas salivares respondendo ao iodo...Aquilo me assustou, mas o enfermeiro afirmou que era normal.

     Tomamos café, mais tarde almoçamos.E toda vez que alguém trazia algo deixava em uma mesa de mármore a qual uma placa de chumbo dividia o quarto, protegendo as pessoas que entravam pela porta para nos deixar algo.Ao passar do dia, seguimos tomando água e a Vera já não era mais legal, tinha se tornado uma tortura pra mim e para os meus ouvidos.Eu já estava ficando estressada!!

   O médico apareceu no quarto depois do almoço e mediu nosso nível de radioatividade dizendo que estava baixo e que poderíamos ter alta  por volta das 14:30hs da tarde.Pediu que tomássemos banho, lavando inclusive os cabelos e descartássemos a roupa e também os calçados que usamos durante a internação.Ainda bem que levei um pijama velhinho e meu chinelo (havaianas) que não estava tão velho assim, mas fazer o quê?Tive que deixá-lo...Tomamos banho e quase uma hora depois o médico apareceu, ficamos ansiosas e até que enfim a Vera calou um pouco a matraca.Era tanta a ansiedade para ir embora.Porque por mais que lá as pessoas nos tratassem bem, queríamos ir pra casa!!

     Uma nova medição foi feita após o banho e meu médico ficou impressionado com a rapidez que minha radiação havia baixado.Já o da Vera nem tanto, mas ela também seria liberada.Meu  rosto permanecia inchado e também sentia náuseas.Mas tudo isso iria passar, disse o médico.Recebemos instruções de como agir em casa, nada muito anormal.Se quiserem eu posto aqui depois...Fomos liberadas e logo a Vera foi embora, o marido dela a aguardava no saguão da clínica.Já eu, tive que chamar um táxi, pois chovia, meu marido estava longe e mesmo assim, não poderia ir com ele, pois nosso carro só tem dois lugares e ficaria muito próxima.Isso não faria bem à ele.

     O táxi demorou a chegar, quando chegou fiz uma chantagenzinha com o motorista pedindo que aumentaria a corrida com ele, se ele passasse no meu trabalho e deixasse meu atestado (que foi de 7 dias) na recepção da Nexxera, local onde trabalho.E ele o fez. Dali fui pra casa.Cheguei em casa e me deitei no sofá, ainda estava sem o hormônio da tireóide e permanecia cansada e sonolenta.Mais tarde arrumei meu cabelo, pois só tinha lavado e não escovado... Me olhei no espelho e minha cara ainda estava péssima, inchada e sem nenhuma maquiagem.

    Hoje, sábado, dia 6 de abril, continuo enjoada, bem menos do antes, mas de vez em quando fico com náuseas. Minhas glandulas melhoraram, mas ainda sinto, não estão 100%.Devia estar tomando muita água, mas não consigo...Não posso tocar em meu marido por uma semana e não posso beijá-lo por 15 dias, isso está me matando!!!Ele tem trabalhado bastante e eu fico à vontade em casa, mas sem sair.Terça-feira que vem, dia 9 estarei fazendo a PCI e até lá, segundo minha endocrino, só devo tomar o Synhroid depois desse exame.Falei com ela por e-mail...E também na próxima semana tenho consulta com ela, quero ver se consigo levar o laudo da PCI.

Bom gente, é isso!Já estou cansada, escrevi muito e não quero ser chata, mas queria mesmo era detalhar esse tratamento pra quem ainda vai fazer e tem dúvidas.Espero ter ajudado.

Beijos e DEUS os abençõe!!












30 comentários:

  1. Rita Carneval Viana6 de abril de 2013 às 21:08

    Também passei por tudo isso, realmente é dessa maneira que vc detalhou, graças a Deus eu fiquei em um apartamento sozinha, é bem melhor, fiquei mais a vontade!!! Melhoras pra vc e que Deus te abençoe sempre!!! Beijão!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se consegue informações sobre quais as consequências para o motorista do taxi devido a exposição próxima a você logo após alta do tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, segundo o médico que me acompanhou, não haveria problemas ao taxista contanto que eu me sentasse atrás do banco do carona,mantendo um metro de distância no mínimo.Jamais faria algo que prejudicasse alguém!

      Excluir
  3. fiz iodoterapia e o médico me falou que só iria me dar alta quando a radiação já não prejudicasse outras pessoas, foi o que aconteceu no dia seguinte da alta, a radiação já estava tão baixa que eu poderia até sentar do lado do motorista, mas evitando é claro falar muito próximo a ele para que a saliva não respingasse, porém, sentei no banco de trás.

    ResponderExcluir
  4. Passei por este tratamento, mas na Australia, onde moro, eh diferente, parece mais facil. Tomei oiodoradioativo em capsula, um comprimido. Fiquei no hospital dois dias, fiz o PCI no mesmo dia que saih do hospital, voltei ao hormonio no dia seguinte. Senti enjoos. Nao foi tao mal como li antes na internet. Mas, acho que foi assim, porque CRISTO EH SUFICIENTE PRA MIM.Bjos.Deus te abencoe.Andrea

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog, muito útil Fe!
    Eu farei a tireoidectomia em 15 dias e provavelmente a iodoterapia depois.
    Na iodo vc ficou afastada quanto tempo do serviço? Estou preocupada pois precisarei me afastar uns 15 dias para a cirurgia e tenho receio de quanto tempo precisarei repousar após a iodo. Obrigada, Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila!

      Que bom que gostou do meu blog, a intenção é ajudar mesmo!Olha, eu fiz a cirurgia e peguei atestado de 15 dias, esse tempo é mais que suficiente pra gente se recuperar.E quanto à iodo fiquei uma semana, mas não foi um procedimento perto do outro então me afastei pra cirurgia, voltei a trabalhar e meses depois me afastei pra fazer a iodo.
      Não se preocupe quanto ao trabalho ou qualquer outra coisa, sua saúde é o que importa.

      Boa sorte na sua cirurgia e volta aqui pra nos contar como foi!Beijos!

      Excluir
  6. Olha , me ajudou muito,,,vou fazer iodoterapia esse mês, estou ansiosa, mas agora, pelo menos, eu já sei como é o processo contado por uma pessoa que passou por ele.... Valeu!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Elisene!

    Que bom ter vc por aqui!, boa sorte na iodo, vai com fé!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom ler teu blog, me tirou muitas dúvidas, farei tiroidectomia no próximo mês e já pude ter idéia do que vem pela frente, minha maior angústia é que vou ter que ficar longe do meu filho, que tem 3 anos e é muito apegado a mim, ele sofreu muito quando fui consultar e fazer exames em POA, pois sou de Uruguaiana-RS e aqui não temos especialistas e pela frente terei que viajar várias vezes até me curar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayane!!!Nossa vc é de Uruguaiana?Eu sou de Alegrete tchê!!!Hahahaha, que saudades da minha terrinha, hoje moro em Floripa.
      Não se preocupe quanto a ficar longe do teu filhote, vai ser para o teu bem e para que ele tenha uma mãe saudável para cuidá-lo.Preocupe-se com vc também, pois ele precisa de ti.
      Bom vc já marcou a cirurgia?Vai fazer onde?
      Estarei esperando ansiosa a tua resposta e não se preocupe que vai dar tudo certo!Beijos e muita saúde!!

      Excluir
  9. Boa Fernanda , Sou Gabriel de Catanduva SP , tenho hipertireoidismo a 6 anos , usando tapazol , como não se pode usar tapazol por longos periodos , decidimos optar pela iodoterapia , tomei a dose pequena de 20 mci , fui liberado instantaneamente , não precisei ficar internado , meu pai me trouxe embora após ingerir o liquido , foi tranquilo , fiz dia 05-08 , estou no 3 dia , no 1 dia não senti nada , no 2 dia enjoos leves e hoje no 3 estou com o corpo ruim dolorido e bastante cansado , espero que passe rapido .A orientação que me deram no medicina nuclear do Hospital Padre Albino , foi não chegar perto de crianças e gestantes por 5 dias e manter a dieta alimentar pobre em iodo por esse mesmo periodo . Você que fez a iodo também ficou com o corpo ruim ? Obrigado espero tb ajudar a quem vai fazer a iodo .
    Se alguem quiser me adicionar no face gabriel.brnet@hotmail.com
    abraços a tds , q Jesus nos abençoe !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel eu fiz a iodoterapia para testar o hipertirioidismo tambem, que estava bem avancado e me causando tacardia durante o dia todo. Tomei a dose de iodo de 30mci numa clinica nuclear, o medico. Liberou no mesmo instante que tomei, e recomendou os cuidados ficar longe de criancas e mulheres gravidas por 3 dias, e tenho 3 criancas pequenas, fiquei na minha casa. Trancada no quarto, hoje tem dois dias, amanha faz tres mas na internet vejo falarem 5 dias a mais, mas liguei na clinica e falaram 3 dias, no primeiro dia nao sentir nada, hoje no segundo to sentindo cansaco, a garganta e a cabeça doendo, mas tenho fe em Deus que vai passar.

      Excluir
    2. Gabriel, vou ter que passar por radio iodo dependendo do resultado do 3°hemograma que farei amanha, o leucócitos está muito baixo,mas estou com medo, li que muitas pessoas se arrependeram, a vida mudou prá pior, etc. Como vc está hj ?

      Excluir
  10. Olá Gabriel!Que bom que vc encontrou meu blog, adoro fazer novas amizades e trocar experiências, além do mais, com isso estaremos ajudando outras pessoas...
    Olha, não tenho boas recordações do dia que tomei iodo, porque tive uma parceira de quarto que era uma matraca, não parava de falar um só minuto e fiquei atordoada antes mesmo de tomar o iodo.Minha dose foi de 150 e após tomar fiquei deitadinha e na madrugada (ainda na clínica) tive muitas náuseas, acordei passando mal, mas logo o enfermeiro deixou um remedinho pra eu colocar debaixo da língua e acabou aliviando os sintomas.E já de manhã acordei com as glândulas salivares tão inchadas que quando me olhei no espelho fiquei apavorada, mas são reações já previstas.
    Olha, não tem como eu dizer a você o que mais a iodo me afetou, pois eu já estava muito mal, sem comer iodo por 30 dias (alimentação sem gosto nenhum), me sentia péssima, inchada, irritada e indisposta e isso seguiu por algum tempo, que não sei precisar exatamente o quanto, mas demorei para me recuperar.Mas isso não quer dizer que com vc será assim porque cada organismo reage de uma maneira.
    Bom, espero ter ajudado, vou te add no face.Confere lá a minha última postagem que fiz hoje.
    Melhoras pra vc e fique com DEUS!

    ResponderExcluir
  11. Olá, meu nome é vanusa, tenho hipertiroidismo, fiz iodoterapia hj e nao sei se devo voltar a tomar tapazol, alguem passou poo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que voltar a tomar normal, porem no retorno ao médico ele irá reajustar a dose.

      Excluir
  12. Olá, meu nome é vanusa, tenho hipertiroidismo, fiz iodoterapia hj e nao sei se devo voltar a tomar tapazol, alguem passou poo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que voltar a tomar normal, quando vc retornar ao medico, o que é normalmente em um mês ele irá reajustar a dose.

      Excluir
  13. Olá. Eu também vou fazer a iodoterapia e estou apreensiva. Estou com medo de ficar hipotensa.

    ResponderExcluir
  14. Olá. Eu também vou fazer a iodoterapia e estou apreensiva. Estou com medo de ficar hipotensa.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Olá,meu caso foi curiosidade porque uma pessoa conhecida vai fazer , então pesquisando achei seu blog mais parabéns vc tirou algumas dúvidas e que Deus abençoe abundantemente sua vida !

    ResponderExcluir
  17. bom dia,passei pela dose 131 terça 18/10/2016 hoje com quaser 1 semana ainda me sinto pessima,reagi a tudo ate aagora tao bem,nem cansaço nada eu sentia,agora um rosto horrivel inchado sono demais,gente como me sinto pessima,moleza no corpo,sou muito pra cima nada me abate e achei que ia passar por isso melhor,cabeça doi estomago pessimo,af desculpe so aqui que falo,see ficar falando com a familia vao me chamar de mole.mas nao me sinto bem.

    ResponderExcluir
  18. Oi!!!!
    Achei esse blog o máximo tomei o iodo 131 tem apenas 3 dias de 15mci e o médico nuclear que me atendeu me pediu 10 dias de isolamento estou achando muito em relação aos outros comentários, não vejo a hora de passar.😘

    ResponderExcluir
  19. Oi!!!!
    Achei esse blog o máximo tomei o iodo 131 tem apenas 3 dias de 15mci e o médico nuclear que me atendeu me pediu 10 dias de isolamento estou achando muito em relação aos outros comentários, não vejo a hora de passar.😘

    ResponderExcluir
  20. Oi fiz iodoterapia de 15mci,meus exames estavam muito alterados hipertireoidismo, meu pescoço bastante inchado. Alguém viu diferença no pescoço? Por q depois q tomei iodo desinchou um pouco mais agora ta ficando visível de novo. Me sentindo preocupada.

    ResponderExcluir
  21. Achei você pesquisando sobre a língua amarga por causa da dieta de baixo iodo e adorei sei depoimento e ver que não estamos sozinhos.
    Minha boca está bem ruim e vou tentar o gargarejo com o suco de limão.
    Obrigada mesmo

    ResponderExcluir
  22. Eu fiz uma dose pekena de iodo, apenas 15mci, para controle da hiper. Fui liberada no msm instante. Nao senti absolutamente nada nos primeiros dias. 10 dias depois senti inchaço na altura da tireoide e mto dolorido o local. A dra me passou IBUPROFENO e disse q era normal, pois minha tireoide estava sendo atacada pela iodo. Hoje, 2 meses depois estou com mto inchaço, pernas, pes e principalmente rosto. Meu tsh q era sempre abaixo de 0, disparou. Na proxima semana volto na dra.

    ResponderExcluir